Celebrando o lançamento da mais recente edição da revista Filme Cultura, cujo foco é especialmente dedicado ao cinema realizado por mulheres no Brasil, a Cinemateca Brasileira apresenta a Mostra Mulheres, Câmeras e Telas. A seleção conta com filmes de diversos períodos da filmografia nacional (e também estrangeiros), e termina no dia 04/02, com a sessão dupla ao ar livre do inventivo curta-metragem de animação Frankenstein punk (1986), de Eliana Fonseca, sucedida pelo sucesso de Tizuka Yamasaki, Lua de cristal (1990), em 35mm.

26.01.2018
sexta-feira | 19:00
O ébrio
Sinopse:Gilberto Silva tinha seu futuro delineado, até que seu pai perde a fazenda. Sujeitado a migrar para a cidade grande, encontra abrigo no anexo da sacristia. Divide-se entre o programa de calouros da rádio, e o sonho de tornar-se médico. Uma das dez maiores bilheterias da história do cinema brasileiro, a maior da época.

Direção: Gilda de Abreu Ano de Produção: 1946 Cromia: Preto e Branco Duração: 107' Formato de Exibição: Arquivo digital Formato Original: 35mm Título Original: O ébrio País de Origem: Brasil Elenco: Vicente Celestino, Alice Archambeau, Rodolfo Arena.

26.01.2018
sexta-feira | 21:00
Muito romântico
Sinopse:As aventuras de Melissa e Gustavo nascem de um navio cargueiro vermelho que cruza o oceano Atlântico chegando em Berlim – cidade cujo constante movimento substitui o velho pelo novo. Quando encontram uma morada, transformam-na no coeficiente centralizador de seus universos.

Direção: Melissa Dullius e Gustavo Jahn Ano de Produção: 2016 Cromia: Colorido Duração: 72' Formato de Exibição: DCP Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Melissa Dullius e Gustavo Jahn


27.01.2018
sábado | 19:00
Casa de máquinas
Sinopse:Uma chave inicia o funcionamento de uma complexa estrutura mecânica, onde planejadas reações em cadeia e o acaso se misturam em cooperação. O movimento é mostrado em seu princípio, enquanto energia, e o caminho em que percorre, seja esse rumo à sincronia, caos ou algo entre os dois.

Direção: Maria Leite e Daniel Herthel Ano de Produção: 2007 Cromia: Colorido Duração: 5' Formato de Exibição: Arquivo digital Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil Elenco:


27.01.2018
sábado | 19:00
Como nossos pais
Sinopse:Rosa se cobra por ter que dar conta de todas as suas obrigações, mas descobre que não consegue e também que a vida é cheia de surpresas, principalmente, as vindas de sua própria mãe.

Direção: Laís Bodanzky Ano de Produção: 2017 Cromia: Colorido Duração: 105' Formato de Exibição: DCP Formato Original: Título Original: Como nossos pais País de Origem: Brasil Elenco: Maria Ribeiro, Clarisse Abujamra, Paulo Vilhena, Felipe Rocha.


27.01.2018
sábado | 21:00
Rainha
Sinopse:Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateira da escola de samba de sua comunidade; porém ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.

Direção: Sabrina Fidalgo Ano de Produção: 2016 Cromia: Preto e Branco Duração: 30' Formato de Exibição: Arquivo digital Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Ana Flavia Cavalcanti, Marilia Coelho, Bianca Joy Porte, Jerry Gilli


28.01.2018
domingo | 16:00
Para ter onde ir
Sinopse:Três mulheres com diferentes visões sobre a vida e o amor, seguem juntas em uma única viagem partindo de um cenário urbano para outro onde a natureza bruta prevalece. Eva, mulher madura e pragmática que convida para a sua jornada a amiga Melina, uma mulher livre e sem compromissos, e Keithylennye, uma jovem ex-dançarina de “techno-brega”. No caminho, os acontecimentos vividos separadamente pelas três revelam as incertezas e os diferentes sentidos daquela viagem para cada uma delas.

Direção: Jorane Castro Ano de Produção: 2016 Cromia: Colorido Duração: 100' Formato de Exibição: HDCam Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Lorena Lobato, Ane Oliveira, Keila Gentil


28.01.2018
domingo | 16:00
Pendular
Sinopse:Em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.

Direção: Júlia Murat Ano de Produção: 2017 Cromia: Colorido Duração: 108' Formato de Exibição: DCP Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Raquel Karro, Rodrigo Bolzan, Neto Machado, Felipe Rocha


28.01.2018
domingo | 18:30
Amor maldito
Sinopse:Do acaso que levou Fernanda a conhecer Sueli, nasce um favor. Do favor, nasce um romance. Do romance, nasce um infortúnio: o envolvimento de Sueli com um jornalista, sucedendo uma gravidez indesejada. Do infortúnio, nasce a tragédia.

Direção: Adélia Sampaio Ano de Produção: 1984 Cromia: Colorido Duração: 76' Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Monique Lafond, Wilma Dias, Emiliano Queiroz, Neuza Amaral.


28.01.2018
domingo | 20:30
A casa sem separação
Sinopse:Sábado à noite, Centro¬-Oeste Brasileiro. Jean é um “agroboy” que escuta a rádio local onde as pessoas deixam mensagens de amor.

Direção: Natália Tereza Ano de Produção: 2015 Cromia: Colorido Duração: 25' Formato de Exibição: DCP Formato Original: Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Mariana Mello, Ailen Scandurra, Isadora Terra, Fran Lipinski e Vida Santos


01.02.2018
quinta-feira | 19:00
os Homens que eu tive
Sinopse:Casados há quatro anos e sem filhos, Pity e Dido mantém relações extraconjugais a partir de certo consentimento. Porém, elase apaixona por um velho amigo do casal, Peter, com quem ela monta um filme. Desta vez, o caso é sério, e os leva a acertarem as contas.

Direção: Tereza Trautman Ano de Produção: 1973 Cromia: Colorido Duração: '72 Formato de Exibição: BetaCam Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Darlene Glória, Gracindo Júnior, Arduíno Colassanti, Milton Moraes


01.02.2018
quinta-feira | 19:00
Romance
Sinopse:Maria é uma mulher sexualmente rejeitada pelo marido. Ele não a toca mais e encara com normalidade sua falta de interesse sexual. Para satisfazer o vazio sexual e afetivo, Maria intercale longos diálogos durante transas com amantes que mal conhece.

Direção: Catherine Breillat Ano de Produção: 1999 Cromia: Colorido Duração: 95 Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: Romance País de Origem: França Elenco: Caroline Ducey, Sagamore Stévenin, François Berléand, Rocco Siffredi


01.02.2018
quinta-feira | 21:00
Carlota Joaquina, princesa do Brazil
Sinopse:De quando Carlota se depara com o futuro marido, o príncipe de Portugal, até sua célere desilusão. De sua insaciável sede de ventre, até a vinda da corte portuguesa ao Brasil – apesar de, muito clamar, em irrefutável objeção.

Direção: Carla Camurati Ano de Produção: 1995 Cromia: Colorido Duração: 100' Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: Carlota Joaquina, princesa do Brazil País de Origem: Brasil Elenco: Marieta Severo, Marco Nanini, Antonio Abujamra, Marcos Palmeira.


02.02.2018
sexta-feira | 19:00
Gurufim na Mangueira
Sinopse:Um jovem músico e líder comunitário morre subitamente. A comunidade verde-rosa se reúne na quadra na Mangueira para homenageá-lo. Mas fatos surpreendentes vão acontecer nesta estranha cerimônia.

Direção: Dandara Ano de Produção: 2000 Cromia: Colorido Duração: 25' Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco: Ivo Meirelles, Thalma de Freitas, Silvio Guindane, Heitor Martinez


02.02.2018
sexta-feira | 21:00
Ôrí
Sinopse:
Um painel sobre a cultura africana no mundo e a luta dos negros para resgatar ou impor sua identidade: o papel dos quilombos, as raízes negras, a luta pelo poder.

Direção: Raquel Gerber
Ano de Produção: 1989
Cromia: Colorido
Duração: 91'
Formato de Exibição: 35mm
Formato Original: 35mm
Título Original:
País de Origem: Brasil

03.02.2018
sábado | 17:00
O estranho que nós amamos
Sinopse:Um soldado ferido em combate na Guerra de Secessão, se depara com um acolhedor abrigo em um internato de mulheres. Não tarda para que sua condição física se restabeleça, e entre em colisão frontal com as pulsões sexuais acumuladas que pairam pelos ares do internato. O que acaba por desencadear uma teia de conflitos que oscilam entre as pulsões do sexo e da violência. Baseado na obra homônima de Thomas Cullian.

Direção: Sofia Coppola Ano de Produção: 2017 Cromia: Colorido Duração: 93' Formato de Exibição: DCP Formato Original: Arquivo digital Título Original: The beguiled País de Origem: Estados Unidos Elenco: Nicole Kidman, Kirsten Dunst, Elle Fanning, Colin Farrell.
 
 
04.02.2018
domingo | 17:00
Frankstein punk
Sinopse:A história de Frank, uma criatura diferente, nascida ao som da música “Singing in the rain", que parte em busca da felicidade.

Direção: Eliana Fonseca e Cao Hamburger Ano de Produção: 1986 Cromia: Colorido Duração: 12' Formato de Exibição: Beta Digital Formato Original: 35mm Título Original: País de Origem: Brasil Elenco:


04.02.2018
domingo | TELA EXTERNA | 20:00
Lua de cristal
Sinopse:
Maria da Graça é uma jovem sonhadora que se muda para a cidade grande com a intenção de fazer aulas de canto. Lá, ela se hospeda na casa de sua tia Zuleika e de seus primos Lidinha e Mauricinho, que vivem atormentando sua vida. Em meio a tantos problemas, Maria conhece a pequena Duda, sua vizinha, e o desajeitado Bob, que se tornam seus amigos. Bob é a materialização do príncipe dos sonhos de Maria e vai ajudá-la a se transformar em uma estrela.

Direção: Tizuka Yamasaki
Ano de Produção: 1990
Cromia: Colorido
Duração: 90'
Formato de Exibição: 35mm
Formato Original: 35mm
Título Original:
País de Origem: Brasil
Elenco: Xuxa, Sérgio Malandro, Júlia Lemmertz, Juliana Baroni, Avelar Love



CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
tel. 11 3512.6111
Quanto? Grátis