A cada duas semanas, de 16 de maio a 27 de junho de 2018, sempre com entrada franca e às quartas-feiras, o Ciclo de Cinema e Psicanálise 2018 exibe filmes e promove debates que pretendem levar o público a refletir sobre o mal-estar na civilização e amor.

Realização conjunta da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e Cinemateca Brasileira, com o apoio da Folha de S. Paulo, o Ciclo Cinema e Psicanálise 2018 pretende propor reflexões acerca do mal-estar na civilização e amor, não somente através da programação, mas também por meio de mesas de debates idealizados por Luciana Saddi e que contarão com a participação de Raquel Plut Ajzenberg, Ondina Clais, Ignacio Gerber, Fernanda Mena, Rodrigo Lage Leite, Lucas Neves, Edoarda Paron e Ana Estela Sousa Pinto.

Quatro títulos compõem a programação do segundo módulo do Ciclo, sobre o mal-estar na civilização e amor: O filme da minha vida (2017), de Selton Mello, Ela (2014), de Spike Jonze, Me chame pelo seu nome (2017), de Luca Guadagnino, e 45 anos (2015), de Andrew Haigh.

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo emitirá certificado para aqueles que comparecerem em pelo menos três palestras. O formulário de inscrição se encontra no endereço virtual: https://sbpsp.org.br Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria trinta minutos antes de cada sessão.



PROGRAMAÇÃO


16.05.2018
quarta-feira | SALA BNDES | 19:00

O filme da minha vida
Debate com Raquel Plut Ajzenberg e Ondina Clais
Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que deixou a ele e a sua mãe para voltar a viver na França. Professor de francês num colégio da cidade, ele convive com seus alunos adolescentes. Apaixonado pelos filmes que vê no cinema da cidade, Tony faz do amor e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida. Baseado no livro Um pai de cinema, de Antonio Skármeta.

Direção: Selton Mello
Ano de Produção: 2017
Cromia: Colorido
Duração: 113'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: O filme da minha vida
País de Origem: Brasil
Elenco: Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Vincent Cassel, Ondina Clais, Bia Arantes, Selton Mello



30.05.2018
quarta-feira | SALA BNDES | 19:00

Ela
Debate com Ignacio Gerber e Fernanda Mena
Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore é um escritor solitário que está infeliz com o término de um relacionamento. Intrigado com um avançado sistema operacional criado para atender a todas as suas necessidades, ele o instala. Aos poucos, eles desenvolvem um inesperado relacionamento.

Direção: Spike Jonze
Ano de Produção: 2013
Cromia: Colorido
Duração: 126'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: Her
País de Origem: Estados Unidos
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, Scarlett Johansson



13.06.2018
quarta-feira | SALA BNDES | 19:00
 
Me chame pelo seu nome

Debate com Rodrigo Lage Leite e Lucas Neves
No verão de 1983 no norte da Itália, onde Elio Perlman, um garoto ítalo-americano de 17 anos, passa dias tranquilos na casa de campo de sua família. A chegada de Oliver para trabalhar como estagiário de seu pai, um renomado professor especializado em cultura greco-romana, transformará a rotina daqueles dias.

Direção: Luca Gaudagnino
Ano de Produção: 2017
Cromia: Colorido
Duração: 132'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: Call me by your name
País de Origem: França, Itália e Estados Unidos
Elenco: Timothée Chalamet, Armie Hammer, Amira Casar



27.06.2018
quarta-feira | SALA BNDES | 19:00

45 anos
Debate com Edoarda Paron e Ana Estela Sousa Pinto
Kate Mercer planeja a comemoração dos seus 45 anos de casada. Porém, cinco dias antes do evento, seu marido recebe uma carta, informando que o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços. A estrutura emocional dele é seriamente abalada e Kate já não sabe se vai ter o que comemorar durante a festa.

Direção: Andrew Haigh
Ano de Produção: 2015
Cromia: Colorido
Duração: 95'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: 45 years
País de Origem: Reino Unido
Elenco: Charl



SERVIÇO


Ciclo de Cinema e Psicanálise 2018 - Módulo 2: Mal-estar na civilização e amor
a cada duas semanas, de 16 de maio a 27 de junho de 2018

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
tel. 11 3512.6111
Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos na bilheteria trinta minutos antes de cada sessão)