A Cinemateca Brasileira e o Boca do Céu trazem de 24 a 27 de maio de 2018 a Mostra O cinema do tunisiano Nacer Khémir, composta em sua maioria por títulos ainda inéditos no Brasil.

Nascido em Korba, Tunísia, Nacer Khémir é cineasta, escritor, calígrafo, pintor e contador de estórias. Desde pequeno, Khémir é fascinado pela cultura e narrativa árabes clássicas, e cita As mil e uma noites como uma influência pessoal. Por meio de seu trabalho, Khémir construiu pontes que ligam o Norte ao Sul, o Oriente ao Ocidente. Escreveu e dirigiu filmes que ganharam vários prêmios internacionais, entre os quais compõem sua famosa “Trilogia do deserto”: Andarilhos do deserto (1984), O colar perdido da pomba (1991) e Baba Aziz, o príncipe que contemplava a sua alma (2005).

Além da trilogia, também serão exibidos na Cinemateca suas produções mais recentes, os longas-metragens ‘Sherazade ou A palavra contra a morte’ (2012), ‘Procurando por Muhyiddin’ (2014), inclusive seu último filme ‘Areias sussurrantes’ (2018). A Mostra se encerra no domingo, dia 27/5, com uma Masterclass ministrada pelo próprio cineasta e mediada pelo Professor do Departamento de línguas orientais da Universidade São Paulo, Mamede Mustafa Jarouche. O evento contará com tradução consecutiva.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.



PROGRAMAÇÃO


24/05 QUINTA

19h00 Andarilhos do deserto (95′)
21h00 O colar perdido da pomba (90′)


25/05 SEXTA

19h00 Baba Aziz, o príncipe que contemplou sua alma (90′)
21h00 Sherazade ou A palavra contra a morte (80′)


26/05 SÁBADO

18h00 Procurando por Muhyiddin (180′)
21h00 Areias sussurrantes (90′)


27/05 DOMINGO

19h00 Andarilhos do deserto (95′)
18h00 Areias sussurrantes (90′)



MASTERCLASS NACER KHÉMIR


27/05 DOMINGO
 
 
O cineasta Nacer Khémir ministrará uma Masterclass mediada pelo Professor do Departamento de línguas orientais da Universidade São Paulo, Mamede Mustafa Jarouche. O evento contará com tradução consecutiva.



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Andarilhos do deserto
A um professor é dada a tarefa de ir até uma vila remota que é obcecada por um misterioso tesouro enterrado e onde as crianças devem vagar pelo deserto. Segundo filme da Trilogia do deserto, que será exibido em cópia restaurada em 2017 pela Cinémathèque Royale de Belgique.
Direção: Nacer Khémir
Ano de Produção: 1984
Cromia: Colorido
Duração: 95'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: El-haimoune
País de Origem: Tunísia e França
Elenco: Nacer Khémir, Soufiane Makni, Noureddine Kasbaoui, Sonia Ichti, Heidi Daoud


O colar perdido da pomba
Hassan estuda a arte da caligrafia árabe com um grande mestre. Depois de achar um fragmento de um manuscrito, Hassan sai em busca das peças faltantes por acreditar que, ao encontrá-las, lhe serão revelados os segredos do amor. Em seu caminho, ele se deparacom a guerrae se dá conta de que mesmo uma vida inteira não será suficiente para desvendar as inúmeras dimensões do amor. Segundo filme da Trilogia do deserto, muito influenciado pelas Mil e uma noites.
Direção: Nacer Khémir
Ano de Produção: 1991
Cromia: Colorido
Duração: 90'
Formato de Exibição: DVD
Formato Original:
Título Original: Tawk al hamana al mafkoud
País de Origem: Tunísia, França e Itália
Elenco: Navin Chowdhry, Walid Arakji, Nina Esber, Noreddine Kasbaoui, Jamil Joudi


Baba Aziz, o príncipe que contemplou sua alma
Ishtar é uma animada menina que acompanha seu avô, um dervixe cego, numa cruzada pelo deserto cujo destino é uma grande reunião de dervixes, que ocorre uma vez a cada 30 anos. Para ajudar a suportar a viagem de vários dias, Baba Aziz conta estórias do príncipe do deserto que abandonou o seu reino para virar um dervixe.
Direção: Nacer Khémir
Ano de Produção: 2005
Cromia: Colorido
Duração: 90'
Formato de Exibição: Blu-ray
Formato Original:
Título Original: Baba Aziz
País de Origem: Tunísia, França, Itália, Hungria, Alemanha e Reino Unido
Elenco: Parvis Shahinkhou, Maryam Hamid, Golshifteh Farahani, Mohamed Graïaa


Sherazade ou A palavra contra a morte
Sherazade é uma princesa que decide contar a cada noite uma história ao seu marido Sultan, salvando assim a sua vida através da narrativa. Misturando documentário e ficção, o filme parte da gênese do clássico As mil e uma noites para celebrar o ato de contar histórias.
Direção: Nacer Khémir
Ano de Produção: 2012
Cromia: Colorido
Duração: 80'
Formato de Exibição: Blu-ray
Formato Original:
Título Original: Shéhérazade ou La Parole Contre la Mort
País de Origem: Tunísia


Procurando por Muhyiddin
Um homem retorna para a Tunísia para enterrar sua mãe. Após o funeral, seu pai lhe dá um “amana” para ser entregue a certo sheik chamado Muhyiddin. Imediatamente o homem sai numa jornada em busca do Sheikh há muito tempo perdido. Por toda a viagem, ele é guiado por um misterioso mestre espiritual e pelos muitos amigos do Sheikh que encontra pelo caminho. No desenrolar da aventura, ele descobre a rica vida do Sheikh e de seu descomprometido amor pela humanidade. E quanto mais se sabe sobre a vida dele, mais se compreende porque ele é venerado por culturas e continentes. Uma odisseia lírica para a alma do Islã através da vida e obra de um dos seus mais amados místicos, Ibn Arabi.
Direção: Nacer Khémir
Ano de Produção: 2014
Cromia: Colorido
Duração: 180'
Formato de Exibição: Blu-ray
Formato Original:
Título Original: Looking for Muhyiddin
País de Origem: Tunísia
Elenco: Denis Gril, Nacer Khémir, Gabriele Manndelkhan


Areias sussurrantes
Uma canadense de descendência árabe se empreende numa viagem para o deserto tunisiano, contratando um guia para ajudá-la a encontrar um lugar específico lá. Na tentativa de fazê-la revelar seu segredo, ele conta estórias do sufismo inspiradas em sua juventude. Quando no meio do deserto, a mulher revela o motivo de sua viagem e, por sua vez, o guia descobre que seus filhos deixaram o país. Ele precisa alcançá-los antes deles embarcarem num futuro sombrio e fatal.
Direção: Nacer Khémir
Ano de Produção: 2018
Cromia: Colorido
Duração: 90'
Formato de Exibição: DCP
Formato Original:
Título Original: Hamsou-el-Rimal
País de Origem: Tunísia
Elenco: Dorra Zarrouk, Hichem Rostom



SERVIÇO


Mostra O cinema do tunisiano Nacer Khémir
de 24 a 27 de maio de 2018

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão)