De 27 de setembro a 3 de outubro, São Paulo recebe a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo, parte integrante do 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil, que desde o dia 17 de setembro, apresenta uma programação vasta ao público quanto à produção clássica e contemporânea do país europeu.

Ao todo, serão exibidos 15 filmes inéditos a partir de uma seleção rigorosa nos conceitos de público e crítica. Uma das apostas desta edição é apresentar aos brasileiros uma nova geração de cineastas italianos que têm inovado na produção de novos conceitos ao romper com os esquemas tradicionais, reinventando assim, o atual cinema italiano.

Um exemplo é o longa Intrusa, de Leonardo di Costanzo, marcado pela sensibilidade autoral. A história se passa na Nápoles de hoje e aborda o mundo voluntariado. O diretor mostra que sabe chegar ao cerne dos problemas em sua história, em uma fotografia não ancorada em características estilísticas presumidas.

Nesta linha, há ainda O Indulto - 48 horas Livre, de Claudio Amendola uma narrativa entre o noir e a análise social a partir de presidiários, bem como, A Guerra dos Caipiras da dupla Davide Barletti & Lorenzo Conte, um épico situado na Puglia rural, um território selvagem e ilimitado onde não há sinal de adultos. Já Onde Nunca Morei, de Paolo Franchi, é um drama intrigante e sem retórica, que por vezes, recorda as atmosferas de Visconti e Antonioni.

A programação também inclui o fenômeno Amor e Delinquência, dos irmãos Manetti, um musical sobre a máfia napolitana, que com muito humor e ironia arrebatou a crítica italiana.

Outra novidade é Diminuta, de Bruno Saglia, que resgata as coproduções entre Brasil e Itália através de um grande elenco, que inclui os brasileiros Reynaldo Gianecchini, Carlos Vereza e Débora Evelyn, além do italiano Giancarlo Giannini.

A boa comédia italiana fica por conta de nomes como o do ícone Carlo Verdone em Bendita Loucura e com o campeão de bilheteria Como um Gato na Marginal, de Riccardo Milani, também reconhecido pelo público.

Por sua vez, o documentário Bozzetto Nunca Demais de Marco Bonfanti apresenta de forma original e poética a vida e obra do gênio da animação Bruno Bozzetto, que completa 60 anos de carreira e 80 de vida em 2018.

No ramo da animação, Gata Cinderela de Alessandro Rak, Ivan Cappiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone traz um conto de fadas sombrio e visionário, ambientado em um futuro distante em Nápoles.



PROGRAMAÇÃO | Caixa Belas Artes


quinta 27/09

16h30 A hora certa
20h30 Onde nunca morei


sexta 28/09

16h30 Os acomodados
20h30 Intrusa


sabado 29/09

16h30 Onde nunca morei
20h30 O indulto - 48 horas livre


domingo 30/09

16h30 Bozzetto nunca mais
20h30 Bendita loucura


segunda 1/10

16h30 Intrusa
20h30 Uma causa nobre


terça 2/10

16h30 Bendita loucura
20h30 A hora certa


quarta 3/10

16h30 O indulto - 48 horas livre
20h30 Bozzetto nunca mais



PROGRAMAÇÃO | Reserva Cultural


quinta 27/09

19h00 Easy
21h30 Hotel Gagarin


sexta 28/09

19h00 A guerra dos caipiras
21h30 Amor e deliquencia


sabado 29/09

19h00 Diminuta
21h30 Gata Cinderela


domingo 30/09

19h00 Como um gato na marginal
21h30 Easy


segunda 1/10

19h00 Gata Cinderela
21h30 A guerra dos caipiras


terça 2/10

19h00 Amor e deliquencia
21h30 Hotel Gagarin


quarta 3/10

19h00 Diminuta
21h30 Como um gato na marginal



SINOPSES



O Indulto – 48 horas livre (Il Permesso – 48 ore fuori)
DIREÇÃO: Claudio Amendola
ELENCO: Luca Argentero, Claudio Amendola, Giacomo Ferrara, Valentina Bellè
2017; 1h33; Itália
Da prisão de Civitavecchia saem quatros detidos com uma permissão de 48 horas: Rossana, 25 anos, presa no aeroporto por transporte de cocaína; Luigi, um homem de 50 anos condenado por duplo homicídio e que já cumpriu 17 anos; Angelo, 25 anos, em prisão por uma rapina efetuada com cúmplices que nunca denunciou; Donato, 35 anos, condenado apesar de ser inocente. Os dois dias serão utilizados de cada um deles tentando de encontrar e encontrar-se naquelas realidades que deixaram há muito tempo.


Gata Cinderela (Gatta Cenerentola)
DIREÇÃO: Alessandro Rak, Ivan Cappiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone
ELENCO: Alessandro Gassman, Maria Pia Calzone
2017, 1h27, Itália
Vittorio Basile é um armador que se torna bandeira da engenharia naval italiana para dar bilho á cidade de Nápoles. Mas a avareza do apagador Salvatore Lo Giusto, definido “ ‘o Re”, e da fascinante Angelica Carannante, promessa esposa dele, põem fim à vida e os sonhos do armador, deixando a filha Mia nas garras da madrasta e dos seus seis filhos – cinco fêmeas e um femminiello. Os meninos dão à Mia o nome de Gata Cinderela. Conseguirá o Primo Gemito, ex homo da escolta de Basile a restabelecer a legalidade no porto de Nápoles e a subtrair Cinderela do seu cativeiro?


Amor e Delinquência (Ammore e Malavita)
DIREÇÃO: Antonio e Marco Manetti
ELENCO: Gianpaolo Morelli, Serena Rossi e Claudia Gerini
2017, 2h13, Itália
Dom Vincenzo Strozzalone, “rei do peixe” e boss da Camorra, foge de um atentado e decide mudar de vida. Estressado e perseguido por criminosos e pela polícia, se finge de morto para recomeçar em outro lugar com Maria, a esposa amante de cinema que encontra a solução para tudo nos filmes. Mas o seu segredo, partilhado com a esposa e os leais Ciro e Rosario, tem vida curta. Fátima, uma jovem enfermeira, viu o que não tinha que ver. Agora, as ordens são para eliminá-la. Ciro é o primeiro a encontrá-la, mas não a mata, porque é o seu primeiro grande amor, amor perdido mas nunca esquecido. Ao salvá-la, Ciro tem que responder pela sua insubordinação, diante de Nápoles, Dom Vincenzo e sua esposa.


Diminuta (Diminuta)
DIREÇÃO: Bruno Saglia
ELENCO: Reynaldo Giannecchini, Giancarlo Giannini, Deborah Evelyn e Carlos Vereza 2016, 94 minutos, Brasil e Itália
O saxofonista Cristiano (Reynaldo Gianecchini) cresceu em uma pequena cidade da Itália, com seu pai, Marco Aurélio (Giancarlo Giannini), que sempre incentivou o talento musical do filho. Depois da morte do pai, Cristiano vem para o Brasil para morar com o tio. Ele se casa com Júlia (Deborah Evelyn), constrói uma família e se torna um corretor de seguros, mas ele segue tenso uma forte ligação com a música. Porém, por conta de uma série de acontecimentos, Cristiano acaba retornando a Itália e se apaixona por Clarice (Clarice Alves), alguém que vai motivá-lo a superar todos os obstáculos pelo seu sonho.


Uma Causa Nobre (Una Nobile Causa)
DIREÇÃO: Emilio Briguglio
ELENCO: Francesca Reggiani, Giorgio Careccia, Rossella Infanti, Antonio Catania
2016, 1h32, Itália
Gloria, uma mulher viciada em jogo, após uma incrivel vitória no caça-níqueis, é convencida pela família a iniciar uma terapia com um psicólogo especializado em ludopatia. O doutor Aloisi, para buscar tratá-la de seu problema, começa a contar a história do marquês Alvise Fantin, um jogador compulsivo que luta para conseguir parar  mudando completamente a vida à qual estava acostumado.


Easy – Uma Viagem Fácil Fácil (Easy – Un Viaggio Facile Facile)
DIREÇÃO: Andrea Magnani
ELENCO: Nicola Nocella
2017, 1h31, Itália
Isidoro, conhecido como Easy, tem 35 anos e era uma promessa nas competições automobilísticas, antes de engordar. Assim, voltou a morar com a mãe, passou a abusar de antidepressivos e pensa no suicídio de modo mais ou menos convincente, até que algo muda: seu irmão pede para que ele leve para a Ucrânia o corpo de um operário morto no trabalho. Assim Easy tem a chance de voltar a dirigir… um carro funerário!


A Guerra dos Caipiras (La Guerra dei Cafoni)
DIREÇÃO: Davide Barletti e Lorenzo Conte
ELENCO: Pasquale Patruno, Donato Paterno
2016, 1h43, Itália
Em Torrematta, lugar selvagem em que não tem sinal de adultos, cada verão se combate uma luta entre gangs: por um lado os filhos dos ricos, os senhores, do outro os filhos da terra, os caipiras. Os chefes das respectivas partes são o encantador Francisco Marinho e o rude Scaleno. Eles se combatem desde o nascimento, arrastando no conflito da classe os seus próprios soldados. Mas, nesse ano os caipiras decidem se rebelar à supremacia dos senhores, transformando a luta numa guerra de conquista. Enquanto eles nascem para a vida adulta, nas costas dos jovens protagonistas morre uma época, e com ela a ultima oportunidade para lutar uma verdadeira guerra sim de violência, mas de épica e poesia também.


Hotel Gagarin (Hotel Gagarin)
DIREÇÃO: Simone Spada
ELENCO: Claudio Amendola e Luca Argentero
2018, 1h33, Itália
Cinco italianos sem dinheiro em busca de sucesso são convencidos por um que se diz produtor a gravar um filme na Armênia. Uma vez chegados ao Hotel Gagarin, isolado na floresta, explode uma guerra e o produtor foge com o dinheiro. Uma situação desagradável que se revela, todavia, numa ocasião para recuperar a leveza e a felicidade perdidas.


Bendita Loucura (Benedetta Follia)
DIREÇÃO: Carlo Verdone
ELENCO: Carlo Verdone, Ilenia Pastorelli, Maria Pia Calzone
2018, 1h49, Itália
Guglielmo, homem de grande virtude e dono de uma loja de artigos religiosos, é deixado pela esposa, Lidia, no dia do 25° aniversário de casamento. Ela confessa que é lésbica e que o traiu com a funcionária de sua loja. Sem mulher e sem funcionária, Guglielmo oferece a vaga para Luna, jovem sedutora da periferia. Luna o levará para o universo dos solteiros, marcando encontros às escuras, embaraçosos e casuais como aqueles com Ornella. As vidas de Gugliemo e Luna acabaram se cruzando inesperadamente, porque os desígnios do amor, assim como aqueles de Deus, são infinitos!


Onde Nunca Morei (Dove Non Ho Mai Abitato)
DIREÇÃO: Paolo Franchi
ELENCO: Fabrizio Gifuni (Massimo), Isabella Briganti (Sandra) e Emanuelle Devos (Francesca)
2017, 1h37, Itália, França
Francesca mora em Paris há 20 anos para onde se mudou contra a vontade do famoso e egocêntrico pai, Manfredi, após a formatura em arquitetura e a morte da mãe. Devido a um acidente do pai, Francesca decide voltar para Turim para cuidar dele, e ali ele a envolve na reestruturação de uma vila junto com Massimo, arquiteto do escritório. Após um começo difícil, entre Massimo e Francesca surge uma forte sintonia profissional e sentimental, levando os dois a se confrontar com eles mesmos e os seus destinos.


Como um Gato na Marginal (Come un Gatto in Tangenziale)
DIREÇÃO: Riccardo Milani
ELENCO: Paola Cortellesi e  Antonio Albanese
2017, 1h38, Itália
Giovanni trabalha para um grupo independente na requalificação das periferias italianas. Sua ex-mulher, Luce, cultiva lavanda em Provença para fazer perfumes, e juntos criaram a filha Agnese nos preceitos da igualdade social, embora a vida privilegiada que desfrutam. Quando Giovanni descobre que a filha está saindo com Alessio, um rapaz do bairro romano Bastogi, lugar conhecido pela sua degradação, a segue até a casa onde ele mora com a mãe e as duas tias. Ambos os pais dos jovens não estão contentes com o namoro e têm um único objetivo: o relacionamento dos filhos deve acabar! Para atingir esse objetivo, os dois começam a se encontrar e a entrar um no mundo do outro, até que algo entre eles muda. Ambos entendem que não podem fazer nada um sem o outro, mesmo que a sua história provavelmente durará “como um gato na marginal”!


Intrusa (L’Intrusa)
DIREÇÃO: Leonardo Di Costanzo
ELENCO: Raffaella Giordano, Valentina Vannino
2017, 1h35, Itália
O centro comunitário de Nápoles “La Masseria”, dirigido por Giovanna, é um oásis de felicidade em meio a problemas sociais e à máfia local. As mães do bairro levam seus filhos para esse lugar para protegê-los dos perigos da rua e do cotidiano problemático familiar. Nesse calmo refúgio, Maria, com seus dois filhos e casada com um mafioso procurado pelo assassinato de um inocente, busca por hospitalidade. A intrusa provoca tumulto entre os outros pais que a consideram um mal para a comunidade. A escolha de Giovanna é a mais difícil, quem precisa mais de ajuda?


Bozzetto Nunca Demais (Bozzetto Non Troppo)
DIREÇÃO:  Marco Bonfanti
ELENCO:  Bruno Bozzetto
2016, 1h15, Itália
É o retrato de Bruno Bozzetto, de 80 anos, criador de obras de arte como  West and Soda , Vip – Meu irmão Superman, Música e Fantasia e do popular Sr. Rossi. Bozzetto assinou mais de 300 filmes, curtas, obras para uma TV e para uma web. É um programa mundial de animação com Hayao Miyazaki, John Lasseter, Nick Park e Matt Groening dos Simpson. Bozzetto nos guia pela sua casa e seu estúdio, seus animais de estimação, sua família, os amigos e os colaboradores. Assim, o mundo e o seu mundo não desenrolam de modo único.


Os Acomodados (Gli Sdraiati)
DIREÇÃO: Francesca Archibugi
ELENCO: Claudio Bisio, Antonia Truppo, Cochi Ponzoni,Barbara Ronchi
2017, 2h, Itália
Giorgio é um famoso jornalista que, junto com sua ex-esposa, cuida de seu filho adolescente, Tito. Este último tem uma relação conflituosa com o pai e prefere passar o tempo com os amigos, mas tudo muda quando ele conhece Alice.


A Hora Certa (L’Ora Legale)
DIREÇÃO: Salvatore Ficarra, Valentino Picone
ELENCO: Salvatore Ficarra, Valentino Picone, Alessia D'anna
2017, 1h35, Itália
Os moradores de uma pequena cidade da Sicília estão cansados de viver no caos, o que os faz infringir a lei. Então eles elegem um novo prefeito que promete ordem e legalidade. O problema é que tudo já está corrompido e distante da recuperação.



SERVIÇO


Semana de Cinema Italiano Contemporâneo | 13º Festival de Cinema Italiano no Brasil
de 27 de setembro a 3 de outubro de 2018


Caixa Belas Artes
Rua da Consolação, 2.423 (estação Paulista do metrô)
Ingressos R$18 (inteira) e R$9 (meia)


Reserva Cultural
Av. Paulista, 900 - Bela Vista (próximo as estações Brigadeiro e Trianon-MASP do metrô)
Ingressos R$20 (inteira) e R$10 (meia)