O ano de 1968 foi marcado por grandes revoltas e repressões no mundo todo, clamando por mudanças imediatas na sociedade. Movimentos sociais como os Panteras Negras, as manifestações como as de maio de 1968 na França e a implementação do AI5 na ditadura militar no Brasil repercutiram nas mais diversas manifestações artísticas em toda forma de linguagem.

A Mostra de Cinema Explosão 68 busca discutir novas estéticas cinematográficas que surgiram em meio a tanta revolta e questionamento. Serão exibidos filmes em 35mm como ‘O Bandido da Luz Vermelha’, de Rogério Sganzerla, que foi um marco para o Cinema Marginal, que anunciava uma nova geração de cineastas brasileiros rompendo com a velha guarda do Cinema Novo, e ‘Faces’, de John Cassavetes, que trouxe novos métodos de direção de atores com incríveis interpretações e improvisos. Haverá também uma homenagem ao diretor Jean-Luc Godard, que sintetiza o sentimento da juventude francesa em meio a grandes manifestações políticas.



PROGRAMAÇÃO


24/05 QUINTA

16h30 Faces
19h30 O Formidável


25/05 SEXTA

17h00 O Bandido da Luz Vermelha
20h00 A Chinesa


26/05 SÁBADO

15h00 O Formidável
17h00 Faces
20h00 Sympathy For The Devil


27/05 DOMINGO

15h00 Sympathy For The Devil
17h00 O Bandido da Luz Vermelha
19h15 A Chinesa



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


O Bandido da Luz Vermelha
(Brasil, 1968, 92min, 35mm)
direção: Rogério Sganzerla – elenco: Paulo Villaça, Helena Ignêz, Pagano Sobrinho
Livremente inspirado em histórias reais. Um assaltante misterioso usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “O Bandido da Luz Vermelha”, já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanto a atenção que um implacável policial começa a persegui-lo.


A chinesa
(La Chinoise, França, 1967, 96min, Bluray)
direção: Jean-Luc Godard – elenco: Anne Wiazemsky, Juliet Berto, Jean-Pierre Léaud
Veronique é uma estudante francesa de filosofia que forma um grupo com mais quatro amigos da universidade para debater temas políticos e sociais. Adeptos do maoísmo, os jovens se cansam de teorizar e decidem partir para medidas mais extremas contra o que eles consideram injusto.


Faces
(Estados Unidos, 1968, 129min, 35mm)
direção: John Cassavetes – elenco: John Marley, Gena Rowlands, Lynn Carlin
Richard Frost resolveu deixar sua esposa, Maria, para se encontrar com a jovem Jeannie Rapp, que conheceu recentemente em um bar. Maria, por sua vez, decide ir a uma boate, onde se deixa seduzir por um garoto de programa.


O formidável
(Le Redoutable, França, 2017, 107min, DCP)
direção: Michel Hazanavicius – elenco: Louis Garrel, Stacy Martin, Bérénice Bejo
Após terminar seu longo e famoso relacionamento com a sua musa Anna Karina e em meio à fase revolucionária de sua carreira, o célebre diretor e escritor Jean-Luc Godard inicia a produção de seu mais novo filme: A Chinesa, longa que narra a história de um grupo de jovens que tenta incorporar princípios maoístas em seu cotidiano político. Durante as filmagens, ele conhece Anne Wiazemsky e os dois se apaixonam.


Sympathy for the devil
(Reino Unido, 1968, 100min, Bluray)
direção: Jean-Luc Godard – elenco: Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts
Jean-Luc Godard comanda este documentário sobre os britânicos The Rolling Stones, banda criada nos anos 1960 como ícone da contracultura. O diretor analisa outras banda influentes, o papel da mídia, a sociedade tecnocrata, a liberação feminina e a força da linguagem.



SERVIÇO


Mostra de Cinema Explosão 68
de 24 a 27 de maio de 2018

Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Entrada gratuita (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)