O CINUSP apresenta de 16 a 31 de julho a Mostra Mulheres de Vanguarda, com filmes de 12 cineastas que transformaram e continuam transformando a produção cinematográfica nos Estados Unidos dos anos 1940 até os dias de hoje, ao questionarem as exigências comerciais de Hollywood de modo a contrapô-las a uma liberdade artística inimaginável para os padrões das grandes produções.

São diretoras que discutem o papel da mulher na sociedade e o próprio fazer cinematográfico, abrindo espaço para a discussão de gênero e da misoginia, para a multiplicidade de temas e para diversas experimentações formais no nível da imagem, do som, do roteiro, da atuação e da montagem.

No primeiro dia de mostra, haverá debate com a pesquisadora Patrícia Mourão, doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela USP e especialista no cinema realizado pela vanguarda norte-americana, na sessão das 19h.



PROGRAMAÇÃO


SEGUNDA 16 DE JULHO

16h Maya Deren 1
19h Marie Menken _sessão+debate


TERÇA 17 DE JULHO

16h Carolee Schneemann
19h Sharon Lockhart


QUARTA 18 DE JULHO

16h Amy Greenfield
19h Sadie Benning


QUINTA 19 DE JULHO

16h Marjorie Keller
19h Bette Gordon


SEXTA 20 DE JULHO

16h Su Friedrich
19h Barbara Hammer


SEGUNDA 23 DE JULHO

16h Sharon Lockhart
19h Su Friedrich


TERÇA 24 DE JULHO

16h Bette Gordon
19h Marjorie Keller


QUARTA 25 DE JULHO

16h In the mirror of Maya Deren
19h Maya Deren 2


QUINTA 26 DE JULHO

16h Barbara Hammer
19h Carolee Schneemann


SEXTA 27 DE JULHO

16h Marie Menken
19h Notes on Marie Menken


SEGUNDA 30 DE JULHO

16h In the mirror of Maya Deren
19h Akosua Adoma Owusu


TERÇA 31 DE JULHO

16h Notes on Marie Menken
19h Amy Greenfield



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Akosua Adoma Owusu
Bus nut EUA/ Gana, 2015, 7'
Me broni ba Gana, 2009, 22'
On Monday of last week EUA/ Gana, 2017, 14'
Drexciya Gana, 2010, 12'
Akosua Adoma Owusu apresenta a luta pelo direito ao transporte para a população negra ocorrida em 1955 no Alabama em Bus nut. Já Me broni ba traz a relação entre as culturas de Gana e dos Estados Unidos por meio do depoimento de uma garota ganesa que emigra com sua família. O encontro entre uma babá nigeriana e uma artista plástica são tema da ficção On Monday of last week, baseado no conto homônimo da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. No poético Drexciya, uma piscina abandonada em Gana faz alusão ao mito criado por uma banda undergound de Detroit segundo o qual Drexciya é um continente submerso habitado pelos filhos não nascidos de escravas negras jogadas ao mar.


Amy Greenfield
Antigone - rites of passion EUA, 1990, 85'
No primeiro longa-metragem da cineasta e artista multimídia Amy Greenfield, a tragédia Antígona, de Sófocles, é encenada sob a visão feminista da diretora. Greenfield substitui o texto original pela linguagem corporal da dança e concentra o foco da narrativa na personagem feminina Antígona, desenvolvendo uma releitura bastante rara no cinema de uma das mais importantes tragédias gregas.


Barbara Hammer
Sync touch EUA, 1981, 10'
The female closet EUA, 1998, 60'
No curta-metragem Sync Touch a relação entre os sentidos despertados pelo toque e os despertados pelo próprio fazer cinematográfico é colocada em questão em uma reflexão sinestésica de Barbara Hammer sobre o sexo e o lesbianismo. Em The female closet, Hammer apresenta as diferentes trajetórias das artistas lésbicas Alice Austen, Hannah Hoch e Nicole Eisenman em um documentário que tem como foco a luta por legitimidade de mulheres ainda hoje pouco conhecidas pelo público em diferentes momentos históricos.


Bette Gordon
Michigan Avenue EUA, 1973, 6'
Empty suitcases EUA, 1980, 49
No curta-metragem Michigan Avenue, realizado em parceria com James Benning, Bette Gordon provoca o prolongamento temporal por meio do uso de uma impressora óptica em três cenas que apresentam uma relação íntima entre duas garotas. Já no longa-metragem Empty suitcases, a narrativa sobre a vida de uma mulher é problematizada por meio de um trabalho recorrente de desconstrução de som, imagem, texto e oratória, no qual Gordon assume questões sobre a representação feminina.


Carolee Schneemann
Fuses EUA, 1964-66, 22'
Plumb line EUA, 1968-71, 15'
As duas primeiras partes da trilogia da cineasta e artista multimídia Carolee Schneemann apresentam, por meio da poética construção da montagem descontínua, fragmentos da própria relação conjugal da diretora. Do erotismo das relações sexuais em Fuses, a diretora parte para a crônica do rompimento amoroso em Plumb line.


In the mirror of Maya Deren
In the mirror of Maya Deren Áustria/ Suíça/ Alemanha, 2002, 104'
Em In the mirror of Maya Deren Martina Kudláček revela, por meio de depoimentos de Alexander Hammid, Rita Christiani, Stan Brakhage, entre outros, a trajetória de uma das mais influentes cineastas e intelectuais radicadas nos Estados Unidos, Maya Deren, que realiza o primeiro filme da vanguarda norte-americana do cinema: Meshes of the afternoon, de 1943.


Marie Menken
Visual variations on Noguchi EUA, 1945, 4'
Andy Warhol EUA, 1965, 22'
Go Go Go EUA, 1964, 12'
Nestes três curtas-metragens a artista plástica e cineasta Marie Menken (1909-1970) imprime seu estilo único de filmar. Em seu primeiro filme, Visual variations on Noguchi, esculturas abstratas do amigo e arquiteto Isamu Noguchi são filmadas por meio de fugazes movimentos de câmera, o que se tornaria a característica mais conhecida de sua obra. Já nos curtas Andy Warhol e Go Go Go, Menken utiliza o single-frame (técnica que acelera o movimento do filme projetado). Andy Warhol é dedicado à amizade com o ícone da arte pop e Go Go Go é uma espécie de sinfonia visual da cidade de Nova York.


Marjorie Keller
Misconception EUA, 1977, 43'
Daughters of chaos EUA, 1980, 20'
Em Misconception, Marjorie Keller apresenta fragmentos da vida de um casal prestes a ter a primeira filha por meio de uma construção baseada na descontinuidade da montagem, apresentando as dicotomias dos papéis de mãe e de pai. Já em Daughters of chaos, também uma experimentação com a montagem descontínua, breves impressões sobre a vida de jovens garotas em sociedade criam tensões entre a instituição do casamento e o tempo de lazer.


Maya Deren 1
Meshes of the afternoon EUA, 1943, 14'
At land EUA, 1944, 14'
Ritual in transfigured time EUA, 1946, 15'
Os curtas-metragens At land, Ritual in transfigured time e Meshes of the afternoon permitem ao espectador compreender os motivos temáticos da dança e o que Maya Deren classifica como “montagem vertical”: trata-se da construção da poesia no cinema voltada para o instante e não para a linearidade da narrativa, além da contemplação da própria presença da realizadora como protagonista dos filmes.


Maya Deren 2
A study in choreography for camera EUA, 1945, 3'
Meditation on violence EUA, 1948, 13'
The very eye of night EUA, 1959, 15'
Nos três curtas-metragens apresentados neste programa a relação entre dança e cinema é colocada em evidência. Isso é realizado por meio da encenação de dançarinos em A study in choreography for camera e no último filme de Maya Deren, The very eye of night. Já Meditation on violence traz a dança nos movimentos de um lutador de artes marciais.


Notes on Marie Menken
Notes on Marie Menken Áustria/ EUA, 2007, 97'
Em Notes on Marie Menken Martina Kudláček explora os detalhes pouco conhecidos da trajetória artística de uma das pioneiras da vanguarda norte-americana do cinema, a artista plástica e cineasta Marie Menken. O filme conta com entrevistas e depoimentos de artistas e amigos próximos da realizadora como Kenneth Anger, Stan Brakhage e Jonas Mekas.


Sadie Benning
It wasn’t love EUA, 1992, 20'
Flat is beautiful EUA, 1998, 50'
Em It wasn’t love e Flat is beautiful a cineasta Sadie Benning desenvolve performances e experimentações de linguagem que discutem temas relacionados à orientação sexual, ao papel feminino no cinema e à androginia, estabelecendo um comentário crítico acerca do desafio de se discutir as questões de gênero em sociedade.


Sharon Lockhart
Goshogaoka EUA/ Japão, 1997, 63'
Sharon Lockhart apresenta em Goshogaoka a relação instigante entre o enquadramento de uma câmera fixa e a série de movimentos coreografados por estudantes secundaristas em um ginásio de uma escola suburbana do Japão.


Su Friedrich
Gently down the stream EUA, 1981, 14'
The lesbian avengers eat fire, too EUA, 1993, 55'
O curta-metragem silencioso Gently down the stream apresenta apenas imagens e texto, grafado na própria película, que propõem, na apresentação de fragmentos poéticos, uma discussão sobre a condição feminina. Em The lesbian avengers eat fire, too, Su Friedrich documenta um grupo militante de mulheres lésbicas nos Estados Unidos. As mulheres realizam manifestações em todo o país em luta por reconhecimento de seus direitos e os das vítimas de atentado a fogo em suas próprias casas por motivação homofóbica.



SERVIÇO


Mostra Mulheres de Vanguarda
de 16 a 31 de julho de 2018

CINUSP | Sala Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia - Favo 4 - Cidade Universitária
GRÁTIS