Com abordagens que propõem novas leituras da história do Brasil, filmes que articulam imagens de arquivo, sagas de figuras e conflitos reais, Sylvio Back completa oitenta anos de vida e sessenta de cinema.

Nascido em Blumenau, com carreira desenvolvida no Paraná e no Rio de Janeiro, se notabiliza pela investigação histórica do autoritarismo brasileiro, em episódios associados a grandes conflitos armados, como a Guerra do Paraguai e a influência nazista no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial; destacou-se também, como poeta, com uma lírica de forte tonalidade erótica.
Egresso do contexto do Cinema Novo, foi aos poucos aproximando-se tanto de formas documentárias singulares, quanto da exploração pioneira de imagens e sons de filmes antigos como matéria-prima para o chamado documentário de arquivo, linguagem que desenvolve desde o final dos anos 1970.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos na bilheteria a partir de uma hora antes da sessão.


Aleluia, Gretchen

Sinopse: Saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo do nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil, por volta de 1937. Às vésperas e durante a II Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo. Na década de 1950, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trân¬sito para o Cone Sul. A trama se estende até aos anos 1970.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1976 Cromia: Colorido Duração: 118' Formato de Exibição: Beta Digital Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Carlos Vereza, Miriam Pires, Lilian Lemmertz, Sérgio Hingst, Kate Hansen e Selma Egrei

21.02.2018
quarta-feira | SALA BNDES | 20:00



Cruz e Souza – O poeta do desterro

Sinopse: Biografia do poeta brasileiro, filho de escravos, João da Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior po¬eta negro da língua portuguesa. Através de 34 "estrofes visuais", o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis (SC) até seu trágico fim no Rio de Janeiro.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1999 Cromia: Colorido Duração: 86' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Kadu Carneiro, Maria Ceiça, Léa Garcia e Danielle Ornelas.

22.02.2018
quinta-feira | SALA PETROBRAS | 19:00

Yndio do Brasil

Sinopse:
Composição de trechos de filmes nacionais e estrangeiros – ficção, cinejornais e documentários – que revela como o ci­nema vê e ouve o índio bra­sileiro desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. 

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1995 Cromia: Colorido Duração: 70' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Participação especial de José Mayer

22.02.2018
quinta-feira | SALA PETROBRAS | 21:00

Revolução de 30

Sinopse: Filme-colagem de trinta de documentários e filmes de ficção dos anos 1920, culminando com cenas inéditas da Revolução de 1930.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1980 Cromia: Preto e Branco Duração: 118' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil


23.02.2018
sexta-feira | SALA PETROBRAS | 17:00


A guerra dos pelados

Sinopse: Outono de 1913, interior de Santa Catarina. Campanha do Contestado. A concessão de terras a uma companhia da estrada de ferro estrangeira para explorar suas riquezas através de uma serraria subsidiária, e a ameaça de redutos messiânicos de posseiros expropriados, geram um sangrento conflito na região. Por exigência dos “coronéis”, forças militares regionais e o Exército Nacional intervêm. Mas os “pelados” (assim chamados por rasparem a cabeça) se revoltam, protagonizando uma resistência à semelhança de Canu¬dos.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1971 Cromia: Colorido Duração: 98' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Átila Iório, Jofre Soares, Stênio Garcia, Dorothée-Marie Bouvier e Emanuel Cavalcanti.


23.02.2018
sexta-feira | SALA PETROBRAS | 19:00

República Guarani

Sinopse: Entre 1610 e 1767, ano da expulsão dos jesuítas das Américas, numa vasta área dominada por índios Guarani – e banhada pelos rios Uruguai, Paraná e Paraguai – vingou um discutido projeto religioso, social, econômico, político e arquitetônico, sem equivalência na história das relações entre colonizadores e índios.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1982 Cromia: Colorido Duração: 100' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Bartolomeu Meliá, Rafael Eládio Velásquez, Juan Carlos Caravaglia e Juan Villegas


23.02.2018
sexta-feira | SALA PETROBRAS | 21:00


Guerra do Brasil

Sinopse: Entre os anos de 1864 e 1870, a América do Sul foi palco do maior e mais sangrento con¬flito armado do século, conhecido como a "Guerra do Paraguai", ou "Guerra Grande", para os paraguaios. Misturando realidade e ficção, o documentário debate este “ensaio” da I Guerra Mundial, que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Pa¬raguai, vitimando um milhão de pessoas.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1987 Cromia: Colorido Duração: 84' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Patrícia Abente.


24.02.2018
sábado | SALA PETROBRAS | 17:00

Lance maior

Sinopse: Mário, estudante universitário e bancário, tenta ascender social¬mente através de uma ligação amorosa com Cristina, jovem rica, orgulhosa e emancipada. Entre os dois coloca-se a comerciária Neusa, inexperiente e revoltada com a condição humilde de sua família.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1968 Cromia: Preto e Branco Duração: 100' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Reginaldo Faria, Regina Duarte, Isabel Ribeiro


24.02.2018
sábado | SALA PETROBRAS | 19:00

Lost Zweig

Sinopse: A última semana de vida do escritor judeu-austríaco Stefan Zweig (RüdigerVogler), autor do famoso Brasil, País do Futuro, e da mulher Lotte (Ruth Rieser). O casal, num pacto cercado de mistério, se suicida em Petrópolis, no Rio de Janeiro, logo após o carnaval de 1942.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 2003 Cromia: Colorido Duração: 45' Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Rüdiger Vogler, Denise Weinberg, Ruth Reiser, Ney Piacentini e Kiko Mascarenhas.


24.02.2018
sábado | SALA PETROBRAS | 21:00

Rádio Auriverde: a FEB na Itália

Sinopse: Com imagens e sons até então inéditos de Carmen Miranda e do Brasil na II Guerra Mundial, o filme penetra no desconhecido universo da presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália (1944-45).

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 1991 Cromia: Preto e Branco Duração: 70' Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Com vozes de Juraciara Diacovo, Cévio Cordeiro, Márcio Seixas e Denis Bourke


25.02.2018
domingo | SALA BNDES | 16:00

O universo Graciliano

Sinopse: Um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, falecido em 1953, e autor de grandes livros da literatura brasileira, como São Bernardo, Vidas secas, Angústia, Infância e Memórias do cárcere. O filme combina materiais de arquivo, trechos de filmes e entrevistas de pessoas próximas ao escritor.

Direção: Sylvio Back Ano de Produção: 2013 Cromia: Colorido e P&B Duração: 84' Formato de Exibição: Arquivo digital Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil


25.02.2018
domingo | SALA BNDES | 18:00

O contestado - restos mortais

Sinopse: Com o inédito relato de trinta médiuns em transe, articulado ao memorial sobrevivente e à polêmica de especialistas, resgata uma das maiores epopeias do país, a Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa fundiária, mesclado à irrupção de um levante messiânico de grandes proporções.

Direção: Sylvio Back
Ano de Produção: 2010
Cromia: Colorido
Duração: 155'
Formato de Exibição: HDCam
Formato Original:
Título Original:
País de Origem: Brasil

25.02.2018
domingo | SALA BNDES | 20:00