Com o objetivo de integrar as pessoas e a cidade por meio da arte, o Conexão Cultural São Paulo reúne, nesse 25 de janeiro de 2018, feriado que celebra o aniversário da cidade, uma programação especial e gratuita no MIS. Com o tema Japão, a 13ª edição do evento, que tem como colaboradores o Consulado Geral do Japão em São Paulo e com a Fundação Japão em São Paulo, vai aprofundar a rica relação da cidade com a cultura desse país, através de música, arte, comidas típicas e cinema, cuja mostra terá três sessões, a partir das 13h, no Auditório LABMIS (64 lugares*):






13h | O jardim das palavras (Koto no ha no niwa, dir. Makoto Shinkai, 2013, animação, 46 min, livre)

O filme conta a história de Takao, um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Ele costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque para desenhar sapatos. Certo dia, ele encontra uma mulher misteriosa, Yukino e, espontaneamente, os dois passam a se encontrar em dias de chuva. Takao deseja produzir então um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu próprio caminho.

15h | Um conto sobre a culinária samurai: uma verdadeira história de amor (Bushi no kondate, dir. Yûzô Asahara, 2013, ficção, 122 min, 12 anos)

Durante o Período de Edo do Japão, uma excelente cozinheira se casa com o herdeiro de uma famosa família de culinária. No entanto, seu marido é um chef terrível. Com a ajuda de sua nova sogra, ela começa a ensinar-lhe as formas das artes culinárias.

18h | A esposa de Villon (Viyon No Tsuma – ōtō to tanpop ōtō to tanpopo, dir. Kichitaro Negishi, 2009, ficção, 114 min)

O filme mostra uma Tóquio pós-guerra ainda sofrendo os acontecimentos destrutivos da II Guerra Mundial, explorando temas como a masculinidade japonesa e o ideal feminino.


Serviço
Quando: 25 de janeiro de 2018
Horário: a partir das 13h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) - Av. Europa, 158 - Jd Europa
Ingresso: Gratuito
*é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência na Recepção MIS