O Cinearte, tradicional cinema localizado no coração da Av. Paulista, no Conjunto Nacional, a partir de agora incorpora a marca Petrobras em seu nome. Com o patrocínio, a programação das duas salas ganha dinamismo e especial atenção para a exibição de mostras, títulos da cinematografia brasileira e todas as representações do bom cinema, reafirmando o interesse da empresa pela cultura.

Para inaugurar essa nova fase, o cinema apresenta a Mostra 50 Anos de 1968, com filmes que de alguma maneira mostram o espírito do movimento que mudou radicalmente o comportamento da sociedade no mundo todo. Um bate papo com o jornalista e escritor Zuenir Ventura, abre a Mostra dia 30/05, às 19h, antes da exibição de ‘Terra em Transe’, de Glauber Rocha, às 20h30. Uma nova edição do livro de Zuenir, “O Ano Que Não Terminou”, estará à venda no saguão do cinema.

Nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, serão exibidos, respectivamente, os longas ‘Acossado’, de Jean-Luc Godard; ‘A Primeira Noite de Um Homem’, de Mike Nichols; e ‘No Intenso Agora’, de João Moreira Salles. Com exceção do dia 30, os filmes da Mostra 50 anos de 1968, serão exibidos sempre às 19:00. Todas as exibições da Mostra 50 Anos de 1968 terão entrada franca.



PROGRAMAÇÃO


30 de maio, quarta-feira

19h
Bate-papo com o escritor e jornalista Zuenir Ventura

20h30
Terra em Transe
Brasil, 1967, 115 min, p&b
Direção Glauber Rocha
Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy
O senador Porfírio Diaz detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins, ao perceber as reais intenções de Diaz, muda de lado, abandonando seu antigo protetor.


31 de maio, quinta-feira

19h
Acossado (À bout de souffle)
França, 1961, 89 min, p&b
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo, Daniel Boulanger
Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi, uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.


1º de junho, sexta-feira

19h
A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate)
EUA, 1968, 106 min
Direção: Mike Nichols
Elenco: Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross
Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson, uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine.


2 de junho, sábado

19h
No Intenso Agora
Brasil, 2017, 127 min
Direção: João Moreira Salles
Documentário político que justapõe, através de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como: a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em meio a dominação da União Soviética e a China de 1966 sob o regime de Mao, experienciado pela mãe do diretor na época.



SERVIÇO


Mostra 50 Anos de 1968
30 de maio a 2 de junho

Cinearte Petrobras | Sala 2 (100 lugares)
Av. Paulista, 2.073 - Conjunto Nacional (estação Consolação do metrô)
Entrada gratuita: retirada de ingressos com uma hora de antecedência de cada sessão