A alemã Nastassja Kinski, grande musa do cinema dos anos 80, completa 60 anos de vida neste 24 de janeiro, e ganha mostra especial no Petra Belas Artes, de 21 a 25 deste mês, com quatro dos seus filmes mais importantes: “Movimento em Falso ” (1975), “ Paris, Texas ” (1985), “ Tão Longe, Tão Perto ” (1993), os três dirigidos por Wim Wenders, e “ O Fundo do Coração ” (1981), de Francis Ford Coppola.

 

Filha de pais separados, uma menina Nastassja específica via o pai, o famoso ator Klaus Kinski. Morando só com a mãe e tendo que ajudar com as despesas de casa, ela começou a trabalhar muito cedo, como modelo principalmente, até que um feliz acaso aconteceu: aos 12 anos, enquanto dançava numa discoteca de Munique, foi descoberta pela esposa de Wim Wenders, quando o diretor selecionava elenco para “Movimento em Falso”, o filme que marca a estreia da atriz no cinema.

 

Em 1976, conheceu o diretor Roman Polanski, que incentivou o estudo do método de atuação de Lee Strasberg, nos Estados Unidos. Dois anos depois, em 1978, Nastassja Kinski estrelou o drama romântico italiano “Tentação Proibida”, com Marcello Mastroianni, ganhando reconhecimento nos Estados Unidos e depois interpretou uma personagem-título de “Tess” (1979), de Polanski.

 

Enfim, em 1982, estrelou o romance musical “O Fundo do Coração”, seu primeiro filme realizado nos Estados Unidos. Protagonizou também o terror “A Marca da Pantera” (1982), com Malcolm McDowell, um remake do clássico “Sangue de Pantera”, de 1942. Dois anos mais tarde, em 1984, Nastassja voltaria a encontrar Wim Wenders para filmar “Paris, Texas”, um dos seus filmes mais aclamados, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Definitivamente, 1984 foi o ano da atriz. Além de “Paris, Texas”, brilhou em mais três produções de sucesso: "Os Amantes de Maria", de Andrey Konchalovskiy, "Infielmente Tua", de Howard Zieff, e "Um Hotel Muito Louco", de Tony Richardson.

 

Durante a década de 1990, Nastassja apareceu em vários filmes americanos, voltando a trabalhar na Alemanha, com Wim Wenders, em “Tão Longe, Tão Perto” (1993), vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, um filme que traz de volta à Terra o grupo de anjos do clássico "Asas do Desejo".

 

A Mostra Nastassja Kinski - 60 Anos é uma oportunidade rara que o Petra Belas Artes oferece para (re)ver na tela grande, quatro filmes de um dos nomes essenciais na história do cinema contemporâneo.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

Quinta-feira - 21/01

15h30 Paris, Texas

19h00 Tão Longe Tão Perto

 

 

Sexta-feira - 22/01

15h30 Movimento em Falso

18h10 O Fundo do Coração

 

 

Sábado - 23/01

15h30 Tão Longe Tão Perto

19h00 Paris, Texas

 

 

Domingo - 24/01

15h30 O Fundo do Coração

18h20 Movimento em Falso

 

 

Segunda-feira - 25/01

15h30 Movimento em Falso

18h20 Paris, Texas

 

 

 

SINOPSES

 

 

Movimento em Falso

Alemanha, 1975. Direção: Wim Wenders. Com: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla e Nastassja Kinski. 14 anos.

Um escritor faz uma viagem em busca de inspiração e conhece um grupo inusitado de pessoas que começam a acompanhá-lo. Certo dia, chegam a uma mansão e são recebidos por um homem simpático, mas que esconde um segredo.

 

O Fundo do Coração

EUA, 1982. Direção: Francis Ford Coppola. Com: Nastassja Kinski, Raul Julia, Teri Garr e Frederic Forrest. 14 anos.

No dia em que completariam cinco anos de união, um casal discute e decide acabar o relacionamento. É feriado na cidade e cada um sai para celebrar e conhecer novas pessoas, até que chega a hora de voltar para casa.

 

Paris, Texas

Alemanha/França/Reino Unido, 1984. Direção: Wim Wenders. Com: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski e Dean Stockwell. 14 anos.

Ao acordar sem memória no meio do deserto, Travis Henderson precisa se reconectar com a família. Ele é acolhido pelo irmão e pela cunhada, que cuidam de seu filho. Ao recuperar as lembranças, Travis vai em busca da esposa para tentar resolver sua vida.

 

Tão Longe Tão Perto

Alemanha, 1993. Direção: Wim Wenders. Com: Otto Sander, Nastassja Kinski, Bruno Ganz e Willem Dafoe. 14 anos.

Sequência do aclamado "Asas do Desejo", de 1987, o filme retrata um anjo que tenta salvar a vida de uma jovem em Berlim e é punido por seu supervisor por violar as regras. Ele conta com a ajuda de um amigo que se tornou humano para resolver a situação.

 

 

 

SERVIÇO

 

 

Mostra Nastassja Kinski - 60 Anos

de 21 a 25 de janeiro de 2021

 

Petra Belas Artes

Rua da Consolação, 2.423 (estação Paulista do metrô)

Ingressos R$20 / R$10 (meia)