O Experimenta Portugal 2018, traz a II Mostra de Cinema Português Contemporâneo à maior cidade de língua portuguesa do mundo.

Entre os dias 17 e 20 de maio, o Circuito SP Cine, um dos mais tradicionais de São Paulo, traz uma mostra com 7 filmes portugueses espalhados em 12 sessões gratuitas (três por dia), incluindo o final de semana em que acontece a Virada Cultural, no Centro Cultural São Paulo.

Os filmes escolhidos foram: As Cidades e as Trocas, de Luísa Homem e Pedro Pinho; Colo, de Teresa Villaverde; Correspondências, de Rita Azevedo Gomes; E o Tempo Passa, de Alberto Seixas Santos; John From, de João Nicolau; Montanha, de João Salaviza; e O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa.



PROGRAMAÇÃO


17/05 QUINTA

15h00 Colo
18h00 John From
20h00 Montanha


18/05 SEXTA

15h00 O Grande Kilapy 
17h30 E o tempo passa 
19h45 Correspondências


19/05 SÁBADO

15h00 A cidade e as trocas 
18h00 Montanha 
19h45 Colo


20/05 DOMINGO

15h00 Correspondências
18h00 John From 
20h00 E o tempo passa



SINOPSES


As Cidades e as Trocas
de Luísa Homem e Pedro Pinho
2014 | Duração: 138 minutos
Com a crise do crescimento do setor de turismo em Cabo Verde, há uma busca de empregos e oportunidades de negócio em países vizinhos, como a Mauritânia. Tendo esse horizonte, o documentário acompanha uma rota atlântica, destacando as transformações sociais e físicas geradas na paisagem a partir desse conflito, e de sua posterior internacionalização.


Colo
de Teresa Villaverde
2017 | Duração: 136 minutos
Em Portugal, uma família de classe média passa por grave crise financeira. O pai perde o emprego e não consegue encontrar outro trabalho, a mãe consegue acha uma segunda ocupação para aumentar a renda, mas anda sempre cansada e mal para em casa. Enquanto se tornam estranhos uns aos outros, a filha adolescente, negligenciada por ambos e cheia de segredos, começa a se rebelar.


Correspondências
de Rita Azevedo Gomes
2016  | Duração: 145 minutos
Jorge de Sena, forçado a sair do país por razões políticas e circunstâncias da vida, parte para o Brasil e depois para as Américas, sem nunca ter conseguido regressar a Portugal. Durante cerca de vinte anos de exílio, mantém correspondência por carta com Sophia de Mello Breyner Andresen. O filme estabelece um diálogo entre Sophia e Sena. Diálogo onde, por vezes, as opiniões são opostas mas que, acima de tudo, testemunham a importância que põem em levar esse valor maior, a Amizade, intacto até à morte.


E o Tempo Passa
de Alberto Seixas Santos
2011 | Duração: 105 minutos
Teresa (Sofia Aparício) é uma célebre figura pública. Atriz de telenovelas, está tão habituada a fingir que julga ter uma vida feliz. O reencontro com um amor do passado fá-la perceber a solidão, levando-a a repensar as escolhas que foi fazendo ao longo da sua vida, tanto privada como profissional. Agora necessita descobrir um sentido e saber o que é verdadeiramente a felicidade. A nova longa-metragem de Alberto Seixas Santos, 12 anos depois de “Mal”, conta ainda com a participação dos actores Pedro Górgia, Isabel Ruth,Américo Silva, Christian Cloarec e Rita Durão.


John From
de João Nicolau
2015 | Duração: 95 minutos
Rita tem tudo. Tem 15 anos e o Verão à sua frente. Molha o chão da varanda e chapinha enquanto apanha valentes banhos de sol. Tem um ex-futuro namorado e o presente infalível da sua melhor amiga. Faz tranças e tem festas onde mostrá-las. Muito naturalmente, de Portugal ao Pacífico Sul, esta fortaleza desaba com doçura quando a adolescente vê a exposição que um novo vizinho apresenta no centro comunitário do bairro.


Montanha
de João Salaviza
2016 | Duração: 90 minutos
É Verão em Lisboa. David, de 14 anos, foi criado com a mãe e o avô. Quando o velho senhor fica gravemente doente e é hospitalizado, a mãe decide passar lá as noites, esperando o momento da inevitável morte. David recusa-se a entrar no hospital ou a encarar a possibilidade da partida do homem que o criou. O vazio pela falta do avô e da mãe obriga o rapaz a tornar-se o homem da casa e a entrar precocemente na idade adulta… Estreado no Festival de Cinema de Veneza, um filme sobre as dores do crescimento que marca a estreia de João Salaviza na longa-metragem depois de “Arena” (2009, Palma de Ouro em Cannes), “Cerro Negro” (2011) e Rafa (2012, Urso de Ouro em Berlim).


O Grande Kilapy
de Zezé Gamboa
2014 | Duração: 102 minutos
Joãozinho é um jovem angolano, descendente de uma rica família do período colonial. Este rapaz mestiço quer apenas viver a vida, saindo com mulheres, se divertindo com os amigos e gastando seu dinheiro. Embora seja alto executivo do Banco Nacional Angolano, ele desvia os fundos da própria instituição onde trabalha, distribuindo dinheiro aos colegas, militantes pela libertação de Angola. Joãozinho vai preso, mas quando sai da prisão, é acolhido pela sociedade como um herói local.



SERVIÇO


II Mostra de Cinema Português Contemporâneo
de 17 a 20 de maio de 2018

Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Entrada gratuita (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)