Em comemoração ao centenário de nascimento de Alain Resnais (03/06/1922), a Cinemateca Brasileira, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e com o Institut Français, realiza a Mostra 100 Anos de Alain Resnais em homenagem ao diretor, que ainda hoje mantém uma modernidade por sua maneira de criar e observar o mundo.
Alain Resnais é um dos mais célebres cineastas franceses, um dos responsáveis por quebrar com as narrativas tradicionais e explorar, de uma maneira singular, o potencial da linguagem cinematográfica. Por meio dela, tratou temas impactantes de seu século e suas repercussões existenciais sobre a natureza humana. Foi assim, sem histrionismo ou afetação, que o diretor ganhou o epíteto de “revolucionário discreto”.
A representação temporal é uma das grandes inovações estéticas da obra de Alain Resnais. Passado, presente e futuro raramente são dados nessa ordem, assim como há uma sobreposição de “realidade”, sonhos e imaginário. A abstração e sensorialidade do tempo em seus filmes são edificadas como um mosaico criado pela visualidade, sonoridade, e uma montagem desestabilizante.
“É muito divertido procurar formas que ainda não foram utilizadas, mas a partir do momento onde todo mundo faz isso, o impulso por essa busca desaparece. O que se torna praxe deixa de ser um combate. É muito difícil hoje, fazer um filme que seja diferente dos demais. Como se fazer notar no meio da multidão? Em outros tempos, a questão era decidir entre um filme comercial e um filme de arte. Mas a pergunta hoje é: Como se distinguir? O combate não é mais o mesmo” (Alain Resnais - Folha de S.Paulo 05/12/2009)
Integra a mostra uma palestra sobre a obra de Resnais, com o Professor Doutor Cristian Borges do Programa de Pós-Graduação da ECA-USP e atual presidente da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual).
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA, 2 DE JUNHO
20:00 Hiroshima, Meu Amor (92 min, 35mm)
SEXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO
19:00 As Estátuas Também Morrem (30 min, 35mm)
19:00 Toda a Memória do Mundo (22 min, digital)
20:00 Mélo (112 min, digital)
SÁBADO, 4 DE JUNHO
16:00 Palestra com o Professor da ECA | USP - Dr Cristian Borges
18:00 O Ano Passado em Marienbad (94 min, 35mm)
20:00 Smoking (149 min, 35mm)
DOMINGO, 05 DE JUNHO
18:00 No Smoking (149 min, 35mm)
21:00 Guernica (13 min, 35mm)
21:00 Van Gogh (20 min, digital)
21:00 Paul Gauguin (14 min, digital)
21:00 O Canto do Estireno (19min, digital)
QUINTA-FEIRA, 09 DE JUNHO
20:00 Guernica (13 min, 35mm)
20:00 Van Gogh (20 min, digital)
20:00 Paul Gauguin (14 min, digital)
20:00 O Canto do Estireno (19min, digital)
SEXTA-FEIRA, 10 DE JUNHO
19:00 Muriel (112 min, 35mm)
21:00 Stavisky... (120 min, 35mm)
SÁBADO, 11 DE JUNHO
18:00 Amores Parisienses (120 min, 35mm)
20:30 Meu Tio da América (125 min, 35mm)
DOMINGO, 12 DE JUNHO
18:00 Noite e Neblina (32 min, 35mm)
18:00 Hiroshima, Meu Amor (92 min, 35mm)
SINOPSES
HIROSHIMA, MEU AMOR
Título original: Hiroshima, Mon Amour
Direção: Alain Resnais
Ano: 1959
Cromia: P&B
Duração: 90 minutos
Sonoro/ Ficção - Drama/ P&B
Formato original: 35mm
Formato de exibição: 35mm
País: França e Japão
Roteiro: Marguerite Duras
Elenco: Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas, Pierre Barbaud, BernardFresson
Nos anos 50, uma atriz francesa está em Hiroshima, participando das rodagens de um filme sobre a paz e passa uma noite com um arquiteto japonês às margens dorio Oda. A conversa entre os dois faz com que a atriz relembre desua juventude em Nevers, onde viveu um forte relacionamento amoroso com um soldado alemão durante a guerra. O apelo à memória faz com que a personagem reviva o que passou naquele momento de sua vida em uma espécie de “tomada deconsciência”
O ANO PASSADO EM MARIENBAD:
Título Original: L’ Année Dernière à Marienbad
Direção: Alain Resnais
Ano: 1961
Cromia: P&B
Sonoro/ Ficção - Drama, Mistério
Duração: 94 minutos
Formato Original: 35mm
Formato de Exibição: 35mm
País: França e Itália
Elenco: Delphine Seyrig, Giorgio Albertazzi, Sacha Pitoëff
Em um imenso e luxuoso palácio, transformado em hotel, somos convidados aparticipar de uma reunião social,onde personagens sem nome pronunciam discursos e diálogos quesão repetidos por outros personagens. A narrativa desenvolve uma série de idas evindas no tempo, misturando presente, passado e futuro.
MURIEL
Título Original: Muriel ou le temps d’un retour
Direção: Alain Resnais
Ano: 1962
Cromia: Cor
Sonoro/ Ficção - Drama
Duração: 116 minutos
Formato: de Exibição: 35mm
Formato Original: 35 mm
País: França e Itália
Elenco: Delphine Seyrig, Jean Pierre Kérien, Nita Klein
Uma viúva e seu jovem enteado lidam com lembranças difíceis do passado. Umantigo amor, dos tempos de juventude, retorna à vida damulher desviando sua existência do tédio. O jovem enteado éatormentado pelas atrocidades que testemunhou na Guerra da Argélia,quando uma jovem chamada Muriel foi torturada até a morte.
STAVISKY...
Título Original: Stavisky...
Direção: Alain Resnais
Ano: 1973
Cromia: colorido
Sonoro/ Ficção - Biografia, Crime, Drama
Duração: 120 minutos
Formato de exibição: 35mm
Formato original: 35mm
País: França e Itália
Elenco: Jean-Paul Belmomdo, François Périer, Anny Duperey, Michael Lonsdale
Filme baseado na vida de Alexandre Stavisky e nas circunstâncias misteriosas deseu falecimento em 1934, que desencadeou o escândalo político conhecido como CasoStavisky e resultou em motim e morte na Paris de então. A narrativa central dofilme relata os últimos meses de sua vida e atuação duvidosa no mundo financeiro epolítico.
MEU TIO DA AMÉRICA
Título original: Mon Oncle d’Amérique
Direção: Alain Resnais
Ano: 1979
Cromia: colorido
Sonoro/ Ficção - Comédia, Drama, Romance
Duração: 125 minutos
Formato de exibição: Digital
Formato Original: 35mm
País: France
Elenco: Gérard Depardieu, Nicole Garcia, Roger Pierre, Philippe Laudenbach, Marie Dubois
. Grande Prêmio do Juri no Festival de Cannes de 1980
. Prêmio Fripesci no Festival de Cannes de 1980
. Indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1980
Uma sátira inspirada nas teorias do cientista Henri Laborit, defensor da teoria de queo ambiente interfere na formação da personalidade dos seres humanos. Ele abandona seus experimentos com ratos para testar sua teoria em dois homens euma mulher de diferentes origens,cujas vidas são acompanhadas desde a infância até a idade adulta. As três histórias de vida se cruzam em uma espécie de jogo de espelhos,pontuadas pelas intervenções do cientista.
MÉLO
Título original: Mélo
Direção: Alain Resnais
Ano: 1986
Cromia: Cor
Sonoro/Ficção - Drama, Romance
Duração: 112 minutos
Formato de exibição: Digital
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Sabine Azéma, Fanny Ardant, Pierre Arditi, André Dussolier, Jacques Dacqmine, Hubert Gignoux, Catherine Arditi
Romaine, esposa de Pierre, fica fascinada por seu amigo de juventude, Marcel, durante um jantar na casa do casal. Ela instiga um relacionamento comseu novo interesse romântico, mesmo quando seu marido fica doente. Romaine chega a dar a Pierre um tratamento para piorar sua doença, mas depois reconsidera atraição. Três anos depois Pierre cobra de Marcel a verdade.
SMOKING
Título original: Smoking
Direção: Alain Resnais
Ano: 1993
Cromia: Cor
Sonoro/Ficção - Comédia, Drama
Duração: 148 minutos
Formato de exibição: 35mm
Formato original: 35mm
País: França e Suiça
Elenco: Sabine Azéma, Pierre Arditi
Uma mulher olha para um maço de cigarros sobre a mesa de um jardim e hesita sedeve ou não fumar. Por fim, decide acender um cigarro e a partir daí tudo setransforma. As escolhas das personagens mudam inteiramente os destinos decinco mulheres e quatro homens (todos interpretados pelos mesmos dois atores),desenvolvendo oito histórias diferentes. Um jogo de reações em cadeia quequestiona o sentido da vida.
NO SMOKING
Título original: No Smoking
Direção: Alain Resnais
Ano: 1993
Cromia: cor
Sonoro/Ficção - Comédia, Drama
Duração: 149 minutos
Formato de exibição: 35mm
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Pierre Arditi, Sabine Azéma, Peter Hudson
Segunda parte do díptico Smoking/No smoking. Dois filmes, dois atores,nove personagens, doze epílogos. Um jogo de reações em cadeia e falsas pistas quequestionam o significado da vida. Percebendo um pacote de cigarros sobre a mesa de seu jardim, Celia Teasdale,hesita, mas não acende. Celia e seu marido Toby e outros habitantes da cidade de Yorkshire vêem seus destinos se modificarem à medida quedecidem acender ou não um cigarro.
AMORES PARISIENSES
Título original: On Connait la Chanson
Direção: Alain Resnais
Ano: 1997
Cromia: colorido
Sonoro/Ficção - Comédia, Drama, Musical
Duração: 120 minutos
Formato de exibição: 35mm
Formato original: 35mm
Formatop de exibição: 35mm
País: França
Elenco: Agnès Jaoui, Pierre Arditi, Sabine Azéma, Jean Pierre Bacri, André Dussollier, Lambert Wilson
Vários personagens e seus problemas cotidianos têm seus destinos cruzadospelas ruas de Paris. Odile procura um novo apartamento e sua irmã, Camile, acaba seapaixonando pelo corretor, Marc. Simon persegue Camille em suas excursões guiadas de Paris porque sente atração por ela. Um antigo e íntimo amigo de Odile, o hipocondríaco Nicolás, volta a Paris após oito anos. Uma série de mal-entendidos cria situações ora dramáticas, ora cômicas com diálogos citando letras demúsicas.
NOITE E NEBLINA (curta-metragem)
Título original: Nuit et Bruillard
Direção: Alain Resnais
Ano: 1955
Cromia: P&B / COR
Sonoro/Documentário
Duração: 32 minutos
Formato de exibição: 35mm
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Michel Bouquet, Reinhard Heydrich, Heinrich Himmler, Adolf Hitler, Julius Streicher
Prêmio Jean Vigo em 1956
Um dos mais importantes documentários da história do cinema, realizado em 1955. O filme apresenta um perturbador registro dos locais que funcionavam os campos deconcentração nazistas e discorre ligeiramente sobre a ascensão do nazismo,em uma espécie de aviso atemporal. Um manifesto antiguerra e antiviolência queparece gritar para que novas noites de neblina não caiam sobre nossas cabeças. Um “dispositivo de alerta” contra todas as formas de extermínio.
AS ESTÁTUAS TAMBÉM MORREM (curta-metragem)
Título original: Les Statues Meurent Aussi
Direção: Alain Resnais, Ghislain Cloquet, Chris Marker
Ano: 1953
Cromia: P&B
Sonoro/Documentary
Duração: 29 minutos
Formato: de exibição: 35mm
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Jean Négroni, François Mitterrand, Pope Pius XII, Sugar Ray Robinson
Um documentário sobre a arte africana que se torna um panfleto anticolonialista eantirracista. O jogo entre o ritmo das imagens das estátuas africanas e o texto de Chris Marker evoca a opressão e destruição de uma arte e de um povo por outro. A narração sobre as imagens possui, ainda hoje,uma extraordinária força crítica sobre a relação entre a cultura branca e a negra.
GUERNICA (curta-metragem)
Título original: Guernica
Direção: Alain Resnais, Robert Hessens
Ano: 1949
Cromia: P&B
Sonoro/Documentário
Duração: 12 minutos
Formato: de exibição: 35mm
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: María Casares, Jacques Pruvost
Documentário realizado a partir da pintura de Picasso de 1937 que representa obombardeio da cidade de Guernica pela aviação nazista, em favor de Franco. O roteiro preciso e a controlada colagem dasimagens criam uma abordagem estratégica para evitar o esquecimento dasbarbáries cometidas em tempos de guerra.
TODA A MEMÓRIA DO MUNDO (curta-metragem)
Título original: Toute la Memoire du Monde
Direção: Alain Resnais
Ano: 1956
Cromia: P&B
Sonoro/Documentário
Duração: 22 minutos
Formato de exibição: Digital
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Jacques Dumesnil, Gérard Willemetz, Anne Sarraute
De corredor em corredor, de livro em livro, desdobra-se uma espécie de labirinto querevela o processo de como um livro chega até o leitor na Biblioteca Nacional da França, lugar da memória por excelência. Uma reflexão sobre a memória, o registro e o legado da civilização.
O CANTO DO ESTIRENO (curta-metragem)
Título original: Le Chant du Styrène
Direção: Alain Resnais
Ano: 1958
Cromia: cor
Sonoro/Documentário
Duração: 14 minutos
Formato de exibição: Digital
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Pierre Dux, Sacha Vierny
Todos os mistérios e técnicas da fabricação da matéria plástica e deseus derivados. A narração, em versos alexandrinos, de Raymond Queneau alia-se à tela larga do Cinemascope. As cenas estão profundamente encaixadas umas com as outras, de uma forma precisamente harmônica que dão a sensação de seruma única sequência, resultando em um efeito ao mesmo tempo dramático e poético.
VAN GOGH (curta-metragem)
Título original: Van Gogh
Direção: Alain Resnais
Ano: 1948
Cromia: P&B
Sonoro/Documentário
Duração: 20 minutos
Formato de exibição: Digital
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Claude Dauphin
A partir da observação das pinturas e desenhos elaborados por Van Gogh, o diretor analisa o processo de criação do pintor ao mesmo tempo que explora o seu. A linguagem fílmica busca recriar o movimento do olhar e da mão do pintor sobre anatureza. Um filme-ensaio que transgride os paradigmas do gênero documental.
GAUGUIN (curta-metragem)
Título original: Gauguin
Direção: Alain Resnais
Ano: 1949
Cromia: P&B
Sonoro/Documentário
Duração: 12 minutos
Formato de exibição: Digital
Formato original: 35mm
País: França
Elenco: Jean Servais
A vida e obra de Paul Gauguin, na Bretanha e Oceania, evocadas através desuas pinturas e de seus escritos. A narrativa criada por meio de diferentes pinturaspermite recriar a vida apaixonada e emocionante do pintor.
SERVIÇO
Mostra 100 Anos de Alain Resnais
de 2 a 12 de junho de 2022
Cinemateca Brasileira
Largo
Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino (a 10min da estação
Hospital São Paulo do metrô)
Entrada gratuita (os
ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão)