Muito se fala sobre o Antropoceno, período ecológico chamado de Era da Humanidade. A ação humana está provocando intensas mudanças e alterando drasticamente o funcionamento do fluxo natural do planeta, causando impactos em cascata a ponto de se tornarem irreversíveis. Os cientistas alertam que o fim desta era irá provocar a 6a extinção em massa das espécies. Neste caso, nossa própria espécie, o homo sapiens seria atingido em cheio.

Cada um dos diretores dos filmes que participam desta Mostra Manifestos Para Adiar o Fim do Mundo, cada qual à sua maneira, escreveu seu próprio Manifesto, seja abordando a questão da ocupação desordenada da terra pelo homem desperdiçando os recursos naturais, patrimônio de toda a Humanidade; seja a questão do direito ancestral à terra, o respeito pelos direitos humanos e pela diversidade cultural da humanidade; seja a denúncia sobre o cruel processo de genocídio de um grupo indígena no Brasil.

O objetivo desta Mostra de filmes é conscientizar as pessoas de que precisamos nos reinventar como espécie compartilhando do mesmo propósito, o de viver em harmonia com a natureza.

Nesta primeira edição, Regina Jehá conversa com seus convidados após a exibição de cada filme, que acontecerá no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca, sempre às 19h30.



PROGRAMAÇÃO



5 de março - 5ª feira - 19h30

RUIVALDO, O HOMEM QUE SALVOU A TERRA
Dir. Jorge Bodanzky e João Farkas
Documentário (Brasil 2019) – Livre – 46 min
Fazendeiro no Pantanal do Mato Grosso, Ruivaldo Nery de Andrade ganhou destaque como um soldado na linha de frente da batalha pela proteção do meio ambiente. Acompanhando o dia a dia de esforços para sobreviver de Ruivaldo, o documentário aborda as consequências do assoreamento do Rio Taquari.
Sessão seguida de debate com os diretores Jorge Bodanzky, João Farkas e a curadora da Regina Jehá.


6 de março - 6ª feira - 19h30

500 ALMAS
Dir. Joel Pizzini
Documentário (Brasil 2005) – Livre – 109min
O delicado processo de reconstrução da memória e da identidade dos índios Guatós- através de depoimentos dos próprios membros da comunidade e de reconstituições de crimes realizados por homens brancos contra eles -, uma tribo indígena da região do Pantanal mato-grossense que foi descoberta muitos e muitos anos após ter sido considerada extinta e que atualmente se encontra disperso pela área.
Sessão seguida de debate com o diretor Joel Pizzini e com a curadora Regina Jehá.


7 de março - Sábado - 19h30

MARTÍRIO
Dir. Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida
Documentário (Brasil 2016) – 12 anos – 160 min
Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.
Sessão terá abertura com a presença da curadora Regina Jehá.


8 de março - Domingo - 19h30

FRANS KRAJCBERG MANIFESTO
Dir. Regina Jehá
Documentário (Brasil 2019) – Livre – 96min
Frans Krajcberg se prepara para expor suas obras e receber a grande homenagem da 32. Bienal de Arte de São Paulo, enquanto desvela suas memórias e reflexões. Recentemente falecido, a vida do artista foi uma luta implacável contra a loucura destrutiva do Homem, desde o fogo da 2a Guerra Mundial às queimadas na Região Amazônica. O destino de um homem extraordinário inserido na história do seu tempo, comprometido com sua arte e profundamente vivo para sempre.
Sessão seguida de debate com a diretora e curadora Regina Jehá e Sônia Guarany.



SERVIÇO



Mostra Manifestos Para Adiar o Fim do Mundo
de 5 a 8 de março de 2020

Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 (3º piso) - Consolação
Ingressos R$20 | R$10 (meia)