O 8½ Festa do Cinema Italiano está de volta ao Brasil no período de 8 a 14 de agosto para a sua 6ª edição, trazendo a mais recente produção do cinema contemporâneo da Itália para São Paulo e mais 15 cidades.

O evento é organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore, em parceria com o circuito Espaço Itaú de Cinema, o Cinema São Luiz, o Cine Jardins e o Cine Líbero Luxardo. Conta ainda o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, a Rede Consular Italiana no Brasil, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Instituto Luce Cinecittà.

Com mais de dez anos de história, o festival começou em Lisboa em 2008, expandiu sua programação e alcançou sucesso em diferentes países de língua portuguesa como Angola e Moçambique; chegou ao Brasil em 2014 por Porto Alegre. Com o intuito de promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro e encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País para o cinema italiano, em 2016, já na sua terceira edição, chegou à sete capitais brasileiras. A edição 2018 ocorreu em doze cidades e neste ano, além de voltar às mesmas cidades, o festival chega também a mais quatro.

Acompanhe abaixo a programação da cidade de São Paulo; para acessar a programação nacional (arquivo em PDF), clique aqui.



PROGRAMAÇÃO


8/8 QUINTA

14h Michelangelo
17h O Melhor da Juventude (Parte 1)
21h Euforia _abertura


9/8 SEXTA

14h Caravaggio
17h O Melhor da Juventude (Parte 2)
21h Noite mágica


10/8 SÁBADO

14h00 Dafne
16h20 Michelangelo
18h40 Lucia Cheia de Graça
21h00 Silvio e os outros


11/8 DOMINGO

14h00 Lucia Cheia de Graça
16h20 Caravaggio
18h40 Bangla
21h00 Euforia


12/8 SEGUNDA

14h Entre Tempos?
16h Bangla
18h Silvio e os outros
21h Desafio de um Campeão


13/8 TERÇA

14h00 Euforia
16h20 Noite mágica
18h40 Lucia Cheia de Graça
21h00 Dafne


14/8 QUARTA

14h Bangla
16h Silvio e os outros
19h Desafio de um Campeão
21h Entre Tempos?



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


BANGLA
(Bangla), de Phaim Bhuiyan
ITÁLIA // 2019 // 87' // COMÉDIA // LEG.PT // 14 ANOS
com Phaim Bhuiyan, Simone Liberati, Pietro Sermonti, Carlotta Antonelli, Shaila Mohiuddin, Nasima Akhter, Rishad Noorani
O primeiro trabalho realizado por Phaim Bhuiyan é inspirado em sua vida e traz como protagonista o próprio Phaim, um rapaz, de 22 anos, oriundo do Bangladesh, que vive em Torpignattara, no subúrbio de Roma. Quando ele se apaixona perdidamente por Asia, uma jovem italiana, entra em pânico. De acordo com os seus pais, muito tradicionais, ele tem que casar com uma mulher bengali; e de acordo com a lei islâmica, sexo antes do casamento é pecado. O que fazer? Uma comédia honesta sobre integração e identidade.


CARAVAGGIO - A ALMA E O SANGUE
(Caravaggio: L'anima E Il Sangue), de Jesus Garcés Lambert
ITÁLIA // 2018 // 90' // LEG.PT // 6 ANOS
com Manuel Agnelli
Uma viagem cinematográfica emocionante pela vida, a obra e os tormentos do pintor italiano Caravaggio. Luz e sombra, contrastes e contradições, gênio e intemperança distinguem a sua existência e sua arte. Uma excursão narrativa e visual, filmada em Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta. Um dos filmes sobre arte mais visto na Itália.


DAFNE
(Dafne), de Federico Bondi
ITÁLIA // 2019 // 94' // DRAMAN // LEG.PT // 10 ANOS
com Carolina Raspanti, Stefania Casini, Antonio Piovanelli
Dafne (Carolina Raspanti) é uma jovem e determinada mulher com síndrome de Down que, após a morte inesperada de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com seu pai (Antonio Piovanelli). Além de ter que lidar com o próprio luto, Dafne assume um papel essencial na vida do pai quando este entra em depressão depois de perder a esposa. A relação dos dois muda completamente quando resolvem fazer uma trilha nas montanhas.


DESAFIO DE UM CAMPEÃO
(Il Campione) , de Leonardo D'Agostini
ITÁLIA // 2019 // 105' // DRAMA // LEG.PT // LIVRE
com Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Massimo Popolizio, Anita Caprioli, Mario Sgueglia
Christian é uma estrela do futebol. Valerio é um professor arisco e solitário. Vindos de dois mundos diferentes, os dois deverão encontrar forças um no outro, quando Valerio é destacado para ajudar Christian a controlar o seu temperamento depois de causar problemas em campo.


ENTRE TEMPOS?
(Ricordi?), de Valerio Mieli
ITÁLIA // 2018 // 106' // DRAMA/ROMANCE // LEG.PT // 14 ANOS
com Luca Marinelli, Linda Caridi, Giovanni Anzaldo
Lui (Luca Marinelli) e Lei (Linda Caridi) são duas pessoas completamente diferentes, mas que formam um casal intenso e apaixonado. Juntos durante anos, seus sentimentos estão em conflito constante, revelando uma montanha-russa emocional entre eles: enquanto Lui acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado. Ao longo dos anos, o par colecionou frustrações, alegrias, tristezas e angústias.


EUFORIA
(Euforia), de Valeria Golino
ITÁLIA // 2018 // 120' // DRAMA // LEG.PT // 14 ANOS
com Riccardo Scamarcio, Valerio Mastandrea, Jasmine Trinca
Matteo é um jovem e bem sucedido homem de negócios, charmoso e enérgico. Já Ettore é um homem calmo e justo, professor do segundo ano, que vive à sombra, sem nunca ter saído do vilarejo onde ambos cresceram. São irmãos, mas possuem personalidades opostas. A vida vai forçá-los a reviver uma situação difícil, que vai culminar em um conhecimento mais profundo um do outro, em um vórtex de fragilidade e euforia.


LUCIA CHEIA DE GRAÇA
(Troppa Grazia), de Gianni Zanasi
ITÁLIA // GRÉCIA // ESPANHA // 2018 // 110' // COMÉDIA // LEG.PT // 12 ANOS
com Alba Rohrwacher, Carlotta Natoli, Elio Germano, Giuseppe Battiston, Hadas Yaron, Thomas Trabacchi
Estrelado por Alba Rohrwacher e Elio Germano, Troppa Grazia conta a história de Lucia, uma mãe solo que luta para encontrar o equilíbrio entre os cuidados com a filha e a sua carreira como topógrafa. O seu futuro sofre uma reviravolta devido às aparições de uma insistente “Nossa Senhora”, determinada a dar um novo rumo a vida de Lucia.


O MELHOR DA JUVENTUDE
(La Meglio Gioventú) (Parte 1 e 2), de Marco Tullio Giordana
ITÁLIA // 2003 // 358' // DRAMA // LEG.PT // 18 ANOS
com Adriana Asti, Alessio Boni, Luigi Lo Cascio, Sonia Bergamasco
Esta é a história de uma família italiana do fim dos anos 60 até aos nossos dias. Nicola e Matteo são dois irmãos que vão reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história da Itália: das cheias de Florença à luta contra a máfia, dos grandes jogos de futebol da Itália às canções que marcaram gerações, dos movimentos estudantis terroristas, da crise dos anos 1990 à tentativa de inovação e a construção de um país moderno. Os personagens perseguem os seus sonhos atravessando a História: crescem, magoam-se e criam novas ilusões em que apostam todas suas energias.


MICHELANGELO - INFINITO
( Michelangelo - Endless), de Emanuele Imbucci
ITÁLIA // 2018 // 95' // DOCUMENTÁRIO // LEG.PT // 6 ANOS
com Enrico Lo Verso, Ivano Marescotti
Michelangelo - Infinito é o primeiro filme de arte sobre o gênio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti. Um documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e perturbado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também de mostrar grande coragem quando se trata de apoiar as suas crenças e ideologias. Uma personalidade imortal, um dos maiores artistas que o mundo já viu, cuja rica e variada produção artística se tornou um marco na história da arte universal. Este filme surpreendente, filmado com as mais avançadas tecnologias de filmagem, refaz a principal produção pictórica e escultórica de Michelangelo, mostrando as suas obras mais famosas.


NOITE MÁGICA
(Notti Magiche), de Paolo Virzì
ITÁLIA // 2018 // 125' // COMÉDIA // LEG.PT // 16 ANOS
com Mauro Lamantia, Giovanni Toscano, Irene Vetere, Roberto Herlitzka, Marina
Um grande produtor de cinema é encontrado morto no rio Tibre, e os principais suspeitos são três jovens roteiristas. Enquanto os amigos passam a noite na delegacia sendo interrogados pela polícia, eles revivem sua tumultuada e emocionante jornada pelas ruas de Roma, nos suspiros finais da era gloriosa do grande cinema italiano.


SILVIO E OS OUTROS
(Loro), de Paolo Sorrentino
ITÁLIA // 2018 // 100' // DRAMA // LEG.PT // 18 ANOS
com Toni Servillo, Elena Sofia Ricci, Riccardo Scamarcio, Kasia Smutniak
Empreendedores, cortesãos, políticos corruptos, bobos, acrobatas: é o circo em torno de Silvio Berlusconi. O filme põe no centro “eles”, os que contam pouco, os tubarões que frequentam o circo, que o chamam pelo nome: Silvio. Com Toni Servillo no papel de Berlusconi, Silvio e os Outros descreve a decadência do reino de Silvio Berlusconi e, sobretudo, da sua corte.



SERVIÇO


8 ½ Festa do Cinema Italiano
de 8 a 14 de agosto de 2019

Espaço Itaú de Cinema - Augusta
Rua Augusta, 1.475 - Cerqueira César (próximo ao metrô Consolação)
Ingressos R$20 e R$10 (meia)