Produzidas pelo MOSFILM, o maior estúdio da Europa e um dos mais importantes e  pioneiros  do mundo, as produções que integram a 5ª Mostra MOSFILM de Cinema Soviético e Russo serão exibidas de 29 de novembro a 5 de dezembro. Os ingressos para os filmes podem ser retirados gratuitamente, com antecedência de uma hora de cada sessão.

Na abertura, às 19h do dia 29/11, será exibido “Vá e Veja” (1985), do diretor Elem Klimov, vencedor de melhor filme restaurado no Festival de Veneza 2017. Frequentemente referenciado como um dos longas mais perturbadores sobre a guerra e seus efeitos, o filme foi restaurado em 2017, em um processo que levou quatro meses para ser concluído e foi coordenado pelo próprio Karen Shakhnazarov, Diretor Geral do Mosfilm.

As cópias restauradas são, inclusive, os destaques desta 5ª Mostra. Além de “Vá e Veja”, também serão exibidos “Quando Voam as Cegonhas” (1957), de Mikhail Kalatozov, “Cidade Zero” (1988), de Karen Shakhnazarov, e a épica adaptação do romance “Guerra e Paz”, de Liev Tolstoi. Dividido em quatro partes, o filme de Serguei Bondarchuk foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969, sendo um dos melhores momentos do longa a reconstituição da Batalha de Borodino, que contou com mais de 300 atores, 120 mil figurantes, cerca de 200 canhões e 100 mil rifles.

Além dos filmes, a Cinemateca Brasileira receberá mais duas atividades relacionadas à cultura e os costumes da Rússia:

Exposição As Matryoskhas
Durante todo o período da Mostra estará em cartaz a exposição As Matryoskhas, de Nadia Ramirez Starikoff. Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude. Assim como as diversas camadas de vida, matérias, cores e mistérios fazem de um jardim uma beleza intensa, pulsante e infinita, as esculturas da exposição As Matryoskhasnos levam a um mergulho visceral em nossas diversas camadas dessa incrível arte que é viver.

Feira de Comidas, bebidas e artesanatos típicos
No domingo, dia 2 de dezembro, um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu também virá para a Cinemateca. Barracas com comidas, bebidas e artesanato típicos da região funcionarão a partir das 13h. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.



PROGRAMAÇÃO


Quinta, 29 de novembro

19:30 Vá e Veja _abertura


Sexta, 30 de novembro

19:00 Cidade Zero
21:00 Decisão: Aniquilação


Sábado, 1º de dezembro

15:00 Guerra e Paz I – Andrei Bolkonsky
17:45 Guerra e Paz II – Natasha Rostova
19:40 A Ascensão
21:40 Criança Abandonada


Domingo, 2 de dezembro

15:00 Guerra e Paz III – O Ano de 1812
17:00 Guerra e Paz IV – Pierre Bezukhov
20:00 Quando Voam as Cegonhas _exibição ao ar livre


Segunda, 3 de dezembro

19:15 O Incógnito de São Petersburgo
21:00 Quando Voam as Cegonhas


Terça, 4 de dezembro

19:15 Circus
20:45 A Ascensão


Quarta, 5 de Dezembro

19:15 Vá e Veja
21:45 Bola de Sebo



SINOPSES


Vá e Veja
1985 / cor / 145 min / guerra, 16 anos
Direção: Elem Klimov
Elenco: Aleksei Kravchenko, Olga Mironova, Vladas Bagdonas, Lyubomiras Lauciavicius
Argumento e Roteiro: Ales Adamovich
Música: Oleg Yanchenko
Na 2ª Guerra Mundial, o adolescente Floria, morador de uma aldeia bielorrussa, encontra um velho fuzil e se junta ao movimento guerrilheiro que resiste aos invasores. A ocupação da Bielorrússia foi de uma selvageria sem precedentes, com mais de 600 vilas aniquiladas e 2,2 milhões de mortos.


Cidade Zero
1988 / cor / 101 min / comédia, 12 anos
Direção: Karen Shakhnazarov
Elenco: Leonid Filatov, Vladimir Menshov, Evgeny Evstigneev e Oleg Basilashvili
Argumento e Roteiro: Aleksandr Borodyansky / Karen Shakhnazarov
Música: Eduard Artemev
Durante a perestroika, quando tudo parece estar de cabeça para baixo, Aleksei Varakin, representante de uma indústria de Moscou, é enviado a uma pequena cidade para tratar com um fornecedor de máquinas de ar condicionado. O que era uma viagem de negócios corriqueira se transforma em pesadelo, à medida que Varakin se envolve em situações bizarras.


Decisão: Aniquilação
2018 / cor / 97 min / ação, 16 anos
Direção: Aleksandr Aravin
Elenco: Igor Petrenko, Aleksei Vertkov, Ayub Tsingaev e Ivan Shakhnazarov
Argumento e Roteiro: Buzin Alexey / Kosov Pavel / Pavlov Pavel
Música: Yuri Poteenko
Em setembro de 2004, terroristas chechenos invadiram a Escola Número Um, na cidade russa de Beslan, fazendo mais de 1200 reféns. Dois dias depois detonaram explosivos que tinham plantado na escola e atiraram nos reféns, matando mais de 330 pessoas, entre elas 186 crianças. “Decisão: Aniquilação” relata a ação do serviço de inteligência russo para eliminar o líder dos terroristas, Shamil Bazgaev.


Guerra e Paz I – Andrei Bolkonsky  
1965 / cor / 142 min / drama, 14 anos
Direção: Serguei Bondarchuk
Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava
Argumento original: Liev Tolstoi
Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov
Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Considerada a mais fiel adaptação cinematográfica do clássico de Tolstoi, o filme retrata o confronto entre Napoleão Bonaparte e a Rússia, relacionando-o às vidas das famílias Bolkonsky, Rostov e Bezukhov. O que começa como um desastre para os russos termina, sete anos mais tarde, com uma reviravolta, à medida em que a união contra o inimigo comum dissolve o antagonismo entre aristocracia e campesinato. Em 1805, o príncipe Andrei Bolkonsky alista-se no Exército Russo. Gravemente ferido na Batalha de Austerlitz, onde os seus são esmagados, o príncipe é erroneamente dado como morto. Pierre Bezukhov, filho bastardo de um dos homens mais ricos do país, é apresentado à alta sociedade.


Guerra e Paz II – Natasha Rostova
1966 / cor / 94 min / drama, 14 anos
Direção: Serguei Bondarchuk
Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava
Argumento original: Liev Tolstoi
Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov
Música: Vyacheslav Ovchinnikov
A segunda parte da adaptação do romance de Liev Tolstoi ocorre no ano de 1809. Andrei Bolkonsky se apaixona por Natasha Rostova, e a pede em casamento. Seu pai, o Conde Rostov, pede, porém, que aguardem o retorno do príncipe de uma viagem. Nesse interim, Natasha conhece Anatol Kuragin, e os dois acabam se envolvendo. Bolkonsky descobre o romance e anuncia o fim do noivado. Bezukhov declara seu amor por Rostova enquanto tenta consolá-la.


Guerra e Paz III – O Ano de 1812
1967 / cor / 78 min / drama, 14 anos
Direção: Serguei Bondarchuk
Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava
Argumento original: Liev Tolstoi
Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov
Música: Vyacheslav Ovchinnikov
O Exército de Napoleão invade a Rússia em 1812. Pierre Bezukhov acompanha a preparação para o iminente confronto. Ele se voluntaria para a artilharia na Batalha de Borodino, maior cena de guerra já filmada, que contou com 300 atores, 120 mil figurantes e o uso de 200 canhões e 100 mil fuzis. A unidade de Bolkonsky espera na reserva durante o conflito, e o príncipe é atingido por estilhaços de um tiro de canhão. À medida que presenciamos a guerra em toda a sua crueza, ressalta-se o repúdio de Tolstoi ao que o próprio escritor descreve como “o contrário da lógica da razão e da natureza humanas”.


Guerra e Paz IV – Pierre Bezukhov  
1967 / cor / 92 min / drama, 14 anos
Direção: Serguei Bondarchuk
Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava
Argumento original: Liev Tolstoi
Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov
Música: Vyacheslav Ovchinnikov
O Exército de Napoleão avança pelo território russo. Mas a evolução se mostra infrutífera pela efetividade da tática de “terra arrasada” do Exército Russo, sob o comando do marechal Mikhail Kutuzov, que não poupa Moscou, incendiando a cidade para que os invasores não encontrem “nem abrigo nem suprimentos”. Enquanto Moscou arde, os Rostovs se retiram e no caminho levam vários soldados feridos, entre eles Bolkonsky. Pierre Bezukhov permanece na cidade. Os franceses são derrotados na Batalha de Krasnoi, e iniciam o longo percurso de volta acossados pelas tropas russas.


A Ascensão  
1977 / p&b / 111 min / drama, 16 anos
Direção: Larisa Shepitko
Elenco: Boris Plotnikov, Vladimir Gostyukhin, Lyudmila Polyakova e Anatoly Solonitsyn
Argumento Original: Vassil Bykov
Roteiro: Yury Klepikov / Larisa Shepitko
Música: Alfred Schnittke
No rigoroso inverno que assola a URSS durante a 2a. Guerra Mundial, dois partisans deixam seu acampamento a procura de alimentos para o grupo. A jornada é de provações e sofrimento. Capturados pelos nazistas, reagem diferentemente ao mesmo tratamento brutal.


Criança Abandonada
1939 / p&b / 68 min / comédia, livre
Direção: Tatyana Lukashevich
Elenco: Veronika Lebedeva, Faina Ranevskaya e Pyotr Repnin e Rostislav Plyatt
Argumento e Roteiro: Agnya Barto / Ryna Zelyonaya
Música: Nikolai Kryukov
Quando sua mãe precisa sair de casa, a pequena Natasha é deixada sob a supervisão do irmão Yura. Travessa, escapa e vai passear sozinha pelas ruas de Moscou. A garotinha perambula pela cidade e faz muitos amigos, entre adultos e crianças. Participam de seu destino todos aqueles que Natasha conhece em sua fascinante aventura, cheia de diversão.


Quando Voam as Cegonhas
1957 / p&b / 97 min / drama, 14 anos
Direção: Mikhail Kalatozov
Elenco: Tatyana Samoylova, Aleksei Batalov, Vassily Merkurev e Aleksandr Shvorin
Argumento e Roteiro: Viktor Rozov
Música: Moisey Vaynberg
Veronika e Boris, um jovem casal de namorados, é separado pela convocação do rapaz para se juntar ao Exército Vermelho durante a 2ª Guerra Mundial. Ansiosa por notícias do front, a moça é acolhida pela família de Boris quando sua casa é destruída por um bombardeio, acaba forçada a se envolver com o primo do rapaz, com quem resignadamente se casa. Mas continua a esperar por Boris.  


O Incógnito de São Petersburgo
1977 / cor / 91 min / comédia, livre
Direção: Leonid Gayday
Elenco: Serguei Migitsko, Anatoly Papanov, Nonna Mordyukova e Valery Nosik
Argumento Original: Nikolai Gogol
Roteiro: Leonid Gayday / Vladlen Bakhnov
Música: Aleksandr Zatsepin
Autoridades de uma pequena cidade do Império Russo, na primeira metade do século 19, alarmam-se com a notícia de que receberão a visita de um fiscal da capital, São Petersburgo. A comédia de Leonid Gayday é uma adaptação da peça teatral “O Inspetor Geral”, farto e pedagógico inventário da corrupção na política, de autoria de Nikolai Gogol (1808-52).


Circus
1936 / p&b / 89 min / comédia musical, livre
Direção: Grigory Aleksandrov
Elenco: Lyubov Orlova, Serguei Stolyarov, Vladimir Volodin e Igor Ilinsky
Argumento e Roteiro: Grigori Aleksandrov
Música: Isaak Dunayevsky
Fugindo de uma multidão enfurecida com o fato dela ter dado à luz um bebê negro, a atriz circense americana Marion Dixon busca abrigo num trem e conhece o empresário alemão Franz von Kneishitz, que a recruta para uma turnê na URSS e a mantém como escrava, sob a ameaça de revelar seu segredo.


Bola de Sebo
1934 / p&b / 63 min / drama, 14 anos
Direção | Roteiro: Mikhail Romm
Elenco: Galina Sergeeva, Andrei Fayt, Pyotr Repnin e Faina Renevskaya
Argumento Original: Guy de Maupassant
Música: Mikhail Chulaki
Grupo de burgueses deixa Rouen, na França, para fugir da ocupação do exército prussiano em 1870. Já iniciada a viagem, uma prostituta conhecida como Bola de Sebo se junta à comitiva. Adaptado do conto homônimo de Guy de Maupassant, “Bola de Sebo” foi realizado em 1934 como um filme silencioso, sendo sonorizado em 1955 sob a supervisão do diretor, Mikhail Romm.  



SERVIÇO


5ª Mostra MOSFILM de Cinema Soviético e Russo
de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2018

Exposição “As Matryoskhas”
de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2018, no saguão da Cinemateca

Feira de Comidas, bebidas e artesanatos típicos do Leste Europeu
domingo, 2 de dezembro de 2018, das 13h às 20h, nos jardins da Cinemateca


Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino (a 10min da estação Hospital São Paulo do metrô)
Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão)