A cada duas semanas, de 1 a 29 de agosto de 2018, sempre com entrada franca e às quartas-feiras, o Ciclo de Cinema e Psicanálise 2018: Módulo 3 exibe filmes e promove debates que pretendem levar o público a refletir sobre o mal-estar na civilização e o poder.

Realização conjunta da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e Cinemateca Brasileira, com o apoio da Folha de S. Paulo, o Ciclo de Cinema e Psicanálise pretende propor reflexões acerca do mal-estar na civilização e o poder, não somente através da programação, mas também por meio de mesas de debates idealizados por Luciana Saddi e que contarão com a participação de Bernardo Tanis, Lúcia Monteiro, Mônica Amaral, Rute Rodrigues dos Reis, Eva Maria Migliavacca, Vera Iaconelli, Leda Hermmann e João Weiner.

Quatro títulos compõem a programação do terceiro módulo do Ciclo, sobre o mal-estar na civilização e poder: O insulto (2017), de Ziad Doueiri, Eu não sou seu negro (2016), de Raoul Peck, Incêndios (2010), de Denis Villeneuve, e Junho: o mês que abalou o Brasil (2014), de João Weiner.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão por ordem de chegada, sujeitos à lotação da sala. Toda a programação tem entrada gratuita.


PROGRAMAÇÃO


QUARTA, 1 DE AGOSTO

19h O INSULTO
Direção: Ziad Doueiri
Ano de Produção: 2017
Cromia: Colorido
Duração: 112'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: L'insulte
País de Origem: Líbano, França
Elenco: Adel Karam, Kamel El Basha, Camille Salameh
O cristão libanês Toni e o refugiado palestino Yasser trocam agressões verbais e físicas. O caso é levado aos tribunais, atraindo a atenção da capital Beirute e, consequentemente, do Líbano.
Debate com Bernardo Tanis (Psicanalista e Presidnete da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo) e Lúcia Monteiro (Pesquisadora e crítica de cinema)


QUARTA, 8 DE AGOSTO

19h EU NÃO SOU SEU NEGRO
Direção: Raoul Peck
Ano de Produção: 2016
Cromia: Colorido
Duração: 93'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: I Am Not Your Negro
País de Origem: EUA
Elenco: Samuel L. Jackson, James Baldwin, Martin Luther King, Malcom X, Ray Charles
Concebido a partir do manuscrito inacabado "Remember this house" - do escritor e ativista James Baldwin -, "I Am Not Your Negro" documenta a luta pelos direitos dos cidadãos negros nos Estados Unidos.
Debate com Mônica Amaral [SBPSP] (Psicanalista, Professora Assossiada da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós Graduação em Educação nas áreas de Psicanálise, Filosofia e Educação) e Rute Rodrigues dos Reis [PUC - SP] (Doutora em Ciencias Sociais, pós-doutorada pela Faculdade de Educação da USP).


QUARTA, 22 DE AGOSTO

19h INCÊNDIOS
Direção: Denis Villeneuve
Ano de Produção: 2010
Cromia: Colorido
Duração: 131'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original: 35mm
Título Original: Incendies
País de Origem: Canadá, França
Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette
Ao lerem o testamento de sua mãe Nawal, os gêmeos Simon e Jeanne descobrem que seu pai está vivo. Além disso, é revelada a existência de um irmão e de um desejo póstumo da mãe.
Debate com Eva Maria Migliavacca [SBPSP] (Psicanalista, Professora Titular do Instituto de Psicologia da USP) e Vera Iaconelli (Psicanalista e Colunista da Folha de S. Paulo).


QUARTA, 29 DE AGOSTO

19h JUNHO: MÊS QUE ABALOU O BRASIL
Direção: João Weiner
Ano de Produção: 2014
Cromia: Colorido
Duração: 72'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: Junho: o mês que abalou o Brasil
País de Origem: Brasil
Em junho de 2013, um ano antes de sediar a Copa do Mundo, configurou-se um momento marcante da história recente do Brasil: as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público.
Debate com Leda Hermmann [SBPSP] (Psicanalista) e João Weiner (Cineastra)



SERVIÇO


Ciclo de Cinema e Psicanálise 2018: Módulo 3
de 1 a 29 de agosto de 2018


Haverá certificado aos participantes desde que o inscrito avise na bilheteria que fez a inscrição e que seu nome conste na lista ou seja acrescentado à lista, mas não garante o ingresso para a sessão. Para que o participante garanta a presença, reforçamos que é recomendável chegar uma hora antes da sessão para a retirada dos ingressos, pois a distribuição está sujeita à lotação da sala. Link para inscrição para obtenção de certificado: https://sbpspsistemas.websiteseguro.com/psicorreio/emailmarketing/2018/agosto/cinemateca-agosto2018/ficha_inscricao.html


Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão)