A edição 2018 do Cinema Mostra Aids, iniciativa do Grupo Pela Vidda/SP, procura responder a complexa e sempre atual questão da aids através do olhar diverso de filmes em longa, média e curta-metragens  e o faz contemplando o passado para alertar o presente, numa perspectiva determinada não apenas por títulos das duas últimas décadas, mas principalmente por produções recentes que se voltam a tempos bem mais sombrios.

É evidente a intenção de nos fazer lembrar a agonia dos anos 80, com sua ignorância do mal que surgia e com ele os preconceitos, assim como a solidariedade e o engajamento no combate à epidemia. São nas vertentes de memória, conhecimento, prevenção e luta contra o preconceito que se baseiam muitos dos filmes exibidos.



PROGRAMAÇÃO


16/8 (quinta-feira)

19h PARA SEMPRE TEU, CAIO F.


17/8 (sexta-feira)

15h GAZELLE - THE LOVE ISSUE
17h STRIKE A POSE
19h A PAIXÃO DE JL


18/8 (sábado)

15h CALIFÓRNIA
17h MEU NOME É JACQUE
19h Programa de Curtas (Horizonte de Eventos; A Onda Traz, O Vento Leva; O Pacote; Dia 1; Positive Youtubers)


19/8 (domingo)

15h VIVANT!
17h A DESTRUIÇÃO DE BERNARDET
19h AGE OF CONSENT



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


A Destruição de Bernardet
Claudia Priscilla, Pedro Marques / Brasil / 72’ / 2016 / Class. Ind.: 12 anos
Referência na reflexão sobre o cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet resolveu, aos 70 anos, se dedicar como ator em longas e curtas experimentais e ousados, dirigidos por jovens realizadores. Neste documentário, o próprio Bernardet reflete sobre as críticas recebidas por suas incursões como ator e revela suas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato de ser portador do vírus HIV.


A Onda Traz, O Vento Leva
Gabriel Mascaro / Brasil / 29’ / 2012 / Class. Ind.: 12 anos
Rodrigo, portador do HIV, é deficiente auditivo e trabalha instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.


A Paixão de JL
Carlos Nader / Brasil / 82’ / 2014 / Class. Ind.: 14 anos
O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV.


Age of Consent
Todd Verow, Charles Lum / EUA / 88’ / 2014 / Class. Ind.: 18 anos
O filme conta a história da HOIST, o primeiro e único bar gay de fetiche de Londres, na Inglaterra. Segue a evolução cultural da vida gay e do sexo na Londres moderna, através da AIDS, da gentrificação e da luta política em curso para descriminalizar a atividade homossexual no Reino Unido.


Califórnia
Marina Person / Brasil / 90’ / 2015 / Class. Ind.: 14 anos
Início dos anos 1980. Estela (Clara Gallo) é uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade, de identidade, amizade e amor. Ela tem um ídolo, o tio Carlos (Caio Blat), jornalista musical que vive nos Estados Unidos. E o maior sonho da menina é visitá-lo na Califórnia, durante as férias. Os planos dela vão por água abaixo, no entanto, quando ela descobre que é ele quem está voltando para o Brasil, magro, debilitado por consequência de uma doença sobre a qual a medicina apenas começava a se debruçar.


Dia 1
Matheus Faro, Rafael Bolacha / Brasil / 12’ / 2017 / Class. Ind.: 12 anos
Durante uma entrevista, Luan se recorda do dia em que recebeu seu diagnóstico positivo para HIV. Ali se colocam seus medos, aflições e questionamentos que o fizeram tomar decisões importantes para seguir em frente. Baseado em uma história real.


Gazelle - The Love Issue
Cesar Terranova / Brasil, EUA, Polinésia Francesa / 93’ / 2014 / Class. Ind.: 14 anos
Gazelle é um ícone do mundo underground que criou a "Gazelland", uma revista de design criativo que documentou artistas, fotógrafos, performers e designers de um certo segmento da comunidade gay e transexual da vida noturna de Londres, Nova York e São Paulo. Gazelle é, na verdade, o alter-ego de Paulo, um comissário de bordo brasileiro de 45 anos. Mas por trás de seus trajes corajosos e de autoria própria, a vida de Gazelle não é fácil. Paulo esteve casado durante sete anos com Eric, que morreu em seus braços no dia do aniversário de casamento de ambos. Portador do vírus HIV, a trágica e súbita morte de seu parceiro fez com que ele começasse um novo ciclo de vida. Através de Gazelle, ele expressa seus sentimentos e sonhos mais profundos e até conhece um novo amor.


Horizonte de Eventos
Gil Baroni / Brasil / 15’ / 2016 / Class. Ind.: 12 anos
Gabriel descobriu que está com HIV e resolveu contar para todo mundo.


Meu Nome é Jacque
Angela Zoé / Brasil / 74’ / 2016 / Class. Ind.: 12 anos
A diversidade da narrada através de um olhar sobre a história e a vida de Jacqueline Rocha Côrtes, uma mulher transsexual portadora do vírus da aids, que precisou e que ainda precisa superar grandes obstáculos para viver sua vida da melhor forma possível, quebrando paradigmas e derrubando preconceitos.


O Pacote
Rafael Aidar / Brasil / 18’ / 2013 / Class. Ind.: 12 anos
Em uma nova escola, os jovens Leandro e Jefferson formam uma ligação instantânea e logo percebem que não se trata de uma amizade comum. Mas Jeff tem algo a dizer. Se eles querem ficar juntos, Leandro deverá lidar com algo irreversível. Algo que faz parte do pacote.


Para Sempre Teu, Caio F.
Candé Salles / Brasil / 90’ / 2014 / Class. Ind.: 12 anos
Inspirado no livro de Paula Dip, esta é uma biografia polêmica: morto aos 47 anos, Caio Fernando Abreu foi vítima de HIV e marcado por laços afetivos tão intensos quanto obras emblemáticas como Morangos mofados. Com mistura de linguagens inerentes à obra de Caio F. – cinema, teatro, música e literatura –, a linha narrativa é conduzida através de depoimentos de amigos, editores e estudiosos que mantiveram relação com o autor.


Positive Youtubers
Leandro Goddinho / Brasil / 15’ / 2017 / Class. Ind.: 12 anos
Documentário gravado online a partir da tela do computador sobre quatro youtubers brasileiros que compartilham suas experiências vivendo com o HIV.


Strike a Pose
Ester Gould, Reijer Zwaag / Holanda, Bélgica / 83’ / 2016 / Class. Ind.: 12 anos
Na década de 1990, sete jovens dançarinos se juntaram a mais controvesa turnê da cantora Madonna. Na época, a jornada foi registrada no documentário Na Cama com Madonna. Autoproclamada "mãe" dos seis dançarinos gays e mais um hétero, Madonna usou o filme para se posicionar sobre os direitos dos gays, liberdade de expressão e desmistificação da AIDS. Os dançarinos se tornaram símbolos de
orgulho, inspirando pessoas a se desafiarem a serem elas mesmas. Vinte e cinco anos depois, eles
compartilham suas histórias de vida durante e depois da turnê.


Vivant!
Vincent Boujon / França / 80’ / 2014 / Class. Ind.: 12 anos
Cinco homens soropositivos se encontram para uma primeira experiência de paraquedismo. Detidos por
momentos intensos e vertiginosas, uma crescente amizade e momentos hilariantes, o filme é uma
oportunidade para eles expressarem sentimentos profundos sobre a vida com HIV.



SERVIÇO


10ª Cinema Mostra AIDS
de 16 a 19 de agosto de 2018


Centro Cultural São Paulo (CCSP)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Entrada gratuita (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)