O Cine Segall apresenta exibições de mostras mensais de filmes clássicos, aos sábados e domingos, sempre no horário das 15h e com preço especial. A cada mês um tema diferente, com 4 ou 5 filmes selecionados, exibidos em alta resolução, oferecendo ao público um panorama de clássicos do cinema.

A Mostra Jeanne Moreau começa nesse sábado, 9 de março e vai até o dia 31.

O cinema, dentro do Museu Lasar Segall, surgiu em 1972, em pleno período da ditadura militar, com um convênio entre o museu e a Cinemateca Brasileira, em que o museu cedia espaço para programação e armazenamento de películas. Entre as décadas de 70 e 80, exibiu filmes proibidos pela ditadura e mostras especiais que davam ênfase ao cinema independente e de ruptura.

Em 2017 o museu executou um projeto de modernização da sala que incluiu a instalação de projetor digital, som, nova tela e novos assentos.

Hoje, o Auditório Paulo Emílio Salles Gomes, além do cinema, é um espaço para outras diversas atividades, como palestras, ciclos e seminários.



PROGRAMAÇÃO


09/03 SÁBADO
10/03 DOMINGO


15h Querelle
Alemanha | 1982 | 108 min | DCP
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Brad Davis, Franco Nero, Jeanne Moreau
O marinheiro francês Querelle desembarca em Brest. Marginal e movido pelo desejo, torna-se frequentador assíduo do bordel da cafetina Lysiane, amante de seu irmão Robert. Lysiane é casada com Nono, que costuma jogar dados com os clientes. Quem ganha pode ficar com ela, quem perde deve transar com ele.


16/03 SÁBADO
17/03 DOMINGO


15h Ascensor para o cadafalso
França | 1957 | 105 min | DCP
Direção: Louis Malle
Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly
Florence Carala e seu amante Julien Tavernier sonham em ficar juntos e, para isso, armam um plano para matar o marido dela. Julien assassina o homem, forjando um suicídio, e leva suas coisas para o carro. Logo ele percebe que esqueceu o roupão fora da janela e decide voltar para buscá-lo. Preso no elevador, ele lembra vários indícios que podem incriminá-lo.


23/03 SÁBADO
24/03 DOMINGO


15h Jules e Jim – uma mulher para dois
França | 1961 | 105 min | DCP
Direção: François Truffaut
Elenco: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre
Um clássico de François Truffaut. Dois amigos, o francês Jim e o alemão Jules, vivem a efervescência das artes e da boemia na Paris da belle époque quando conhecem uma mulher por quem logo se apaixonam: Catherine. O triângulo se estende alegre e despreocupadamente, até que Catherine resolve casar com Jules – ainda que mantendo o relacionamento com Jim. Mas as coisas já não são como antes e, para aumentar o distanciamento, surge a Primeira Guerra.


30/03 SÁBADO
31/03 DOMINGO


15h Diário de uma camareira
França | 1964 | 92 min | DCP
Direção: Luis Buñuel
Elenco: Jeanne Moreau, Georges Géret, Michel Piccoli
A camareira Celestine arranja um emprego na casa da família Monteil, cercada de peculiaridades, como a patroa frígida, seu marido infiel e um senhor com fetiche por sapatos femininos. Uma menina é estuprada e morta na região e todas as evidências apontam para Joseph, um trabalhador local, como autor do crime. Ele se sente atraído por Celestine e a pede em casamento. Para tentar provar que ele é o assassino, Celestine cede às suas investidas.



SERVIÇO


Mostra Jeanne Moreau
aos sábados e domingos, de 9 a 31 de março de 2019


Cine Segall
Rua Berta, 111 - Vila Mariana (dentro do Museu Lasar Segall - próximo ao metrô Santa Cruz)
Ingresso R$ 4 (preço único)