O CCBB SP apresenta até 17 de dezembro, a Mostra de Cinema Norueguês - iniciativa da Embaixada da Noruega em Brasília e do Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro - que traz para as telas do CCBB de São Paulo a produção cinematográfica norueguesa da atualidade. São dramas, comédias, documentários e filmes de aventura destinados aos públicos adulto e jovem.

Dentre muitas produções bem-conceituadas, o destaque dessa edição fica por conta da exibição inédita, no Brasil, de episódios da terceira temporada da websérie “Skam”, mundialmente aclamada pelo público, e que será exibida em quatro episódios em uma narrativa única. A trama retrata o cotidiano de adolescentes noruegueses que lidam com diversas questões relacionadas à religião, ansiedade social e homossexualidade. Além da série, serão apresentados documentários e filmes para todas as idades.

Outro destaque do evento fica por conta do longa “Eu sou sua”, da diretora norueguesa de origem paquistanesa Iram Haq que também dirigiu o filme “What will people say”, indicado ao Oscar 2019 de melhor filme estrangeiro.



PROGRAMAÇÃO


08/12 - Sábado

15h00 Que se ouça o grito
17h00 De repente, Sami
18h30 A revolta de Kautokeino


09/12 - Domingo

15h00 Um balão para Allah
16h30 Cega
18h30 Desbravador


10/12 - Segunda-Feira

18h00 Que se ouça o grito
19h30 De repente, Sami


12/12 - Quarta-Feira

15h00 A revolta de Kautokeino
17h00 Esnobe
19h15 SKAM (episódios 3, 4, 5, 9 da série – 3º temporada)


13/12 - Quinta-Feira

17h00 As Otimistas
19h15 O goleiro do Liverpool


14/12 - Sexta-Feira

15h00 Desbravador
17h00 Eu Sou Sua
19h15 SKAM (episódios 3, 4, 5, 9 da série – 3º temporada)


15/12 - Sábado

15h00 O goleiro do Liverpool
17h00 Vegas
19h00 Esnobe


16/12 - Domingo

14h30 Antes da Neve
16h40 Corações Valentes
19h00 SKAM (episódios 3, 4, 5, 9 da série – 3º temporada)


17/12 - Segunda-Feira

15h00 Mergulho Profundo
17h00 O Cidadão do Ano
19h30 Um balão para Allah



SINOPSES


Corações Valentes
(Til Ungdommen) – Documentário – 118 min
Direção: Kari Anne Moe
Ano de Produção: 2012
Classificação indicativa: 14 anos
O documentário acompanha quatro jovens políticos nas suas quatro organizações para jovens na Noruega. A premissa muda drasticamente no dia 22 de julho de 2011, quando o neo-nazista Anders Behring Breivik massacrou 69 jovens do partido dos trabalhadores na ilha de Utøya, horas depois de uma bomba ter explodido no centro governamental de Oslo.


Mergulho Profundo
(Pionér) – Drama/Ação – 100 min
Direção: Erik Skjoldbjærg
Ano de Produção: 2013
Classificação indicativa: 14 anos
Mergulho Profundo se passa na década de 80, no início da aventura petrolífera norueguesa. O mergulhador profissional Petter está obcecado pela ideia de atingir o fundo do Mar do Norte, onde enormes depósitos de óleo e gás foram descobertos. As autoridades visam trazer o óleo para terra através de um oleoduto a 500 metros de profundidade. Juntamente com seu irmão Knut, ele tem a disciplina, a força e a ousadia necessárias para assumir a missão mais perigosa do mundo. Mas um súbito e trágico acidente muda tudo e aos poucos Petter percebe que sua vida pode estar em perigo.


Eu Sou Sua
(Jeg er din) – Drama – 90 min
Direção: Iram Haq
Ano de Produção: 2013
Classificação indicativa: 14 anos
Mina é uma jovem mãe solteira vivendo em Oslo com seu filho de 6 anos, Felix. Ela é uma paquistanesa-norueguesa que tem um relacionamento problemático com sua família. Mina está constantemente à procura de amor e tem relações com diferentes homens, porém, nenhum dos relacionamentos tem alguma esperança de durar por muito tempo. Então, quando Mina conhece Jesper, um diretor de cinema sueco, ela se apaixona desesperadamente por ele.


Antes da Neve
(Før Snøen Faller) – Drama – 105 min
Direção: Hisham Zaman
Ano de Produção: 2013
Classificação indicativa: 11 anos
Siyar é o homem mais velho da família. Quando sua irmã foge de seu próprio casamento, ele tem a tarefa de localizá-la e restaurar a reputação de sua família. A busca por sua irmã se torna em uma jornada perigosa de leste a oeste, onde a colisão de culturas tradicionais e a vida moderna ocidental desafia Siyar a descobrir quem ele realmente é. Em Istambul, ele conhece a jovem Evin, que também está perdida entre as fronteiras da Europa. Uma amizade nasce entre eles. Evin escolhe viajar com ele, sem saber de seus planos.


Cega
(Blind) – Drama – 96 min
Direção: Eskil Vogt
Ano de Produção: 2014
Classificação indicativa: 15 anos
Ingrid perdeu recentemente a visão e se confina na segurança de sua casa, um lugar onde ela se sente em controle, sozinha com seu marido e seus pensamentos. Mas os verdadeiros problemas de Ingrid são internos, não estão para fora das paredes de seu apartamento, e seus mais profundos medos e fantasias reprimidas logo dominam sua vida.


O Cidadão do Ano
(Kraftidioten) – Comédia/Ação – 115 min
Direção: Hans Petter Moland
Ano de Produção: 2014
Classificação indicativa: 15 anos
Nils dirige um removedor de neve e vive uma vida despreocupada em um paraíso de inverno remoto. A morte repentina de seu filho o coloca no meio de uma guerra narcótica entre a máfia norueguesa e os sérvios. Neste mundo ele é um novato armado com maquinaria pesada e sorte de iniciante.


As Otimistas
(Optimistene) – Documentário – 92 min
Direção: Gunhild Magnor
Ano de Produção: 2013
Classificação indicativa: Para todos
Um documentário sobre uma equipe de vôlei de senhoras de 66 a 98 anos, que após 30 anos de treinamento, está prestes a ter sua primeira partida, contra um time veterano masculino da Suécia. O filme acompanha as mulheres dentro e fora das quadras, enquanto se preparam para o grande jogo, com muitas risadas e companheirismo.


A revolta de Kautokeino
(Kautokeino-opprøret) – Drama/Histórico – 96 min
Direção: Nils Gaup
Ano de Produção: 2008
Classificação indicativa: 11 anos
Em 1852, uma sangrenta rebelião entre os Sami e os noruegueses em Kautokeino terminou em tragédia. Indignado pela opressão de longa data, um grupo de Sami ataca membros da sociedade em uma tentativa de iniciar uma revolução a fim de obter um tratamento justo para a população indígena.


Vegas
(Vegas) – Drama – 93 min
Direção: Gunnar Vikene
Ano de Produção: 2009
Classificação indicativa: 11 anos
Vegas é a história de três adolescentes que não têm um lar estável. Thomas, Marianne, e Terje encontram-se em uma instituição para jovens, e juntos embarcam em uma jornada repleta de fé, ódio, e amor. É uma jornada que eles não esperavam e que os leva a lugares que eles nunca planejaram.


De repente, Sami
(Min Mors Hemmelighet) – Documentário – 52 min
Direção: Ellen-Astri Lundby
Ano de Produção: 2009
Classificação indicativa: Para todos
De repente, Sami é um filme pessoal sobre identidade. Durante a infância e juventude da personagem principal em Oslo, sua mãe nunca havia lhe contado sobre sua origem Sami na área ártica da Noruega. Por que não? E como ela pode de repente se tornar Sami, na metade de sua vida? E isso é algo que ela quer?


Um balão para Allah
(En ballong til Allah) – Documentário – 58 min
Direção: Nefise Özkal Lorentzen
Ano de Produção: 2011
Classificação indicativa: Para todos
Quando a cineasta norueguês-turca Nefise Özkal Lorentzen era pequena, costumava enviar cartas a Allah por meio de balões. Agora ela quer enviar um novo balão para mudar o papel das mulheres na cultura muçulmana. Ao seguir o caminho de sua avó como uma ‘sufi’, ela embarca em uma jornada para redescobrir o Islã da mãe de sua mãe. O filme alterna entre sua jornada real e seus sonhos.


Desbravador
(Veiviseren) – Drama/Histórico – 86 min
Direção: Nils Gaup
Ano de Produção: 1987
Classificação indicativa: 12 anos
“Pathfinder” é baseado em uma lenda do século XII. Repleto de ação e drama, o filme narra a história de um menino que após ter visto seus pais e sua irmã mais nova assassinados por uma tribo de Tsjudes, (uma tribo muito temida do que é hoje o norte da Rússia) é feito prisioneiro e forçado a agir como um “desbravador” para seus atacantes. Contra todas as probabilidades, o menino consegue enganar seus captores e levá-los ao topo de um penhasco para uma morte violenta. “Desbravador” é um marco na história do cinema, já que é a primeira longa-metragem a ser filmada na língua Sami.


O goleiro do Liverpool
(Keeper’n til Liverpool) – Comédia – 90 min
Direção: Arild Andersen
Ano de Produção: 2010
Classificação indicativa: 7 anos
Conheça Jo Idstad: 13 anos, inteligente, e convencido de que a vida é perigosa. Para sobreviver o ensino médio, é preciso evitar todas as armadilhas da morte, como bullies, esportes, e garotas bonitas. É melhor gastar seu tempo em atividades inofensivas, como equações e cartões de futebol. Tudo vai de acordo com o plano, até que uma nova garota aparece em sua classe – a Mari.


Esnobe
Drama/Comédia – 100 min
Direção: Sara Johnsen
Ano de Produção: 2009
Classificação indicativa: 11 anos
Quando crianças, os meios-irmãos Axel e Yanne são adotados na Noruega. Eles são separados na chegada, ele acaba no lado rico do oeste de Oslo, e ela em uma família de classe média no lado leste. Diferente de seu irmão mais novo, Yanne se lembra de sua jornada para a Noruega, mas ela não tem ideia de onde ele poderia estar agora. Tudo isso está prestes a mudar, no entanto, quando a amiga polonesa de Yanne, Maria, começa a trabalhar como empregada doméstica para os pais de Axel.


Que se ouça o grito
Documentário – 58 min
Direção: Dheeraj Akolkar
Ano de Produção: 2013
Classificação indicativa: Para todos
Este documentário é uma investigação artística a fim de revelar os segredos por trás da atemporalidade e do poder da produção artística de Munch. Sua carreira profissional durou 62 anos e nos presenteou com mais de 40.000 obras de arte.


SKAM
Série de drama – Episódios 3,4,5,9 da 3a temporada
Direção: Julie Andem
Ano de Produção: 2015-2017
Classificação indicativa: 12 anos
SKAM é uma websérie dramática que acompanha os alunos da escola de ensino médio Hartvig Nissen, em Oslo, Noruega. A terceira temporada acompanha Isak Valtersen, personagem principal, que está aprendendo a lidar com sua orientação sexual, seu novo relacionamento, e a conciliar família, amigos, e estudos. A temporada lida com temas como amor, identidade sexual, autenticidade, transtorno mental, religião e amizade. 



SERVIÇO


2ª Mostra de Cinema Norueguês
até 17 de dezembro de 2018


Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro (próximo ao metrô São Bento e Sé)
Entrada franca (retirada de ingressos a partir de 1 hora antes do início da sessão)