O Festival do Rio foi criado em 1999 a partir da junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, eventos que faziam parte do calendário cultural da cidade desde os anos 1980. De lá para cá, o Festival se firmou como um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano e tem alguns de seus destaques de 2018 exibidos no CineSesc, no Seleção Rio, acompanhe:



PROGRAMAÇÃO


Quinta, 29 de novembro

15h00 A Árvore
17h00 Hal Ashby
19h00 Game Girl
21h00 Studio 54


Sexta, 30 de novembro

17h30 Luna
19h00 Ilha
21h00 El Pepe, uma vida suprema


Sábado, 1º de dezembro

15h00 CURTAS 1
17h00 Obscuro Barroco
19h00 Rogéria
21h00 Buddies


Domingo, 2 de dezembro

15h00 Para'í
17h00 El Pepe, uma vida suprema
19h00 Dez anos Tailândia
21h00 Imagine


Segunda, 3 de dezembro

15h00 A Cada Momento
17h00 Ryuichi Sakamoto: um concerto em Nova York
19h00 Os olhos de Orson Welles
21h00 Monrovia, Indiana


Terça, 4 de dezembro

15h00 Hal Ashby
17h00 Julian Schnabel: retrato do artista
19h00 Longe da árvore _grátis*
21h30 A Cada Momento


Quarta, 5 de dezembro

15h00 Friedkin Uncut
17h00 CURTAS 2
19h00 RBG: HERO. ICON. DISSENTER. _grátis*
21h30 Ryuichi Sakamoto: um concerto em Nova York



SINOPSES


A Árvore
Em uma rotina silenciosa, quebrada pelos sons de tiros e explosões que ecoam ao seu redor, um homem, acompanhado apenas de seu cão, dedica-se a coletar água para consumo próprio e de seus vizinhos. Durante uma de suas viagens rio acima, em meio a um forte sentimento de solidão acentuado por longos planos sequência, ele avista um menino entre a neve e a escuridão sob uma árvore na margem. Esse encontro, registrado com fotografia de clima onírico, leva o personagem a rever sua existência marcada por duas guerras. O filme foi lançado no Festival de Berlim 2018.


Hal Ashby
Vida e obra de Hal Ashby (1929-1988), o gênio único que produziu uma sucessão de vencedores do Oscar nos anos 70, são evocadas em entrevistas com os atores Jane Fonda, Jon Voight e Jeff Bridges, além dos diretores Alexander Payne e Norman Jewison, entre outros. Ashby foi o realizador de clássicos como Ensina-me a viver (1971), Shampoo (1975) e Amargo regresso (1978). Enquanto, para o consumo externo, o diretor encarnava uma paz fundamental, em seu íntimo lidava com questões profundas que depois transformaria nos temas principais de seu trabalho. Sundance 2018.


Game Girl
Teri e sua namorada, Tiahna, levam seu relacionamento pelos caminhos caóticos de Skid Row, Los Angeles, a "capital dos sem-teto dos EUA". Um dilema aumenta a tensão entre as duas mulheres: enquanto Tiahna está confortável vivendo no submundo econômico de Skid Row, Teri é tomada por um forte desejo de cair fora. Juntas a outras mulheres da vizinhança, elas frequentam um workshop semanal de arte expressiva, onde refletem, sonham e cicatrizam suas feridas. Será que o amor entre elas sobreviverá à violência de seu passado e do lugar aonde vivem? Mostra Panorama, Festival de Berlim 2018.


Studio 54
O Studio 54 foi o epicentro do hedonismo nos anos 70: monumental ponto de encontro de estrelas, sexo casual e montanhas de cocaína, um templo de excessos com regras próprias. O diretor registra ascensão e queda dos fundadores da lendária casa noturna: dois amigos do Brooklyn, Ian Schrager e Steve Rubell, conquistaram Nova York e depois viram seu império desmoronar. Com imagens raras, um desfile colorido de clientes e funcionários, além de entrevistas sinceras com Schrager, o filme revela como até um fenômeno cultural potente e transformador pode ser vulnerável e fugaz.


Luna
Na escola, Luana, adolescente introvertida, criada pela mãe solteira, conhece Emília, também filha única, mas com pais ricos que vivem viajando. A amizade das duas é abalada quando Luana tem sua intimidade exposta nas redes sociais.


Ilha
Emerson, jovem da periferia, quer fazer um filme sobre a sua história na Ilha, onde quem nasce nunca consegue sair. Para isso, ele sequestra Henrique, um premiado cineasta. Juntos, eles reencenam a vida, mas com alguma licença poética. A produção conquistou os prêmios de ator (Aldri Anunciação) e roteiro (Ary Rosa) no Festival de Brasília 2018.


El Pepe, uma vida suprema
Aos 80 anos, José Mujica, ex-presidente do Uruguai, guerrilheiro urbano e preso político, é hoje um líder global. Talvez ele seja o último revolucionário do mundo. Sua vida parece um filme, e ele escolheu o aclamado diretor sérvio Emir Kusturica para contar sua jornada de vida. Juntos eles traçam um diálogo íntimo que explora o significado da existência enquanto comprometimento político e aventura poética. As filmagens começaram em 2014, durante os últimos dias de Mujica como presidente. Kusturica captura seu ponto de vista único sobre o mundo em que vivemos. Festival de Veneza 2018.


CURTAS 1
Invasão Drag
Direção e roteiro:
RAFAEL RIBEIRO. Brasil. 13'. 2018.
Retrato de uma nova geração de drag queens que, oriunda de diversas classes sociais e pautada pelas novas tecnologias, busca mais visibilidade na sociedade.

Jéssika
18'. Brasil - 2017
Direção e roteiro:
GALBA GOGÓIA
Jéssika é uma travesti. Anos depois de deixar o interior do Nordeste, retorna para sua idade natal. Nessa viagem, reencontra sua história e a si mesma.

Gopi
15'. Brasil / Índia - 2018
Direção: VIVIANE D'AVILLA E PAULO DIMANTAS (CODIREÇÃO)
Gopi foi o mais novo e primeiro intersexual a se candidatar nas eleições da Assembleia Legislativa do estado de Tamil Nadu, na Índia. Gopi luta diariamente pelos direitos dos intersexuais e da comunidade LGBTQIA.

Vigia
22'. Brasil - 2018
Direção e roteiro:
JOÃO VICTOR BORGES
Num grande supermercado, Magno vigia meninos de mochila nos corredores, enquanto a madrugada se arrasta lentamente para Bismarck, o Caixa 11.


Obscuro Barroco
Esta é uma mistura de documentário e ficção sobre os inebriantes clímaxes do gênero e da metamorfose. É também uma homenagem cinematográfica a uma terra de extremos: a cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Seguindo os caminhos de Luana Muniz (1961-2017), figura icônica do transgênero, o filme explora diferentes buscas por autoconhecimento através do travestismo, do carnaval e da luta política. Em troca, propões questões sobre o desejo de transformação do corpo, tanto íntimo quanto social. Exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim 2018.


Rogéria
Criador e criatura. Rogéria nasceu Astolfo. Começou a carreira como maquiador de grandes estrelas, que o estimularam a cantar e interpretar, sempre como uma figura feminina. O nome Rogéria veio pelo "público". Assim que "surgiu", Rogéria tomou as rédeas da situação e escondeu Astolfo da sociedade. Agora, Rogéria quer dar voz a Astolfo. Para tanto, este docudrama aborda as histórias de Rogéria e de Astolfo, que se conjugam em uma só, mas que têm relações ímpares e complexas entre si.


Buddies
Quando David, um yuppie gay de 25 anos, se voluntaria a ser um "buddy" para pacientes com AIDS, ele conhece Robert, 32 anos, um jardineiro californiano de verve altamente politizada, que foi abandonado pelos amigos e pela família. À medida que David muda sua visão ao conhecer Robert, nós também mudamos. Passado quase todo em torno do quarto de hospital, o filme é centrado nos dois personagens (o resto do elenco pode ser apenas ouvido). Um retrato atemporal de uma era da história LGBTQ, este foi o primeiro filme produzido sobre a AIDS, e é apresentado em cópia restaurada.


Para'í
Pará, menina guarani, encontra por acaso um milho típico de sua cultura que nunca havia visto. Ela se encanta com seus grãos coloridos e procura cultivá-lo. Na busca por sementes para iniciar a plantação, é levada a questionar seu lugar no mundo. Quem ela é? Por que fala português, e não guarani? Por que é diferente dos colegas da escola? Por que seu pai vai à igreja cristã? Por que moram em uma aldeia tão perto da cidade? Por que seu povo luta por terra?


Dez anos Tailândia
Quatro diretores são convidados a imaginar seu país daqui a uma década. Cada um contribui com um episódio. Reunidos, os curtas soam como uma advertência a respeito da atual situação política na Tailândia. Desde 2014, o país é submetido a uma ditadura militar que restringiu as discordâncias, a opinião pública, a criatividade e a diversidade de pensamento. Um novo nacionalismo agora é promovido com suas próprias regras estreitas sobre o que são ideias e ações corretas. Caso esse modelo continue, como vai ser a próxima década?


Imagine
Uma filmagem surrealista, que mistura ficção e vida real, de um dia na vida de John Lennon e Yoko Ono, composto a partir de canções do histórico álbum Imagine, de John, e do álbum Fly, de Yoko. Uma colagem cinematográfica de cores, sons, sonhos e realidade, o filme foi produzido e dirigido por John e Yoko, que, ao lado de numerosas estrelas, como George Harrison, Fred Astaire, Andy Warhol, Dick Cavett, Jack Palance e Jonas Mekas, criaram um mundo de imaginação tão rico e comovente quanto a música que o acompanha. Relançamento em cópia restaurada com cenas inéditas.


A Cada Momento
Todos os anos, milhares de estudantes - na maioria mulheres - embarcam em cursos de formação de enfermagem, onde irão passar a maior parte do seu tempo entre palestras, exercícios práticos e estágios. Um processo difícil, durante o qual terão que adquirir um grande conhecimento, dominar
numerosos procedimentos técnicos e preparar-se para responsabilidades pesadas. Este documentário acompanha os altos e baixos de um aprendizado que lida com a fragilidade humana, o sofrimento, a doença, as falhas nas almas e nos corpos. Portanto, fala sobre todos nós, sobre a nossa humanidade.


Ryuichi Sakamoto: um concerto em Nova York
Rodado durante a produção de Ryuichi Sakamoto: Coda, documentário sobre a vida e o processo criativo do artista, este filme é um registro ao vivo do concerto intimista apresentado por Ryuichi Sakamoto em Nova York. Na apresentação, registrada com oito câmeras, o músico mostrou ao público pela primeira vez o repertório de async, seu 16º disco solo, o primeiro álbum de inéditas lançado por ele em oito anos. O trabalho, de 2017, foi elogiado pela crítica especializada em publicações como Rolling Stone e Pitchfork.


Os olhos de Orson Welles
A produção teve acesso exclusivo a centenas de pinturas e desenhos pessoais de Orson Welles, mergulhando no universo visual do lendário diretor e ator para revelar um retrato do artista nunca foi visto antes - através de seus próprios olhos, esboçado com a própria mão, pintado com seu próprio pincel. Produzido por Michael Moore, o filme traz à vida as paixões, a
política e o poder deste brilhante showman do século XX, mostrando como o gênio de Welles ainda ressoa até hoje, na era de Trump, mais de 30 anos depois sua morte. Premiado no Festival de Cannes com o Golden Eye.


Monrovia, Indiana
Monrovia, Indiana (população: 1.063), cidadezinha localizada no meio dos Estados Unidos, foi fundada em 1834 e é uma comunidade agrícola. O filme mostra as experiências de vida e trabalho no dia a dia de Monrovia, com foco nas instituições e organizações comunitárias e religiosas da cidade. Um olhar complexo e sutil da rotina da cidade, o filme fornece uma
compreensão do modo de vida da América rural, que sempre foi de vital importância, mas cuja força e influência nem sempre foram reconhecidas. Exibido no Festival de Veneza.


Julian Schnabel: retrato do artista
Documentário sobre o pintor e cineasta americano Julian Schnabel. Durante a montagem de sua retrospectiva na Peter Brant Foundation, em Connecticut, seu querido amigo Lou Reed morre e faz com que Julian reflita sobre sua vida, suas origens, o início de carreira, sua vida nos anos 80 em Nova York, o desejo de fazer filmes, crises pessoais e artísticas e tudo o que ele fez ao
longo dos últimos 40 anos. Tudo isso contado visualmente (imagens do assado, de seu arquivo pessoal) e também através das histórias de Julian, sua família, amigos e personalidades que atravessaram sua vida.


Longe da árvore
O filme acompanha famílias que enfrentam desafios excepcionais na base do amor, da empatia e da compreensão. Este documentário de valorização da vida nos inspira a apreciar as pessoas que amamos por tudo que elas são, não pelo que poderiam ter sido. Baseado no premiado e aclamado Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade, de Andrew Solomon, livro mais vendido na lista de não-ficção do jornal The New York Times.


Friedkin Uncut
Uma visão íntima da vida e da jornada artística de William Friedkin, o extraordinário e excêntrico diretor de filmes cult como O exorcista, Operação França, Parceiros da noite e O comboio do medo. Pela primeira vez, Friedkin se revela, guiando os espectadores por uma viagem fascinante pelos temas e histórias que influenciaram sua vida e sua carreira. Graças à participação de grandes amigos e colaboradores (como Francis Ford Coppola, Ellen Burstyn, Quentin Tarantino, Willem Dafoe, entre outros), é possível descobrir curiosidades e debater sobre o que realmente significa ser um artista. Festival e Veneza 2018.


CURTAS 2
Sempre verei cores no seu cinza
18' -Brasil / Brasil - 2018
Direção e roteiro:
ANABELA ROQUE
Desde 2015, a UERJ vive uma situação de degradação crescente. A comunidade acadêmica resiste. Entre os protagonistas desta luta está a estudante de arte atheusa Passareli, ativista LGBTQ, desaparecida em abril de 2018.

Cadelas
20' - Brasil - 2018
Direção e roteiro:
RITA TOLEDO
De volta ao sítio onde passou a infância, Amanda experimenta o amor em suas diferentes formas: a melhor amiga, um garoto perigoso e adoráveis cachorrinhos.

Você não me conhece
14' - Brasil - 2017
Direção e montagem/Direction and editing:
RODRIGO SÉLLOS
Uma mulher vítima de estupro. Corpo irreconhecível, cabeça imersa em sensações estranhas. Mas ela se mantém de pé. Com coragem, traça um caminho para se curar e acaba por ajudar tantas outras mulheres.

Lembra
10' - Brasil - 2018
Direção, roteiro e fotografia/Direction, screenplay and photography:
LEONARDO MARTINELLI
O cotidiano de uma jovem carioca testemunhado através da tela de seu celular.


RBG: HERO. ICON. DISSENTER.
Aos 85 anos, a juíza da Suprema Corte Americana Ruth Bader Ginsburg construiu um legado que a transformou em um ícone inesperado da cultura pop . Mas a trajetória singular que a levou até o posto mais alto da Justiça americana é desconhecida, mesmo para seus maiores admiradores. O filme explora a vida e a carreira de Ginsburg. Estreou no Festival Sundance 2018.




SERVIÇO


Seleção Rio 2018
de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2018


CineSesc
Rua Augusta, 2.075 (próximo ao metrô Consolação)
Ingressos R$ 12 (inteira) R$6 (meia) R$3,50 (credencial plena Sesc)
Grátis* - Retirada de ingressos com 1h de antecedência