O Centro Cultural São Paulo recebe de 5 a 14 de outubro a 4ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp. A programação deste ano reúne um total de 12 filmes premiados em festivais internacionais e totalmente inéditos no Brasil. Entrada Gratuita.

Com curadoria do Wang Yao, da Beijing Film Academy, a Mostra traz um Panorama dos cineastas da “Nova Geração da Mongólia Interior”, região autônoma da China, além das retrospectivas do diretores Liu Jie e Qiao Liang.

A Mostra de Cinema Chinês é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine.



PROGRAMAÇÃO


Sexta-feira, 5/10

16h De Lan
18h A Montanha Nevada
20h Esconde-Esconde


Sábado, 6/10

15h00 A Ex Mulher
16h50 Q&A
20h00 Ave Rara


Terça-feira, 9/10

16h Juventude
18h Dizer Adeus
20h Besta Velha


Quarta-feira, 10/10

16h Esconde-Esconde
18h A Ex Mulher
20h Da San


Quinta-feira, 11/10

16h A Montanha Nevada
18h Keelung
20h Ave Rara


Sexta-feira, 12/10

15h30 Juventude
17h30 Voar
19h30 A Ira do Silêncio


Sábado, 13/10

15h30 De Lan
17h30 Voar
19h30 A Ira do Silêncio


Domingo, 14/10

16h Keelung
18h Dizer Adeus
20h Besta Velha



SINOPSES


De Lan
Diretor: Liu Jie
Gênero: Drama
Duração: 1h30min
Ano: 2015
Prêmios: Festival Internacional de Xangai (2016)
O filme conta a história de Wong, um imaturo jovem chinês da maioria étnica han que viaja a um pobre vilarejo tibetano nos anos 1980. Lá, ele se apaixona perdidamente pela bela e intensa De Lan. Os dois pouco se falam, mas sentimentos e motivações ocultos se vão revelando a cada cena, com todo o seu poder de ferir. Wong descobre então que sua amada é casada com Rigchin, e logo percebe indícios de que ela tenha alguns amantes. Até que o próprio Rigchin sugere a Wong que se torne um deles.


Esconde-esconde
Diretor: Liu Jie
Gênero: Thriller
Duração: 1h46min
Ano: 2016
Obcecado por limpeza, Zhang Jiawei mora em um belo apartamento com a mulher e a filha. Mas tem sonhos estranhos e luta contra um mistério do passado. Em busca do irmão desaparecido, vai parar num complexo de edifícios em uma zona pobre da cidade. A presença de um estranho usando um capacete de motociclista a assusta. Esse estranho continua aparecendo ao longo da história, cada vez mais ameaçador, enquanto o segredo de Zhang vai sendo revelado.


A montanha nevada
Diretor: Liu Jie
Gênero: Drama
Duração: 1h33min
Ano: 2010
Numa aldeia da etnia Lisu, próximo à fronteira birmanesa, um rapaz se vê impedido de se casar com a mulher que ama por conta de uma tradição local. Após o irmão da moça ser preso por um crime ambiental, o pai decide entregar a mão da filha a um gângster, para que este resolva o caso. No dia do casamento, a noiva desaparece nas montanhas, usando o traje matrimonial típico de sua etnia.


Juventude
Diretor: Liu Jie
Gênero: Drama/Romance
Duração: 1h31min
Ano: 2013
Nesta fábula sobre o amadurecimento, um garoto do ensino médio se vê obrigado a lidar com a perda de seu primeiro amor, ao mesmo tempo em que tem a chance de vivenciar pela segunda vez o último ano do ensino médio. Durante esse período, o jovem fortalece seu caráter, e aprende a valorizar ao máximo cada momento. Afinal, nem mesmo as segundas chances são perfeitas.


Ave rara
Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama
Duração: 1h47min
Ano: 2017
Prêmios: Melhor Filme no Festival de Moscou
Um jornalista de Pequim precisa voltar à sua cidade natal para cobrir o reaparecimento de uma ave rara. Sua reportagem, no entanto, põe em risco a fábrica de cimento local, pertencente a um colega e fonte de emprego para os moradores. O proprietário da fábrica tenta desaparecer com o pássaro. No processo, as máscaras caem, e os interesses de todos são revelados. O filme traz para a ordem do dia o problema da poluição ambiental, consequência do padrão de desenvolvimento moderno.


Voar
Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama
Duração: 1h28min
Ano: 2006
O camponês Liu é considerado mentalmente incapaz graças a seus comportamentos incomuns. Motivo de decepção até mesmo para a própria mãe, ele encontra numa garota da vizinhança uma incentivadora de seus sonhos absurdos, sendo o mais louco o de construir um avião. Quando a moça finalmente o abandona também, Liu empreende todos os esforços para decolar sua aeronave, ainda que esse seja seu primeiro e último voo.


Keelung
Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama/Romance
Duração: 1h35min
Ano: 2014
Um pescador da China continental ruma para Taiwan ilegalmente. É quando passa a encontrar uma garota desesperada, recém-abandonada pelo namorado e pela família. Pelo porto, por hospitais e vielas de Keelung, os dois tentam encontrar conforto e apoio um no outro.


A ex-mulher
Diretor: Qiao Liang
Gênero: Drama
Duração: 1h33min
Ano: 2009
Filme de tom fortemente literário, surgiu a partir de uma história verídica.  Natural de Pequim, o velho jornaleiro Ding cuida da ex-mulher e dos ex-sogros, compartilhando a casa com todos eles. Mesmo sem contribuir significativamente para a sociedade, é o herói da família e modelo ético para seus concidadãos. Conseguindo escamotear todas as contradições de sua situação familiar, suporta pressões e desconfianças de toda sorte.


Da San
Diretor: Tong Jiasheng
Gênero: Documentário
Duração: 1h42min
Duração: 2018
Prêmios: Australian International Film Festival, Official Selection / Beijing
International Film Festival / Documentary Competition Unit of Montreal
International Film Festival, Official Selection
Com apenas 1,10 m de altura, Ye Yun é o caçula e único sobrevivente de três irmãos, vivendo com o pai idoso num pequeno vilarejo. Apelidado de “Da San” (“Grande Três”) por ser o terceiro filho e pela cabeça grande, é encarado como deficiente e vive uma vida pacata. Mas nada disso o impede de sonhar em um dia visitar o Tibete e escalar... o Everest.


A ira do silêncio
Diretor: Xin Yukun
Gênero: Drama/Thriller
Duração: 2h
Ano: 2017
Um minerador precisa trabalhar longe de casa por causa de disputas antigas com os habitantes de sua cidade, enquanto a mulher e o filho administram uma pequena fazenda de ovelhas. Um dia, ao saber que o rapaz não voltou do pastoreio há dois dias, ele retorna para encontrá-lo. Sua presença na cidade provoca ansiedade, ressentimento e desconfiança nos habitantes do lugar, que acabam fechando os olhos para o desaparecimento do garoto.
corruption and danger permeating their lives.


Besta velha
Diretor: Zhou Ziyang
Gênero: Drama
Duração: 1h50min
Ano: 2017
Lao Yang é um homem de negócios falido, na casa dos 60 anos, que resolve se apropriar indevidamente do dinheiro que os filhos haviam juntado para a cirurgia de sua esposa. Indignado após ser forçado a devolver a quantia, leva o caso ao tribunal, desencadeando toda uma tragédia familiar. precedentes.


Dizer adeus
Diretor: Degena Yun
Gênero: Drama
Duração: 1h40min
Ano: 2015
Prêmios: The Spirit of Asia Award, Asian Future Section, 25th Tokyo
International Film Festival / Best Screenplay Award / 33rd Torino Film Festival /
Best Feature Film, 9th First International Film Festival of Xining / Emerging
Filmmaker Award, Minneapolis St. Paul International Film Festival / Vancouver International Film Festival, Official Selection / Hong Kong International Film
Festival, Official Selection / Taipei Golden Horse Film Festival, “Chinese
Global Vision” / Best Screenwriter, Jury Award Best Filmmaker, Chinese Young Generation Film Forum 
Uma jovem enviada ainda criança para estudar na Inglaterra acaba se entregando a um doloroso caso de amor cibernético, do qual não consegue se desvencilhar. Seu pai, ator decadente diagnosticado com uma doença terminal, está desistindo de viver. Os dois aos poucos encontram uma conexão: embora a garota esteja no começo da vida e o homem, no fim, ambos estão confusos e apreensivos sobre o que há de vir.



SERVIÇO


4ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo
de 5 a 14 de outubro de 2018


Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Entrada gratuita (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)