Spike Lee se tornou um dos diretores americanos mais influentes, por sua originalidade estética e suas imposições políticas. Conquistou algo inédito quando exibiu seu primeiro longa-metragem ‘Ela quer tudo’, em 1986, no Festival de Cannes. Lee conseguiu a atenção dos críticos que previram o surgimento de uma Nova Onda de Filmes Negros (Black New Wave). Filmes não apenas dirigidos por negros sobre negros, mas feito para negros. A Mostra Spike Lee e o Novo Cinema Negro coloca em destaque os filmes que marcaram o estilo inovador do diretor em sua trajetória, além de exibir uma nova leva de diretores e diretoras negras que ganharam destaque nos últimos anos em Hollywood e em festivais estrangeiros.



PROGRAMAÇÃO


dia 24/7 - terça

Sala Lima Barreto
15h00 Eu não sou seu negro

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h00 Faça a coisa certa
19h30 Ela quer tudo


dia 25/7 - quarta

Sala Lima Barreto
15h00 Febre da selva

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h30 Corra!
20h00 Moonlight: sob a luz do luar


dia 26/7 - quinta

Sala Lima Barreto
16h00 Selma: uma luta pela igualdade
18h30 Malcolm X


dia 27/7 - sexta

Sala Lima Barreto
15h00 Ela quer tudo

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h00 Faça a coisa certa
19h30 Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi


dia 28/7 - sábado

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
17h Moonlight: sob a luz do luar
20h Corra!


dia 29/7 - domingo

Sala Lima Barreto
15h00 Selma: uma luta pela igualdade
17h30 Eu não sou seu negro
19h30 Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
19h30 Febre da selva



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Corra!
(Get Out, EUA, 2017, 104min, DCP)
direção: Jordan Peele – elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener
Chris é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.


Ela quer tudo
(She’s gotta have it, EUA, 1986, 90min, digital)
direção: Spike Lee – elenco: Joie Lee, Tracy Camilla Johns, Tommy Redmond Hicks
Nola Darling é uma jovem do Brooklyn. Bem-sucedida e de bem com a vida, possui três namorados: Jamie Overstreet, protetor, educado e sempre bem-intencionado; Greer Childs, vaidoso, rico e arrogante; e Mars Blackmon um cômico e imaturo boy de escritório. Nenhum é capaz de satisfazê-la inteiramente e ela não consegue decidir com qual ficar.


Eu não sou seu negro
(I Am Not Your Negro, Acrotíri e Deceleia, 2016, 94min, DCP)
direção: Raoul Peck – elenco: Samuel L. Jackson
O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.


Faça a coisa certa
(Do the Right Thing, EUA, 1989, 120min, DCP)
direção: Spike Lee – elenco: Spike Lee, Danny Aiello, John Turturro
Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito e Pino, seus filhos, além de ser ajudado por Mookie. Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin’ Out, o ativista local, vai até lá para comer pizza e reclama por não existirem negros na “Parede da Fama”. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó que não terminará bem.


Febre da selva
(Jungle Fever, EUA, 1991, 121min, digital)
direção: Spike Lee – elenco: Wesley Snipes, Annabella Sciorra, Ossie Davis
Um arquiteto jovem e bem-sucedido se envolve em um caso extraconjugal com sua secretária. Só que o que já seria complicado pelo fato de ele ser casado se torna ainda mais porque ele é negro e a menina branca, de origem italiana. Quando as famílias dos dois descobrem, a barreira racial entre eles fica clara.


Malcolm X
(EUA, 1992, 201min, DCP)
direção: Spike Lee – elenco: Nelson Mandela, Denzel Washington, Albert Hall
Biografia do famoso líder afro-americano que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e, enquanto esteve preso, descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed. Ele se torna um fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz. Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação até Meca, abranda suas convicções. Foi nessa época que se converteu ao original islamismo e se tornou um “Sunni Muslim”, mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.


Moonlight: sob a luz do luar
(Moonlight, EUA, 2016, 111min, DCP)
direção: Barry Jenkins – elenco: Alex R. Hibbert, Ashton Sanders, Mahershala Ali
Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. O bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.


Mudbound – lágrimas sobre o Mississipi
(Mudbound, Acrotíri e Deceleia, 2017, 134min, DCP)
direção: Dee Rees – elenco: Garrett Hedlund, Jason Mitchell, Carey Mulligan
A tímida Laura acredita ter a sorte grande quando encontra Henry McAllan, um homem um pouco bruto, mas interessado nela. Logo após o casamento, a família se muda para uma fazenda no chuvoso Delta do Rio Mississipi. Enquanto Laura enfrenta dificuldades para se adaptar à vida rural, ela é confrontada com uma família negra, os Jackson, responsáveis por ajudar no trabalho pesado com o plantio e a colheita. Duas posições muito distintas se desenham na família: enquanto o pai idoso de Henry, Poppy McAllan, luta para manter os privilégios dos brancos no terreno, o irmão de Henry, Jamie McAllan, desenvolve uma boa amizade com o filho dos caseiros, Ronsell Jackson, pelo fato de ambos compartilharem traumas da guerra. Um violento conflito de etnias, gêneros e classes sociais marca a convivência entre os McAllan e os Jackson.


Selma: uma luta pela igualdade
(Selma, Reino Unido, EUA, 2015, 128min, DCP)
direção: Ava DuVernay – elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr., que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.



SERVIÇO


Mostra Spike Lee e o Novo Cinema Negro
de 24 a 29 de julho de 2018


Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Salas Lima Barreto e Paulo Emilio Salles Gomes (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso R$2 (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)