A mostra ‘Paixão Mortal - Quando o amor enlouquece’ exibe um panorama de filmes que retratam os excessos da paixão, com uma seleção que oferece um diversificado e contemporâneo olhar sobre o tema. 

A paixão é, muitas vezes, um assunto espinhoso e poucos filmes conseguem realmente pisar nessa vereda com a mesma contundência e a mesma força sentida por quem já se viu numa situação de descontrole.

Por exemplo, em Respiro, uma professora de colégio apresenta uma questão sobre a paixão para uma classe de adolescentes. A protagonista, Charlie, responde ao questionamento citando Nietzsche: “É mais fácil renunciar à paixão do que controlá-la. Quer dizer, nós ficamos tão preocupados com a situação que perdemos a liberdade.” A citação ilustra o que estamos prestes a testemunhar, que a paixão é perigosa quando se torna excessiva.

Do melodrama ao naturalismo clínico, do humor negro ao suspense, a mostra apresenta uma seleção diversificada que oferece ao frequentador uma chance de expurgar os seus fantasmas e experienciar a catarse de um ou mais momentos de loucura no conforto privado de uma sala escura de cinema.



PROGRAMAÇÃO


dia 14/4 – sábado
15h30 Respire
17h O império dos sentidos
19h30 Trama fantasma

dia 15/4 – domingo
15h A pele que habito
17h15 O talentoso Ripley
20h Uma rajada de balas

dia 17/4 – terça
15h Respire
17h Mommy
20h Secretária

dia 18/4 – quarta
15h Uma rajada de balas
17h15 O talentoso Ripley
20h A pele que habito

dia 19/4 – quinta
15h Secretária
17h30 O império dos sentidos
19h30 A professora de piano

dia 20/4 – sexta
15h Segredos de sangue
17h A professora de piano
19h30 Trama fantasma

dia 21/4 – sábado
15h Secretária
17h Mommy
20h Segredos de sangue



SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

O império dos sentidos
(Ai No Kôrida, Japão, 1976, 105min, Digital)
direção: Nagisa Oshima – elenco: Eiko Matsuda, Tatsuya Fuji, Aoi Nakajima
Japão, 1936. Uma ex-prostituta inicia um tórrido caso com seu atual patrão. O que parecia uma diversão inconsequente logo se transforma em uma intensa relação regida pela obsessão do prazer. Para os amantes não existem fronteiras na busca do mais completo êxtase.

Mommy
(Canadá, 2014, 150min, DCP)
direção: Xavier Dolan – elenco: Antoine-Olivier Pilon, Anne Dorval, Suzanne Clément
Canadá, 2015. Steve, o filho de Diane foi expulso do reformatório onde vive por ter incendiado uma cafeteria local e provocado queimaduras em um garoto. Diane enfrenta dificuldades devido à hiperatividade de Steve, que muitas vezes se torna agressivo. Os dois apenas conseguem encontrar certo equilíbrio quando a vizinha Kyla entra em suas vidas.

A pele que habito
(La Piel que Habito, Espanha, 2011, 117min, DCP)
direção: Pedro Almodóvar – elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes
Roberto Ledgard é um conceituado cirurgião plástico, que vive com sua filha Norma. Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe. O médico de Norma recomenda ao pai que a leve para sair e tentar a socialização com outras pessoas. O cirurgião suspeita que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.

A professora de piano
(La Pianiste, Alemanha/França, 2000, 130min, DCP, )
direção: Michael Haneke – elenco: Susanne Lothar, Georg Friedrich, Isabelle Huppert
Erika Kohut trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma e, aos 40 anos, ainda vive na casa de sua mãe. Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer, um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.

Uma rajada de balas
(Bonnie and Clyde, EUA, 1967, 112min, DCP, )
direção: Arthur Penn – elenco: Warren Beatty, Faye Dunaway, Gene Hackman
Durante a Grande Depressão, Bonnie Parker conhece Clyde Barrow, um ex-presidiário que foi solto por bom comportamento. Ambos iniciam uma carreira de crimes, assaltando bancos e roubando automóveis. Juntam-se à dupla um mecânico, o irmão de Clyde, recém-saído da cadeia, e sua mulher. Sucedem-se os assaltos e logo o quinteto ganha fama em todo o Sul do país.

Respire
(Breathe, França, 2014, 92min, DCP)
direção: Mélanie Laurent – elenco: Joséphine Japy, Lou de Laâge, Isabelle Carré
Charlie tem 17 anos. A idade das paixões, das emoções, das convicções. Tímida e comportada, é atraída imediatamente por Sarah, nova aluna da escola – carismática e rebelde. As jovens logo passam a dividir intimidades e segredos, mas o relacionamento ganha ares estranhos quando verdades vêm à tona.

Secretária
(Secretary, EUA, 2002, 104min, DCP)
direção: Steven Shainberg – elenco: James Spader, Maggie Gyllenhaal, Jeremy Davies
Após passar algum tempo em um sanatório, Lee Holloway volta para a casa de seus pais pronta para recomeçar sua vida. Ela vai trabalhar como secretária no escritório de advocacia de E. Edward Grey, que não dá importância para sua falta de experiência. Lentamente eles embarcam em um caso de amor com papéis de dominação e total submissão.

Segredos de sangue
(Stoker, EUA/Reino Unido, 2012, 100min, DCP)
direção: Park Chan-Wook – elenco: Mia Wasikowska, Nicole Kidman, Matthew Goode
No dia do aniversário de 18 anos de India Stoker, seu pai sofre um acidente de carro e morre. A convivência desta garota tímida com a sua mãe torna-se ainda mais problemática com a visita dos parentes durante o funeral, entre eles o tio Charlie, um aventureiro que India nunca conheceu e que traz à tona o sombrio passado da família Stoker.

O talentoso Ripley
(The Talented Mr. Ripley, EUA, 1999, 134min, 35mm)
direção: Anthony Minghella – elenco: Matt Damon, Jude Law, Philip Seymour Hoffman
Tom Ripley possui um dom incomum: capaz de imitar, com perfeição, a assinatura, a voz, o modo de se mexer, tudo numa pessoa. Ele conhece um empresário que lhe oferece mil dólares para ir à Europa e trazer de volta seu filho. Ripley aceita a oferta e ao conhecer o rapaz desfruta da boa vida e de sua amizade. Entretanto, desconfianças pairam sobre o passado de Ripley, criando situações contrárias aos seus interesses, o que o leva a matar o amigo e assumir sua identidade.

Trama fantasma
(Phantom Thread, EUA, 2017, 131min, DCP)
direção: Paul Thomas Anderson – elenco: Daniel Day-Lewis, Vicky Krieps, Lesley Manville
Década de 1950. Reynolds Woodcock é um renomado e confiante estilista que trabalha com a irmã para vestir a realeza e a elite britânica. Sua inspiração surge por meio das mulheres que constantemente entram e saem de sua vida. Mas tudo muda quando ele conhece a forte e inteligente Alma, que vira sua musa e amante.



SERVIÇO

Mostra Paixão Mortal - Quando o amor enlouquece
de 14 a 21 de abril de 2018

Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso R$2,00* (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)
*Os filmes ‘Segredos de Sangue’ e ‘Trama Fantasma’ terão sessões gratuitas