O Sesc Belenzinho apresenta a Mostra O Lobo à Espreita: Uma homenagem ao centenário de Ingmar Bergman, todas às terças, de 7 a 28 de agosto, com entrada gratuita.

Produzida pelo Departamento Nacional do Sesc, a retrospectiva celebra o centenário de nascimento do diretor sueco responsável por alguns dos filmes mais influentes e aclamados da história do cinema. Suas obras estão, em geral, centradas no estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais.


PROGRAMAÇÃO


7 de agosto, terça, às 19h

O SÉTIMO SELO
(Det Sjunde Inseglet. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1957. 96 min, p&b. 12 anos.)
No século XIV, depois de dez anos de luta nas Cruzadas, o cavaleiro sueco Antonius Block volta a seu país e encontra um território devastado pela Peste Negra. A Morte surge diante do cavaleiro com o desejo de levá-lo consigo. Ele pede um adiantamento da pena, durante o qual joga uma partida de xadrez com a Morte. O cavaleiro, acompanhado sempre por seu escudeiro ateu, Jons, vê à sua volta a morte, pela fome e pela peste, fiéis que se flagelam em rituais sinistros, bruxas queimadas pela Igreja. Somente quando conhece Jof e Mia, um ingênuo casal de saltimbancos, é que suas dúvidas e tormentos são aliviados.

Filme indicado à Palma de Ouro e vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. Com Max Von Sydow, Bengt Ekerot, Gunnar Björnstrand, Nils Pope e Bibi Anderson.


14 de agosto, terça, às 19h

MORANGOS SILVESTRES
(Smultronstället. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1957. 91 min, p&b. 10 anos.)
Victor Sjöström interpreta Isak Borg, um velho professor de medicina que reavalia a sua vida enquanto viaja para a universidade em que se formou para receber um título de doutor honoris causa. Borg viaja com sua estranha nora, Marianne e revisita muitos marcos de seu passado, em especial as memórias de sua família e de Sara, sua paixão de juventude.

Filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Com Bibi Andersson, Folke Sundquist, Gunnar Björnstrand, Ingrid Thulin e Victor Sjöström.


21 de agosto, terça, às 19h

PERSONA
(Persona. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1966. 85 min, p&b. 14 anos.)
Elisabet Vogler é uma atriz que ficou muda de repente, e seu tratamento se dá numa pequena vila à beira-mar, sob os cuidados da enfermeira Alma. As duas passam o tempo juntas, com Alma sempre falando sem ter respostas. A confiança em Elisabet cresce cada vez mais, e Alma vai contando-lhe seus segredos mais secretos. Mas, lendo uma carta escrita pela atriz, Alma descobre que é vista como um objeto de estudo. A relação entre as duas mulheres se torna tensa, mas torna-se instrumento para ajudar as duas a encontrarem suas identidades e problemas psicológicos. Com Bibi Andersson, Gunnar Björnstrand, Jörgen Lindström, Liv Ullmann e Margareta Krook.


28 de agosto, terça, às 19h

A HORA DO LOBO
(Vargtimmen. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1968. 90 min, p&b. 18 anos.)
O pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, se retiram para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a escuridão entre a noite e o amanhecer, a chamada "hora do lobo", os medos de Johan podem se concretizar... Com Max Von Sydow, Erland Josephson, Liv Ullmann e Ingrid Thulin.



SERVIÇO


Mostra O Lobo à Espreita: Uma homenagem ao centenário de Ingmar Bergman
às terças, de 7 a 28 de agosto de 2018

Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1.000 - Belenzinho (próximo a estação Belém do metrô)
Entrada gratuita (retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento)