Celebrando o feriado de 1º de maio, o MIS faz uma seleção de filmes que mostram o trabalhador como figura central de tramas clássicas, cheias de nuances diferenciadas sobre o proletariado em fases diferentes da história da sociedade. A mostra, que tem entrada gratuita, exibe três filmes: "Tempos modernos", "São Paulo S.A." e "Braços cruzados, máquinas paradas".



PROGRAMAÇÃO


15h | Tempos modernos/Modern Times
(Dir. Charlie Chaplin, EUA, 1936, 87’, comédia/drama, livre, digital)

Um trabalhador de uma fábrica sofre um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. Ao se recuperar, encontra a fábrica fechada e, confundido com o líder de uma greve, acaba preso. Saindo da prisão, encontra uma jovem em apuros e a ajuda, e é obrigado a enfrentar a Depressão Americana. Os dois se unem atrás de emprego e vivem uma série de aventuras. Sátira saborosa à vida industrial, Tempos modernos é o primeiro filme em que Chaplin fez uso de efeitos sonoros e a última aparição de Carlitos.


17h | São Paulo, Sociedade anônima
(Dir. Luís Sérgio Person, Brasil, 1965, 107’, drama, 12 anos, digital)

Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.


19h | Braços cruzados, máquinas paradas
(Dir. Sérgio Toledo Segall e Roberto Gervitz, 1979, 75’, documentário, livre, digital).
 
Documentário retrata as atividades de transição do Sindicato dos Metalúrgicos no momento de abertura política do pós-1964, durante o governo de João Figueiredo. Há registros dos primeiros movimentos grevista dessa época e do processo de eleição dentro do sindicato. O longa se situa em um momento histórico de extrema importância na história brasileira.



SERVIÇO

 
Mostra 1º de Maio
01.05.2018

Museu da Imagem e do Som (MIS)
Av. Europa, 158 - Jd. Europa
Telefone 11 2117 4777
Ingresso Gratuito (retirada de ingressos 1h antes de cada sessão)