42ª Mostra | Duas décadas de Central do Brasil
são comemoradas em exibição especial


Em comemoração aos 20 anos de Central do Brasil, premiado com o Urso de Ouro e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim, a Mostra faz sessão inédita no país da cópia restaurada do longa. A exibição terá a participação do diretor Walter Salles e dos protagonistas, Fernanda Montenegro e Vinicius de Oliveira.

Restaurado pelo laboratório francês Éclair com o apoio do Centro Nacional de Cinema Francês (CNC), da VideoFilmes e da Mact Productions, o filme será exibido na terça, dia 30/10, às 21h, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta.

Na trama, Fernanda Montenegro é Dora, uma ex-professora que escreve cartas para os analfabetos na estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela cobra uma pequena quantia de todos, mas nem sempre envia as mensagens -muitas não saem de sua gaveta.

No meio dessas cartas cheias de esperanças e projetos, está a de Ana, que planeja reencontrar o pai de seu filho Josué (Vinícius de Oliveira). A inesperada morte dessa mãe sela o encontro de Dora e o menino Josué, que terão seus destinos entrelaçados numa viagem por um Brasil simples e duro, onde o prêmio é a redescoberta da própria humanidade de Dora.