Ao pensar no cinema de animação, as primeiras imagens que vêm à mente são os contos de fadas, os animais falantes e os fenômenos mágicos. Em quase um século de animação nas telas, dar vida e humanizar objetos e elementos inanimados alimenta a criatividade do público infantil com universos fascinantes e histórias encantadoras. A animação é frequentemente caracterizada como filme para crianças, sendo também tratada como gênero. Para desvincular essa percepção, o CINUSP Paulo Emílio apresenta, entre os dias 2 e 13 de junho, a VII Mostra de Animação, com uma seleção de filmes com temática adulta, recuperando o formato animado para abordar assuntos complexos, graves e polêmicos.

A mostra contempla filmes que recuperam os lugares-comuns da infância e os pintam com uma violência mais realista da qual as crianças são normalmente protegidas. O efeito é de um resgate nostálgico, com maior ressonância com o público adulto, afinal, quem disse que desenho é coisa de criança?

A curadoria reúne histórias com uma temática mais intensa e madura que aproveitam de todo o potencial criativo do meio animado. Com a VII Mostra de Animação, o CINUSP convida o público a refletir e apreciar, por meio da nostalgia da animação, o complexo e intrincado mundo adulto.



PROGRAMAÇÃO


SEGUNDA 2/julho

16h A revolução dos bichos (72’)
19h Animatrix (101’)


TERÇA 3/julho

16h Valsa com Bashir (90’)
19h Ghost in the shell - O fantasma do futuro (82’)


QUARTA 4/julho

16h Planeta fantástico (71’)
19h Chá de sangue e fio vermelho (71’)


QUINTA 5/julho

16h Perfect blue (81’)
19h Uma grande aventura (71’)


SEXTA 6/julho

16h Heavy metal - Universo em fantasia (90’)
19h A revolução dos bichos (72’)


TERÇA 10/julho

16h Chá de sangue e fio vermelho (71’)


QUARTA 11/julho

16h Uma grande aventura (71’)
19h Valsa com Bashir (90’)


QUINTA 12/julho

16h Animatrix (101’)
19h Planeta fantástico (71’)


SEXTA 13/julho

16h Ghost in the shell - O fantasma do futuro (82’)
19h Perfect blue (81’)



SINOPSES


A revolução dos bichos
Reino Unido, 1954, 72’
direção: Joy Batchelor, John Halas
Na produção inspirada na obra homônima de George Orwell, os animais moradores da Granja do Solar, cansados dos maus tratos rotineiros, se rebelam contra seu dono, o beberrão Sr. Jones. Após o expulsarem, os bichos se organizam e instauram novas regras, formando uma comunidade democrática. Os inteligentes porcos, no entanto, logo tratam de impor suas ideias.


Animatrix
EUA e Japão, 2003, 101’
direção: Lilly e Lana Wachowski, Andy Jones, Mahiro Maeda, Shinichiro Watanabe, Yoshiaki Kawajuri, Takeshi Koike, Koji Morimoto e Peter Chung
Antologia de animações que expandem o universo da série de filmes Matrix, com histórias que antecedem a obra original, revelando os dias finais das últimas cidades da humanidade, da guerra contra as máquinas e da queda da espécie humana. Composto por nove peças curtas de diferentes diretores, tem como roteiristas e produtoras as irmãs Wachowski, criadoras da saga original.


Chá de sangue e fio vermelho
EUA, 2006, 71’
direção: Christiane Cegavske
Ratos aristocráticos requisitam os serviços de criaturas rústicas da floresta para produzir uma boneca dos sonhos. No entanto, quando essa está finalizada, as criaturas se apaixonam por ela, se recusando a entregá-la aos roedores. Os ratos, por sua vez, decidem recorrer ao crime para obter seu tão almejado objeto de desejo.


Ghost in the shell - O fantasma do futuro
Japão, 1995, 82’
direção: Mamoru Oshii
No caótico ano de 2029, o Setor 9, liderado pela Major Motoko, é encarregado de resolver crimes praticados por hackers. Um deles, o Mestre das Marionetes, gera uma onda de violência, utilizando memórias falsas, ao mesmo tempo em que ativa uma série de questões existenciais em Motoko.


Heavy metal - Universo em fantasia
Canadá, 1981, 90’
direção: Gerald Potterton
Baseado na fantástica revista ilustrada Heavy Metal, o produtor Ivan Reitman reuniu os maiores artistas gráficos dos quadrinhos para criar uma história de outro mundo sobre uma luminosa bola verde vinda do espaço que espalha destruição por toda a galáxia.


Perfect blue
Japão, 1997, 81’
direção: Satoshi Kon
Mima Kirigoe é uma artista pop que decide abandonar a música para se dedicar à carreira de atriz. Ela se distancia de sua imagem infantil e angelical com um papel numa série de TV violenta. Quando ela começa a receber ameaças e duvidar de suas escolhas, passa a confundir fantasia e realidade.


Planeta fantástico
França, 1973, 71’
direção: René Laloux
No planeta Yagam vivem humanóides chamados de Oms, que são como escravos ou animais de estimação dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos dos Draggs.


Uma grande aventura
Reino Unido, 1978, 92’
direção: Martin Rosen
Um grupo de coelhos se une para formar uma sociedade própria, uma colônia apenas para sua espécie, longe da estrutura da tirania e das intervenções humanas. Para cumprir este objetivo, eles usarão de todos os meios necessários, não importando a violência.


Valsa com Bashir
Israel, 2008, 90’
direção: Ari Folman
Os pesadelos recorrentes de um amigo fazem com que o diretor Ari Folman vasculhe suas próprias lembranças bem enterradas da Guerra do Líbano, no início dos anos 80. O diretor também entrevista amigos em busca de respostas.



SERVIÇO


VII Mostra de Animação
de 2 a 13 de julho de 2018

CINUSP | Sala Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia - Favo 4 - Cidade Universitária
GRÁTIS