A programação especial Século XXI: Mulheres, Ação! apresenta no IMS Paulista um recorte de filmes que pertencem ao Centro Audiovisual Simone de Beauvoir, um arquivo dedicado a preservar e difundir os filmes realizados pelo coletivo Les Insoumuses - um trocadilho em francês com as palavras insubordinada (insoumise) e musa (muse), que incluía a atriz Delphine Seyrig e as documentaristas Carole Roussopoulos, Ioana Wieder e Nadja Ringart. Juntas ou individualmente, elas adotaram a câmera de vídeo portátil como uma ferramenta imediata e acessível para promover a consciência de classe e gênero, produzindo uma série de filmes feministas a partir dos anos 1970, incluindo Seja bela e cale a boca!, documentário no qual atrizes como Jane Fonda, Maria Schneider e Shirley MacLaine compartilham suas experiências profissionais.  



P R O G R A M A Ç Ã O



quarta, 12 de setembro

16h30 Maso e Miso vão de barco + Parir!
18h30 Seja bela e cale a boca! _sessão seguida de debate com Nicole Fernandez Ferrer, diretora do CAv Simone de Beauvoir
22h00 Carole Roussopoulos, uma mulher à frente da câmera



domingo, 16 de setembro

16h00 Carole Roussopoulos, uma mulher à frente da câmera
17h45 Maso e Miso vão de barco + Parir
20h00 Seja bela e cale a boca!



S I N O P S E S


Carole Roussopoulos, uma mulher à frente da câmera
Emmanuelle de Riedmatten
Suiça, 2011, 76 min., 12 anos, Arquivo digital
O filme enfoca a trajetória da diretora feminista Carole Roussopoulos, seu trabalho como pioneira na utilização de câmeras portáteis e os temas de seu trabalho ativista, ligado à luta das mulheres e dos pobres. Material de arquivo, depoimentos de familiares, trechos de seus filmes e de testemunhos de lutas sociais compõem este registro sobre a vida de uma das mais importantes documentaristas do século XX.


Maso e Miso vão de barco
Carole Roussopoulos, Delphine Seyrig, Ioana Wieder, Nadja Ringart
França, 1976, 55 min., 12 anos, Arquivo digital
O coletivo Les Insoumuses usa de ironia e sarcasmo para interferir na reprodução de uma entrevista realizada pelo jornalista Bernard Pivot com a também jornalista e escritora Françoise Giroud, Secretária de Estado da Condição Feminina (1974-1976) no governo de Jacques Chirac.


Parir!
Ioana Wieder
França, 1977, 49 min., 12 anos, Arquivo digital
A partir de depoimentos de várias mulheres, Wieder constrói uma crítica e uma análise das práticas médico-hospitalares, um questionamento sobre o “instinto materno”.


Seja bela e cale a boca!
Delphine Seyrig
França, 1976, 115 min., 12 anos, Arquivo digital
Delphine Seyrig entrevista 24 atrizes de várias nacionalidades sobre suas experiências profissionais enquanto mulheres, seus papéis dramáticos e relacionamentos com diretores e equipes técnicas. Um relatório coletivo bastante negativo em 1976 sobre uma profissão que permitia apenas personagens estereotipadas e alienadas. O filme conta com depoimentos de Jane Fonda, Shirley MacLaine, Marie Dubois, Maria Schneider, Juliet Berto, Patti D'Arbanville, Anne Wiazemsky e Ellen Burstyn.



S E R V I Ç O


Século XXI: Mulheres, Ação!
dias 12 e 16 de setembro de 2018

IMS Paulista
Av. Paulista, 2.424 (próximo as estações Paulista e Consolação do metrô)
Ingressos R$8 (inteira) e R$4 (meia)