A 11ª edição do Entretodos, Festival de Curtas de Direitos Humanos, acontece de 10 a 15 de setembro (até 14/9 no CINUSP) com a temática De fora pra dentro. Com a proposta de promover a cultura de Direitos Humanos a partir da linguagem audiovisual, o festival busca dar visibilidade a produções de curtas-metragens nacionais e internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar debates em torno de questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica, poética e participativa.

O Entretodos, em parceria com o CINUSP, também realizará um curso gratuito, introdutório à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos (informações a seguir).



PROGRAMAÇÃO CINUSP


SEGUNDA 10 SETEMBRO

16h Trajetória
19h O alheio


TERÇA 11 SETEMBRO

16h Encruzilhada
19h Na pressão


QUARTA 12 SETEMBRO

16h Confessionais
19h Encruzilhada


QUINTA 13 SETEMBRO

16h O alheio
19h Trajetória


SEXTA 14 SETEMBRO

16h Na pressão
19h Confessionais



SINOPSES


Confessionais
histórias que trazem relatos do espírito humano e formas diversas de ver o tempo e o mundo estabilizam e desestabilizam nossa sensação de proximidade ao outro.

Retratos sobre o não ver
A textura, o som, o tempo ao redor. Aqueles dias com ela, entre o tátil, memórias e imagens interrompidas, que não mais se veem, mas ainda se sentem.
Brasil, 2018, 19’
direção: Erik Gasparetto

A rua das casas surdas
Em uma vizinhança silenciosa, durante a ditadura dos anos 70, Carlos e Ernesto acompanham um jogo de futebol pelo rádio, até que resolvem aproveitar o intervalo do primeiro tempo para voltar ao trabalho.
Brasil, 2016, 8’
direção: Gabriel Mayer e Flávio Costa

Silêncios
Até os três anos de idade, eu não podia falar, tinha a língua presa. Depois que ela se soltou, algumas palavras continuaram retidas na garganta.
Brasil,  2017, 7’
direção: Caio Casagrande

Fantasia de índio
Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas meu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca.
Brasil, 2017, 18’
direção: Manuela Andrade

La primera vez que te vi
Depois de irem as compras, um casal de idosos relembrou o dia em que se encontraram naquela mesma rua. O tempo passou para eles, mas as ruas são quase exatamente as mesmas que passam por suas memórias.
Espanha, 2018, 2’
direção: Guillermo Tirado

Últimos dias
Ramón é um alfaiate veterano que elabora roupas de cavalheiros há décadas, mas nos  últimos anos sua alfaiataria se tornou anacrônica e seus lucros mais escassos. Germán, o filho de seu antigo senhorio e amigo chega um dia, dizendo-lhe que agora está encarregado do aluguel e que seu contrato não será renovado.
Espanha, 2017, 15’
direção: Arturo León Llerena


Encruzilhada
com a sensação de que o caldo de cultura já começa a entornar aqui, muito próximo de nós (porém, distante o suficiente) é possível pensar em mudança, transformação, unir e romper barreiras?

Gray umbrella
Sr. Maleki tem um hábito permanente. Até que um homem com um guarda-chuva entra em sua vida.
Irã, 2017, 9’
direção: Mohammad Poustindouz

Destino
Durante as incontáveis horas em viagens diárias no transporte público: cansaço, resto de sono mal dormido, sonhos não vividos e destinos mal traçados.
Brasil, 2017, 1’
direção: Moisés Pantolfi

The Beast
Um dia divertido num safári em algum lugar da África do Sul: o bagageiro Jacob sonha que mata um leopardo com as próprias mãos, Anthea tenta limpar um chalé isolado, Cosmas varre folhas sob a árvore com sinal de celular enquanto escuta as conversas dos turistas e Ndu é um guarda-florestal num safári onde não tem bicho nenhum. Shaka, um dançarino Zulu, quer atuar numa peça de Shakespeare, enquanto Thando, sua namorada, lhe diz umas verdades sobre a vida.
Brasil, 2016, 24’
direção: Michael Wahrmann e Samantha Nell

Balança Brasil
Um porto, o descobrimento, dois corpos em movimento.
Brasil, 2017, 25’
direção: Carlos Segundo

Peripatético
Simone, Thiana e Michel são três jovens moradores da periferia de São Paulo. Simone está à procura do seu primeiro emprego, Thiana tenta passar no concorrido vestibular de medicina e Michel ainda não sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um acontecimento histórico em Maio de 2006 na cidade de São Paulo muda o rumo de suas vidas para sempre.
Brasil, 2017, 15’
direção: Jessica Queiroz


Na pressão
na palavra e na ação da moçada a ideia de cair fora do sistema, seja pelo enfrentamento ou através da alegria feroz da juventude: a consciência e a atitude.

Alma bandida
Rafael quer realizar o sonho de se casar. Um filme cheio de símbolos.
Brasil, 2018, 15’
direção: Marco Antônio Pereira

Mocinho e bandido
Róbson e Maicon são dois adolescentes, estudantes da rede pública. Voltando para casa, eles são abordados pela polícia, que os coloca contra a parede e revista suas mochilas. Róbson carrega consigo um atestado de matrícula da escola, mas Maicon não tem o mesmo documento. Róbson é liberado, mas Maicon fica detido. Impedido de ajudar o amigo, Róbson corre sem olhar para trás.
Brasil, 2018, 14’
direção: Guto Bozzetti

Cien cuadras de noche
Na cidade de Córdoba, Argentina, Lucia conhece dois meninos por acaso em seu   Renault 4’86. Um deles é vítima de um linchamento feroz, onde ele perdeu a mochila. É na busca dessa mochila, por diferentes pontos da cidade, onde eles se encontrarão com seus medos, preconceitos e colocarão em xeque seus valores.
Argentina, 2017, 24’
direção: Rafael Perez Boero

Clara consiente
Clara é uma menina qualquer que quer sair e se divertir com seus amigos e amigas. Clara é toda mulher que vive no limite de ser “causadora”, porque ela se veste como quer. Clara é nossa filha, nossa irmã, nossa amiga ou pode ser qualquer uma. Acontece que Clara está cansada essa noite e quer ir para casa dormir. Mas Clara não sabe que ela nunca mais será a mesma depois dessa volta.
Argentina, 2017, 6’
direção: Ivan Stoessel e Federico Pozzi

Menina Seta
Natalia tem 17 anos e sonha em ser atriz. Ela vive em Franco da Rocha, zona metropolitana de São Paulo e viaja de trem todos os dias para trabalhar como menina seta divulgando condomínios de luxo em semáforos. Ela segue sua rotina misturando realidade e imaginação, enquanto espera a resposta por seu primeiro teste de teatro.
Brasil, 2017, 20’
direção: Camila Tarifa


O alheio
relatos de diferentes processos de deslocamento, das bordas, do centro, do campo ‒ a suspensão dos direitos encontra o dilema entre a inclusão e a exclusão, sem a sensação de conformismo e distanciamento.

Nanã
Em um complexo portuário e industrial, a população enfrenta o processo de gentrificação do território. A resistência é a terra.
Brasil, 2017, 25’
direção: Rafael Amorim

Ava Marangatu
No Guaiviry, terra tradicional Guarani e Kaiowá, dois jovens saem para caçar no resto de mata que ainda permanece.
Brasil, 2016, 14’
direção: Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites

Sin título. Tercer movimiento
Sin título. Tercer movimento nos aproxima de plantas de um ponto de vista diferente,  em sua relação com o cosmos e com o agricultor colombiano. É um documentário filmado no mercado Rumichaca de Bogotá.
Espanha, 2017, 13’
direção: Julio Lamaña e Ricardo Perea

Estamos todos aqui
Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa construir seu próprio barraco. O tempo urge enquanto um projeto de expansão do maior porto da América Latina avança, não só sobre Rosa, mas sobre todos os moradores da Favela da Prainha.
Brasil, 2017, 19’
direção: Chico Santos e Rafael Mellim


Trajetória
do ponto de vista da contradição presente, o futuro aparece bloqueado. Ou há ainda um possível horizonte positivo?

Do outro lado
Às vésperas de uma importante decisão, a juíza da Corte Suprema de Taiwan recebe uma carta inesperada.
Brasil, 2018, 15’
direção: Bob Yang

Merma
Após ser injustamente demitida do seu trabalho, uma mulher mais indígena terá que testar os limites da sua força em razão de conciliar uma gravidez e permanecer fiel à sua identidade enquanto trabalha em um ambiente ameaçador e abusivo de uma oficina  clandestina em Yucatán. Mas às vezes a crueldade mais sombria que ela ter que suportar é a discriminação e a negligência de seus colegas igualmente maltratados.
México, 2017, 18’
direção: Enrique Herman Aguilar Jansonius

Primavera de Fernanda
Abre-­se, na vida de Fernanda, uma possibilidade de reconstrução da sua própria imagem. E isso acontece a partir de uma oferta de emprego que reativa nela toda a relação de afeto que havia sido construída com sua mãe, durante a infância. Mas Fernanda, que está sempre precisando negociar sua identidade com o mundo externo, irá passar por mais um teste.
Brasil, 2018, 19’
direção: Débora Zanatta e Estevan de la Fuente

À espera
Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontra em 10º lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando seus direitos básicos como à vida, à educação, à saúde, de ir e vir e de serem o que elas quiserem.
Moçambique, 2016, 22’
direção: Sónia André



CURSO


Até o dia 16 de agosto estarão abertas as inscrições para o curso "ENTRETODOS: uma introdução à expressão audiovisual no contexto da cidadania e Direitos Humanos", uma parceria entre o Festival Entretodos, a Spcine, o IFSP e o CINUSP.

Neste curso serão abordadas teoria e prática dos processos de criação, estruturação e difusão de uma peça audiovisual bem como os diversos desdobramentos que a linguagem cinematográfica propicia, destacando o acesso e a interação para com o público. Serão desenvolvidos os recursos narrativos, nos campos da produção e da mediação, de modo a oferecer aos participantes os meios capazes para a realização de análises críticas de obras audiovisuais, visando a apropriação destes recursos como meio de comunicação privilegiado para a formação de valores em Direitos Humanos.

O curso é gratuito e, para se inscrever, o candidato deve possuir, ao menos, 18 anos, preencher a ficha de inscrição no site www.entretodos.com.br e enviar à organização um vídeo (entre 2 e 3 minutos) no qual se apresente e responda às questões:

1) Qual a sua intenção ao participar deste curso? O que você quer mostrar com o audiovisual?
2) Em uma produção audiovisual, desde a criação até o processo de difusão, passando pela criação e mediação, onde você se vê?

As inscrições ficam abertas até o dia 16 de agosto, com o resultado dos selecionados divulgado no dia 17.

Para os selecionados, a matrícula do curso será realizada do dia 17 ao dia 20 de agosto.

São 50 horas de formação incluindo atividades práticas, sendo seis horas de atividades externas durante o Festival Entretodos. O curso acontece de 20 de agosto a 26 de setembro, às segundas e quartas-feiras das 9h às 13h.

O curso disponibiliza 25 vagas dispostas do seguinte modo:
Ampla concorrência: 17 vagas - com reserva de 50% para alunos egressos de escola pública
Negros: 6 vagas
Pessoa com Deficiência: 1 vaga
Imigrantes e Refugiados: 1 vaga



SERVIÇO


11º Festival de Curtas de Direitos Humanos ENTRETODOS
de 10 a 15 de setembro de 2018


CINUSP | Sala Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia - Favo 4 - Cidade Universitária
GRÁTIS


Para saber os demais locais de exibição do festival, acesse: www.entretodos.com.br/programacao