Entre os dias 2 e 30 de junho, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo apresenta a Mostra 200 anos da Independência em 200 filmes, que comemora o bicentenário da Independência do Brasil com uma seleção de cem curtas e cem longas-metragens nacionais.

 

Os filmes serão apresentados gratuitamente no formato virtual pela plataforma de streaming e vídeo por demanda do Governo do Estado #CulturaEmCasa, gerida pela Amigos da Arte, e no cinema Petra Belas Artes, região central de São Paulo, a preços populares (de R$4 e R$2 [meia entrada]). A mostra ocupará a sala 4 do Belas Artes com pelo menos quatro sessões diárias compostas por um curta, seguido de um longa-metragem.

 

"Em 2022 o Brasil celebra seus 200 anos de Independência. Data que merece celebração. Como um país independente precisa ter uma Cultura própria, decidimos propor a realização de uma grande Mostra com 200 filmes feitos no país para mostrar a incrível variedade da produção nacional ao longo de mais de 120 anos", diz André Sturm, presidente do Belas Artes Grupo. "Um país não é verdadeiramente independente se não for capaz de se ver nas telas do cinema. Vamos resgatar esta história com uma seleção de grandes momentos. Grandes filmes, diretores, artistas e técnicos que contribuíram para esta história serão lembrados", completa.

 

O Brasil é um dos países com filmografia mais antiga e contínua do mundo. A primeira exibição aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, Afonso Segreto produziu um documentário curto com cenas da Baía de Guanabara, considerado o marco zero da produção nacional. Desde então, mesmo enfrentando algumas crises graves, a produção foi continuada.

 

A Mostra 200 anos da Independência em 200 filmes conta com obras de diversos períodos e movimentos tais como Cinédia, Vera Cruz, Chanchadas da Atlântida, Cinema Novo pioneiros, Cinema Marginal do Rio, Cinema Marginal de SP, Boca do Lixo, Pornochanchadas, Cinema da Embrafilme, Novo Cinema Paulista, Cinema da Retomada, além da produção atual. A produção brasileira de curta-metragem também é extensa, com destaque para a produção do final dos anos 1980 e início dos 1990.

 

Para a programação completa, acesse:

 

#CulturaEmCasa: culturaemcasa.com.br/hotpage/200-anos-em-200-filmes

 

Cine Belas Artes: cinebelasartes.com.br/programacao/200-anos-da-independencia-em-200-filmes