Diretores sempre tentaram capturar o esplendor e a decadência das grandes cidades sob as lentes do cinema. Alguns grandes filmes ainda mantêm impressas na nossa memória paisagens emblemáticas que nos remetem a esses sentimentos contraditórios. Mas esses filmes geralmente nos lembram que esse espaço é um território essencialmente masculino.

A mostra Sobre mulheres e cidades traz um panorama de filmes que olham para a cidade a partir da perspectiva da mulher, discutindo questões e sentimentos femininos em um mundo que ainda resiste à sua individualidade.





PROGRAMAÇÃO


dia 9/5 – quarta
15h Dois dias, uma noite
17h A mulher do lago das almas perfumadas
19h30 Dez


dia 10/5 – quinta
15h A história de Qiu Ju
17h20 O sonho de Wadjda
19h40 A grande cidade


dia 11/5 – sexta
15h Polissia
17h Dois dias, uma noite
19h30 Jovem mulher


dia 12/5 – sábado
15h A grande cidade
17h40 A mulher do lago das almas perfumadas
20h Quando a mulher sobe a escada


dia 13/5 – domingo
15h Polissia
17h30 Daphne
19h30 Frances Ha


dia 15/5 – terça
15h Jovem mulher
17h15 Frances Ha
19h30 O sonho de Wadjda


dia 16/5 – quarta
15h Quando a mulher sobe a escada
17h30 A história de Qiu Ju
20h Daphne



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Daphne
(Reino Unido, 2018, 93min, DCP, 16 anos)
direção: Peter Mackie Burns – elenco: Emily Beecham, Geraldine James, Tom Vaughan-Lawlor
Londres, Inglaterra. Daphne constantemente tem a sensação assustadora de que sua vida está parada, pois se sente jovem demais para se estabelecer e velha demais para ficar zoando por aí. Para distrair, ela mantém os dias e as noites ocupados com pessoas, amigos e amantes. Certa noite, um assalto violento a força a confrontar esse limbo existencial, analisando de perto a pessoa que se tornou.


Dez
(Ten, Irã/França, 2002, 94min, DVD, livre)
direção: Abbas Kiarostami – elenco: Mania Akbari, Amin Maher, Roya Akbari
Dez sequências na vida emocional de seis mulheres e os desafios com que elas se deparam num momento particular de suas vidas. Dez episódios que se passam em dias diferentes, mas sempre no carro de uma jovem mulher. Divorciada e recém-casada com outro homem, ela tem um filho do primeiro casamento que, no entanto, não cansa de culpá-la por não agir dentro do código moral do Irã. Além de seu filho ela dá carona a várias mulheres, uma prostituta, uma jovem apaixonada e uma senhora, criando um retrato da feminilidade no Irã.


Dois dias, uma noite
(Deux jours, une nuit, França, 2015, 95min, DCP, 12 anos)
direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne – elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Catherine Salée
Sandra perde seu emprego pois outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e o marido têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.


Frances Ha
(EUA, 2013, 86min, DCP, 14 anos)
direção: Noah Baumbach – elenco: Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper
Frances é a ambiciosa aprendiz de uma companhia de dança, que tem que se contentar com muito menos sucesso e reconhecimento do que ela gostaria. Mesmo assim, ela encara a vida de maneira leve e otimista. Esta fábula moderna explora temas como a juventude, a amizade, a luta de classes e o fracasso.


A grande cidade
(Mahanagar, Índia, 1963, 136min, DCP)
direção: Satyajit Ray – elenco: Anil Chatterjee, Madhabi Mukherjee, Jaya Bhaduri
Subrata e Arati são casados e têm um filho pequeno. Quando Subrata perde o emprego, Arati encontra uma única solução: desafiar os costumes da época, que não permitem à mulher a independência econômica, e arranjar um trabalho que lhe permita sustentar a família. Realizado por Satyajit Ray em 1963, um drama familiar sobre as mudanças de costumes e o papel da mulher na Índia em meados do século 20.


A história de Qiu Ju
(Qiu Ju da Guan Si, China, 1992, 110min, 35mm)
direção: Zhang Yimou – elenco: Gong Li, Laosheng Lei, Liuchun Yang
Quando seu marido é agredido pelo líder comunitário, Qiu Ju fica inconformada. Para poder pagar as custas do processo, ela vende parte de seus bens e parte em busca de justiça.


Jovem mulher
(Jeune Femme, França/Bélgica, 2017, 97min, DCP)
direção: Léonor Serraille – elenco: Laetitia Dosch, Souleymane Seye Ndiaye, Léonie Simaga
Paula decidiu seguir seu companheiro até Paris, após longa ausência. No local, ela acaba sendo deixada por ele após dez anos de relacionamento. Apesar de tudo, ela não é uma mulher melancólica e nostálgica. Ela decide permanecer nessa cidade desconhecida e ser engolida por ela, aproveitar tudo o que for possível. Mas sua solidão e encontros fugazes acabam fazendo-a reavaliar as certezas que possuía.


A mulher do lago das almas perfumadas
(Xiang Hun nu, China, 1992, 105min, DCP, livre)
direção: Xie Fei – elenco: Gaowa Siqin, Yujuan Wu, Baoguo Chen
Se o dinheiro não pode comprar a felicidade, pode ao menos comprar pessoas? Xiang é dona de uma pequena perfumaria. Seu marido é preguiçoso e bêbado. Quando investidores japoneses oferecem dinheiro para expandir o pequeno negócio de Xiang, ela vê no dinheiro a saída para todos os seus problemas.


Polissia
(Polisse, França, 2012, 127min, DCP)
direção: Maïwenn – elenco: Karin Viard, JoeyStarr, Marina Foïs, Maïwenn
Diariamente, um grupo especializado da polícia francesa precisa lidar com duros crimes envolvendo crianças. A rotina envolve prisão de pedófilos, interrogação de pais abusivos e o confronto com menores infratores. Dentro desse universo, a vida privada de cada policial encontra pouco espaço, apesar de ser difícil manter o equilíbrio entre as duas partes. Essa dinâmica sofre sérias mudanças quando Melissa, uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior, passa a acompanhar as missões.


Quando a mulher sobe a escada
(Onna ga Kaidan wo agaru toki, Japão, 1960, 111min, DCP)
direção: Mikio Naruse – elenco: Hideko Takamine, Masayuki Mori, Reiko Dan
Uma atraente viúva é forçada a ganhar a vida como hostess de um bar. Ela sabe que, se perder o emprego, a única profissão aberta a ela á a mais velha do mundo. Mas quando o pior acontece, ela aprende a viver consigo mesma, mesmo à custa de seus valores.


O sonho de Wadjda
(Arábia Saudita, 2013, 97min, DCP, livre)
direção: Haifaa Al Mansour – elenco: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani
Wadjda tem dez anos de idade e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.



SERVIÇO


Sobre mulheres e cidades – a cidade sob a perspectiva feminina
de 9 a 16 de maio de 2018

Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso R$2 (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)