O 26º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade apresenta no IMS a Mostra Pioneirismo Lésbico na Direção, um foco especial voltado para importantes cineastas da história do cinema LGBTQI+, além dos principais destaques e filmes premiados da edição deste ano.

O Festival revisita as obras de Monika Treut, Barbara Hammer, Pratibha Parmar e Adélia Sampaio. A lista conta com filmes como "Sapatão, Câmera, Ação! ", "Evidentiary Bodies", "Nitrate Kisses", "Amor Maldito", "Female Misbehavior" e "A Place of Rage".



P R O G R A M A Ç Ã O


quinta, 22 de novembro


19h30 SAPATÃO, CÂMERA, AÇÃO!
21h00 AMOR MALDITO


sexta, 23 de novembro


19h30 A PLACE OF RAGE
21h00 FEMALE MISBEHAVIOR


sábado, 24 de novembro


19h30 NITRATE KISSES + EVIDENTIARY BODIES
21h00 DESTAQUE INTERNACIONAL MIX _o filme exibido nessa sessão será definido na cerimônia de premiação do 26º Festival Mix Brasil


domingo, 25 de novembro


18h DESTAQUES CURTAS MIX _o filme exibido nessa sessão será definido na cerimônia de premiação do 26º Festival Mix Brasil

19h30 DESTAQUE BR MIX _o filme exibido nessa sessão será definido na cerimônia de premiação do 26º Festival Mix Brasil



S I N O P S E S


SAPATÃO, CÂMERA, AÇÃO!
Caroline Berler
EUA, 2018, 58 min., 14 anos, DCP
Lésbicas nem sempre conseguiram se ver nas telas. Mas entre Stonewall, o movimento feminista, e o cinema experimental dos anos 1970, elas criaram visibilidade e transformaram a imaginação sociológica sobre a homossexualidade. As cineastas Barbara Hammer, Su Friedrich, Rose Troche, Cheryl Dunye, Yoruba Richen, Desiree Akhavan e Vicky Du, a crítica de cinema B. Ruby Rich, Jenni Olson e outras mulheres compartilham dez histórias tocantes e hilariantes de suas vidas e discutem como expressaram sua identidade queer através do cinema. Prêmio Novos Talentos (Caroline Berler) no Outfest 2018. Seleção oficial do Frameline 2018.


AMOR MALDITO
Adélia Sampaio
Brasil, 1984, 76 min., 16 anos, DCP
Primeiro longa brasileiro dirigido por uma mulher negra, o filme narra a história trágica de amor entre duas mulheres: Fernanda, uma executiva, e Sueli, uma ex-miss, filha de uma família evangélica e opressora, que comete suicídio. Tornada ré pela morte da ex-companheira, Fernanda é julgada por uma corte preconceituosa e cruel.


A PLACE OF RAGE
Pratibha Parmar
Reino Unido, 1991, 52 min., Livre, DCP
Uma exuberante celebração de mulheres afro-americanas e suas conquistas, com entrevistas de Angela Davis, June Jordan e Alice Walker. Dentro do contexto dos direitos civis, do Black Power e dos movimentos feministas, o trio reavalia de que forma mulheres como Rosa Parks e Fannie Lou Hamer revolucionaram a sociedade americana. Um comovente capítulo na história afro-americana, realçado pela música de Prince, Janet Jackson, The Neville Brothers e The Staple Singers.


FEMALE MISBEHAVIOR
Monika Treut
Alemanha, EUA, 1992, 80 min., 16 anos, DCP
Uma seleção de cinco filmes que exploram os limites externos da sexualidade e do comportamento feminino. Cada filme apresenta um personagem que desafiou o status quo, provocando choque e indignação em alguns e ganhando respeito e admiração de outros. Annie traz uma visão de dentro (de mais formas que apenas uma) sobre a atriz pornô, artista performática e diva sexual Annie Sprinkle. Dr. Paglia é um confronto com Camille Paglia, a famosa autora. Bondage está centrado em uma praticante de sadomasoquismo e seu uso da dor como prazer. Max é a história da jornada de transição de um homem transexual. E o longa Didn’t Do It For Love (Não Fiz Por Amor) explora a vida fascinante de Eva Norvind, a loira norueguesa símbolo sexual que foi a Marilyn Monroe do México nos anos 1960 e a principal dominatrix de Nova York nos anos 1980.


NITRATE KISSES
Barbara Hammer
EUA, 1992, 67min., 16 anos, DCP
Imagens notáveis de quatro casais gays e lésbicos na filmagem de uma história descoberta, proibida e invisível, busca emulsões desgastadas e imagens de vestígios perdidos da cultura queer. Questões de representação histórica são examinadas através da abordagem das margens, das leituras subentendidas e das imagens fora dos limites textuais prescritos. Trechos de arquivo de Lot in Sodom (Ló em Sodoma), de 1933, considerado o primeiro filme queer dos Estados Unidos, e cenas de ficções e documentários da Alemanha dos anos 1930 estão entrelaçados com filmagens contemporâneas neste assombroso e multifacetado documentário.


EVIDENTIARY BODIES
Barbara Hammer
EUA, 2018, 10min., 14 anos, DCP
A evidência, claramente percebida, é qualquer coisa que se apresenta em apoio a uma afirmação. Nestes tempos horríveis, quando mentiras são descaradamente apresentadas como verdades, quando o medo nos afasta uns dos outros, quando a diferença é tão nociva quanto a xenofobia e quando atrocidades são cometidas em nome do espetáculo, temos que encontrar e praticar uma forma serena de compaixão, solidariedade e generosidade através da empatia.



S E R V I Ç O


Mostra Pioneirismo Lésbico na Direção
de 22 a 25 de novembro de 2018

IMS Paulista
Av. Paulista, 2.424 (próximo as estações Paulista e Consolação do metrô)
ENTRADA GRATUITA sujeita à lotação da sala. Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão. Uma senha por pessoa.