Quando se fala em Surrealismo no cinema, logo temos a clássica imagem do homem cortando o olho de uma moça em “Um Cão Andaluz”, um filme dirigido por Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí que marcou a vanguarda dos anos 20. Além de Buñuel, foram poucos diretores que conseguiram se ater a um estilo surrealista em todo conjunto da obra, mas o que sucedeu foram as implementações desta linguagem em narrativas mais convencionais. Exemplo do diretor David Lynch (que diz não representar nenhum tipo de vanguarda), marca o cinema contemporâneo mergulhando no subconsciente humano em filmes como Cidade dos Sonhos.

A Mostra "Navalha no Olho - O exercício do olhar no cinema surrealista" busca encontrar nos mais diversos estilos os aspectos mais profundos do surrealismo. A mostra conta com a colaboração de Claudio Willer (poeta, ensaísta e tradutor, ligado à criação literária mais rebelde e ao surrealismo), na curadoria dos filmes e no dia 13/04 fará uma palestra sobre o cinema Surrealista.


PROGRAMAÇÃO

SEXTA 06/04

15h15 O EXPRESSO DE SHANGAI
17h00 VIA LÁCTEA ou O ESTRANHO CAMINHO DE SÃO TIAGO
19h00 CIDADE DOS SONHOS

SÁBADO 07/04

15h00 PANDEMÔNIO
17h00 A IDADE DO OURO + UM CÃO ANDALUZ
19h30 A BELA DA TARDE

DOMINGO 08/04

15h30 O EXPRESSO DE SHANGAI
17h00 MALPERTUIS
19h30 POESIA SEM FIM

TERÇA 10/04

15h30 PANDEMÔNIO
17h00 AMOR SEM FIM
19h00 CIDADE DOS SONHOS

QUARTA 11/04

15h00 MALPERTUIS
17h00 VELUDO AZUL
19h30 POESIA SEM FIM

QUINTA 12/04

15h00 VIA LÁCTEA ou O ESTRANHO CAMINHO DE SÃO TIAGO
17h30 AMOR SEM FIM
19h30 VELUDO AZUL

SEXTA 13/04

15h00 A IDADE DO OURO + UM CÃO ANDALUZ
17h15 A BELA DA TARDE
19h10 Palestra com Claudio Willer


SINOPSES

O EXPRESSO DE SHANGAI, de Josef von Sternberg
Shanghai Express, EUA, 1932, 80’, DVD
Com Marlene Dietrich, Clive Brook, Warner Oland
China, 1931. Durante a guerra civil, um trem vai de Pequim a Xangai e o que causa alvoroço mesmo, apesar dos temores com a guerra, é a presença da bela cortesã Shanghai Lily (Marlene Dietrich). Além dela, figuras como um mestiço enigmático, uma chinesa misteriosa e um major francês também estão na viagem. Por causa da confusão política que era o país na época, o trem é parado por tropas do governo que prendem um rebelde, só que depois quando o trem volta a andar, outro problema. O sr. Chang (Warner Oland) se revela um comandante rebelde e resolve tomar o trem com suas tropas e também fazer um passageiro de refém. O capitão britânico Donald Doc (Clive Brook), ex-amante de Shanghai Lily, é o escolhido.

VIA LÁCTEA ou O ESTRANHO CAMINHO DE SÃO TIAGO, de Luis Buñuel
La voie lactée, França, 1969, 102’, DVD
Com Paul Frankeur, Laurent Terzieff, Alain Cuny
Dois francês que, a partir dos arredores de Paris, decidem fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela. Por lá, conhecem inúmeras pessoas e vivem situações intimamente ligadas a crenças religiosas.

A IDADE DO OURO + UM CÃO ANDALUZ, de Luis Buñuel
L'âge d'or + Un Chien Andalou, França, 1930, 121’, Digital
Com Gaston Modot, Lya Lys, Caridad de Laberdesque
Um homem e uma mulher estão loucamente apaixonados, mas não conseguem consumar esse amor, porque são interrompidos toda hora. Primeiro, eles interrompem um cerimonial estranho cheio de bispos com os seus gritos, depois estão em uma festa na casa dela, mas são interrompidos de várias maneiras, ou pela família ou pela sociedade burguesa. Um louco e surrealista frenesi conduz à sequência final, onde os libertinos de Sade abandonam a orgia no Châteu de Sellini.

A BELA DA TARDE, de Luis Buñuel
Belle de Jour, França, 1967, 100’, DCP
Com Catherine Deneuve, Jean Sorel, Michel Piccoli
Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela procura um discreto bordel, comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias eróticas e e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada, mas um cliente abusivo promete complicar a situação.

MALPERTUIS, de Harry Kümel
Bélgica, 1971, 125’, 35mm
Com Orson Welles, Susan Hampshire, Sylvie Vartan
O diretor Harry Kümel elabora essa história, misteriosa e mitológica, como um mestre, compondo seu filme à maneira de uma pintura surrealista (Magritte, De Chirico etc). Orson Welles interpreta um tirano que demonstra ser mais poderoso que o Destino. Ele é um velho moribundo que deixa uma fabulosa herança aos seus corrompidos herdeiros com a seguinte condição: ninguém deve abandonar sua fortaleza e nem interferir nos arranjos e caprichos dos seus perigosos labirintos.

POESIA SEM FIM, de Alejandro Jodorowsky
Poesía sin fin, Chile, 2016, 128’, DCP
Com Adan Jodorowsky, Pamela Flores, Brontis Jodorowsky
Autobiografia do diretor Alejandro Jodorowsky que homenageia através da sua história a herança artística do Chile. Durante a juventude do artista chileno, ele se libertou de todas as suas amarras, como família e limitações, e foi introduzido no principal círculo artístico bohêmio dos anos 1940 no Chile, onde conheceu promissoras pessoas do ramo que se tornariam reconhecidas no século XX.

PANDEMÔNIO, de H.C. Potter
Hellzapoppin’, EUA, 1941, 84’, Digital
Com Ole Olsen, Chic Johnson, Martha Raye
Uma dupla de comediantes decide transformar sua peça em um grande filme com a ajuda de um jovem casal.

AMOR SEM FIM, de Henry Hathaway
Peter Ibbetson, EUA, 1935, 88’, Digital
Com Gary Cooper, Ann Harding, John Halliday
O arquiteto Peter Ibbetson é contratado pelo Duque de Towers para um trabalho de restauração em sua propriedade. Quando chega, descobre que a Duquesa Mary é, na verdade, a sua namoradinha de infância. A velha chama é reacesa e o duque, com ciúmes, tenta atirar em Peter, porém é morto por este. Peter recebe a pena de prisão perpétua e começa a se comunicar espiritualmente com Mary através dos sonhos de ambos. Os anos passam, mas seu amor continua a ser alimentado dessa forma, até que morrem e se reencontram no Além.

CIDADE DOS SONHOS, de David Lynch
Mulholland Dr., França / EUA, 2001, 146’, DCP
Com Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux
Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

VELUDO AZUL, de David Lynch
Blue Velvet, EUA, 1986, 120’, DCP
Com Isabella Rossellini, Kyle MacLachlan, Dennis Hopper
Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan), um rapaz simplório que acaba de voltar à cidade, envolve-se em uma perigosa investigação sobre os negócios de um traficante de drogas (Dennis Hopper) que mantém uma sádica relação com a bela cantora de cabaré Dorothy Vallens (Isabella Rossellini).


SERVIÇO

Mostra Navalha no Olho - O exercício do olhar no cinema surrealista
de 6 a 13 de abril de 2018

Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso R$2,00 (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)