Panahi é um dos mais influentes diretores da “new wave iraniana”. Conhecido pelo seu retrato realista e corajoso da paisagem contemporânea da vida no Irã, Jafar Panahi é um dos grandes diretores da atualidade, premiado nos principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim e Veneza. Seus temas, geralmente mulheres e personagens à margem na sociedade, são tratados com um humanismo raro. Trabalhando sempre com atores não profissionais, geralmente interpretando a própria vida, seus filmes evocam a urgência social das realidades do Leste europeu, a partir do microcosmo de vidas comuns.

Panahi foi recentemente sentenciado a seis anos de prisão, junto com sua mulher, sua filha e mais 15 amigos, por propaganda contra o governo iraniano, e proibido de filmar por 20 anos, por sua associação com o Green Movement. Seus últimos filmes, o documentário ‘Isto não é um filme’, e o urso de ouro ‘Táxi Teerã’, foram feitos sob o regime de proibição, com o apoio de cineastas e organizações estrangeiras.
Depois de estudar direção de cinema na College of Cinema and Television no Teerã, Panahi fez um grande número de filmes para a televisão iraniana e foi ator e assistente de direção no filme ‘Através das Oliveiras’, de Abbas Kiarostami.

A Mostra ‘Onde está você, Jafar Panahi?’, traz os seus principais filmes, desde o seu sucesso com ‘O balão branco’ até o seu filme mais atual, ‘Onde está você, Jafar Panahi?’, um curta-metragem documental sobre o seu mestre, Abbas Kiarostami.



PROGRAMAÇÃO


dia 24/4 – terça

15h30 O espelho
17h30 Ouro carmim
19h30 Fora do jogo

dia 25/4 – quarta

15h30 O espelho
17h30 O balão branco
19h30 Através das oliveiras

dia 26/4 – quinta

15h30 Fora do jogo
15h30 Cortinas fechadas
19h30 Táxi Teerã

dia 27/4 – sexta

15h30 Ouro carmim
17h30 O círculo
19h30 Isto não é um filme

dia 28/4 – sábado

15h30 Onde está você, Jafar Panahi?
16h Táxi Teerã
20h Cortinas fechadas

dia 29/4 – domingo

15h30 Onde está você, Jafar Panahi?
16h O balão branco
18h Isto não é um filme
20h O círculo



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Através das oliveiras
(Zire darakhatan zeyton, 1994, 103 min, DVD)
elenco: Mohamad Ali Keshavarz, Farhad Kheradmand, Jafar Panahi
Uma pequena cidade no Norte do Irã recebe a visita de uma equipe de cinema que está produzindo um filme. Os protagonistas são Hossein e Tahere, uma jovem atriz por quem Hossein está visivelmente apaixonado, deixando transparecer até para o diretor do filme.

O balão branco
(Badkonake sefid, 1995, 75min, digital 480p)
elenco: Aida Mohammadkhani, Mohsen Kafili, Fereshteh Sadr Orfani
Uma garotinha de 7 anos insiste que sua mãe lhe compre outro peixinho dourado para a celebração do ano-novo iraniano. Apesar de a família estar sem dinheiro, ela consegue a quantia com a ajuda de seu irmão. A caminho da loja ela perde o dinheiro duas vezes, mas os irmãos não medem esforços para recuperá-lo, saindo pelas ruas de Teerã.

O círculo
(Dayereh, 2000, 90 min, DVD, )
elenco: Elham Saboktakin, Fereshteh Sadre Orafaiy, Maryiam Palvin Almani
Três mulheres acabam de receber indultos temporários para deixar a prisão. As perspectivas, porém, são as piores. Mesmo em liberdade elas se sentem em uma grande prisão, com os direitos reduzidos e cerceados pelos homens.

Cortinas fechadas
(Pardé, 2014, 106min, DVD)
elenco: Kambozia Partovi, Jafar Panahi
Vivendo em prisão domiciliar à beira mar, de cortinas fechadas, o cineasta Jafar Panahi se esconde do mundo apenas com o seu cachorro como companhia. A tranquilidade do lugar é abruptamente quebrada com a chegada de uma jovem fugitiva. Recusando-se a ir embora, ela fica na casa, mas uma nova presença vai mudar tudo.

O espelho
(Ayneh, 1997, 95min, DVD)
elenco: Aida Mohammadkhani, Kazem Mojdehi, Mina Mohammad Khani
O filme conta a história de uma garotinha que, esquecida pela mãe na escola, tenta encontrar o caminho de sua casa. O filme discute o real e a ficção, mostrando ambas e, em determinado momento, começa a confundir o público, que fica sem saber onde acaba o roteiro e onde começa a realidade.

Fora do jogo
(Offside, 2006, 86min, DVD)
elenco: Sima Mobarak-Shahi, Safar Samandar, Shayesteh Irani
No Irã há milhares de mulheres adeptas de futebol. Como são proibidas de entrar em estádios, algumas mais ousadas disfarçam-se de homens para enganar a polícia. Este último longa de ficção de Jafar Panahi, antes da proibição de filmar, é inspirado num evento real que aconteceu com a filha do próprio realizador.

Isto não é um filme
(In Film Nist, 2011, 75min, DVD)
elenco: Jafar Panahi
Condenado pela justiça do Irã, o cineasta Jafar Panahi aguarda em prisão domiciliar pelo resultado de sua sentença no tribunal de apelação. Este “não filme” retrata um dia nesta difícil rotina do diretor, perseguido pelo governo de Mahmoud Ahmadinejad.

Onde está você, Jafar Panahi?
(Où en êtes-vous Jafar Panahi?, 2016, 21min, digital)
elenco: Jafar Panahi
Condenado pelo regime iraniano em 2010 a seis anos de prisão e vinte anos de proibição de filmar em território iraniano, Jafar Panahi não parou de realizar filmes clandestinos. No volante de seu carro, ao lado de um jovem realizador iraniano, eles percorrem a rota sinuosa que os leva ao cemitério onde está enterrado o seu mentor, o cineasta Abbas Kiarostami.

Ouro Carmim
(Talaye Sorkh, 2003, 97min, DVD)
elenco: Azita Rayeji, Behnaz Houri, Ehsan Amani
Hussein é um entregador de pizza que diariamente entra em contato com os contrastes entre o mundo dos pobres e dos ricos ao fazer seu trabalho em bairros nobres. Após ser impedido de entrar em uma joalheria por sua aparência, ele e o amigo Ali assaltam o lugar como forma de vingança.

Táxi Teerã
(Taxi, 2015, 86min, DCP)
elenco: Kambozia Partovi, Jafar Panahi
Neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.



SERVIÇO


Mostra Onde está você, Jafar Panahi?
de 24 a 29 de abril de 2018

Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso gratuito (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)