O Centro Cultural São Paulo, em parceria com a Fundação Japão, mais uma vez traz uma série de animações japonesas para a telona do cinema do Centro Cultural e da Spcine na Mostra Verão Otaku – Robô Anime / Mechas. Nesta edição o foco será nas séries e filmes sobre MECHAS (nome utilizado para designar robôs gigantes). Uma retrospectiva com clássicos como Gundam e Evangelion que definiram o gênero criando uma legião de fãs no Brasil nos anos 1990. E assim como na última edição, haverá maratonas com os principais episódios dos animes Evangelion e Mobile Suit Gundam: The 08th MS, uma série que faz uma releitura da Guerra de Um Ano da série original.

Serão exibidos os filmes Círculo de Fogo e Círculo de Fogo 2 que fazem uma homenagem ao gênero de MECHAS, além de animações mais alternativas que não necessariamente apresentam uma luta de robôs gigantes, mas que apresentam uma trama elaborada ao redor do conceito de avatar.  As maratonas acontecerão no final de semana dos dias 26 e 27 de janeiro com liberação dos ingressos uma hora antes da primeira sessão.



PROGRAMAÇÃO


dia 24/1 – quinta

15h00 Guerras de verão
17h15 Gunbuster
20h10 Patlabor


dia 25/1 – sexta

15h00 Guerreiras mágicas de Rayearth
17h30 Círculo de fogo
20h00 Círculo de fogo 2


dia 26/1 – sábado

14h00 Maratona Evangelion parte 1
16h30 Maratona Evangelion parte 2
19h00 Maratona Evangelion parte 3
21h00 Maratona Evangelion final


dia 27/1 – domingo

15h Maratona Mobile Suit Gundam: The 08th MS parte1
17h Maratona Mobile Suit Gundam: The 08th MS parte2
19h Maratona Mobile Suit Gundam: The 08th MS final


dia 29/1 – terça

15h Patlabor
17h Gunbuster
20h Círculo de fogo


dia 30/1 – quarta

15h00 Roujin Z
17h00 Guerreiras mágicas de Rayearth
19h30 Círculo de fogo 2


dia 31/1 – quinta

17h00 Guerras de verão
19h30 Roujin Z



SINOPSES


Círculo de fogo
(Pacific Rim, EUA, 2013, 130min, DCP, 12 anos)
direção: Guillermo del Toro – elenco: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi
Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto, que passa a ser comandado por um antigo piloto e uma treinadora.


Círculo de fogo 2
(Pacific Rim Uprising, EUA, 2018, 111min, DCP)
direção: Steven S. DeKnight – elenco: John Boyega, Scott Eastwood, Cailee Spaeny
Filho de Stacker Pentecost, responsável pelo comando do programa Jaeger, Jake era um promissor talento do programa de defesa, mas abandonou o treinamento e entrou no mundo do crime ao vasculhar ferros-velhos em busca de peças de robôs abandonados. Perseguido após não encontrar uma peça valiosa, ele encontra o esconderijo da jovem Amara, que clandestinamente está construindo um Jaeger de porte pequeno. Ambos tentam fugir usando o robô, mas acabam sendo capturados. Para escapar da prisão, eles são enviados ao treinamento de pilotos Jaeger. Lá Jake reencontra sua irmã de criação Mako, uma heroína da época do combate contra os kaiju, que tenta lhe ajudar a se readaptar ao ambiente militar.


Evangelion
(Shin Seiki Evangerion, Japão, 1995, 480min, digital)
Série de ação pós-apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando seres gigantes chamados Unidades Evangelion (ou EVAs). A série será exibida em uma maratona de quatro sessões, com cinco episódios cada, num total de 20 episódios (serão exibidos apenas os episódios canônicos).


Guerras de verão
(Samâ uôzu, Japão, 2009, 114min, 16mm)
direção: Mamoru Hosoda
Kenji Koiso, um rapaz de 18 anos e prodígio em matemática, é injustamente acusado de hackear um mundo virtual. Com a ajuda da sua amiga Natsuki, e controlando avatares em um mundo virtual ameaçado por um vírus perigoso, ele tenta impedir que este mundo entre em colisão com o mundo real.


Guerreiras mágicas de Rayearth
(Rayearth, Japão, 1997, 135min, digital)
Com uma história diferente da série, este filme das guerreiras mágicas reimagina, em novo contexto, a vida das três garotas em um mundo fantástico repleto de seres mágicos e criaturas inimagináveis. Lá, as jovens recebem a inesperada missão de salvar aquele mundo à beira do colapso. Enquanto lutam para restabelecer a paz e a ordem em um mundo mergulhado no caos, as garotas embarcam em uma jornada de autoconhecimento, aprendizado e amadurecimento. Até hoje, a obra se mantém como uma das mais cultuadas pelos fãs do grupo CLAMP.


Gunbuster
(Top wo Nerae!, Japão, 1988, 150min, digital)
Num futuro próximo é descoberta uma raça de alienígenas enormes que viajam pela Galáxia. Esses aliens parecem estar dedicados à erradicação da humanidade, que acabou de dar os primeiros passos para fora do Sistema Solar. Os aliens aproximam-se cada vez mais do planeta Terra e a humanidade tem respondido através do desenvolvimento de naves espaciais de guerra e robôs de combate. Esses robôs são pilotados por jovens talentos recrutados a partir de escolas de formação de todo o mundo. Série de Hideaki Anno anterior ao seu trabalho com Evangelion. Serão exibidos os seis episódios em uma única sessão.


Mobile Suit Gundam: The 08th MS
(Kidô senshi Gundam: Dai 08 MS shôtai, Japão, 1996, 250 min, digital)
A história se passa durante a Guerra de Um Ano, ou seja, no mesmo período da série original, mas agora mostrando o cotidiano do time 08 MS. O ano é 0079, o tenente Shiro Amada, que estava sendo transferido do espaço para esta base terrestre, vê um piloto aliado em perigo e vai ajudá-lo. No entanto, ele se perde na floresta até encontrar uma piloto de Zeon chamada Aina Sahalin, que vai colocá-lo em conflito com suas próprias crenças sobre a guerra. A série será exibida em maratona, com duas sessões de seis episódios cada.


Patlabor
(Kidô keisatsu patorebâ: Gekijô-ban, Japão, 1989, 100min, DCP)
direção: Mamoru Oshii
Em 1997 foram criados os primeiros robôs de serviço pilotados, chamados Labors. Seu sucesso foi tão grande que logo bandidos começaram a usá-los. O Departamento da Polícia Metropolitana de Tóquio cria, então, a Seção nº2 de Veículos Especiais para combater o crime mecanizado. Esses Labors foram chamados de Labors de Patrulha, ou PATLABORs, como ficaram conhecidos.


Patlabor 2
(Kidô keisatsu patorebâ: The Movie 2, Japão, 113min, DCP)
direção: Mamoru Oshii
Em 2002, três anos após os acontecimentos de Patlabor, é preciso defender a cidade de um plano terrorista que pode iniciar uma guerra militar. Para isso, será necessário reunir os membros da SVD original (Divisão de Veículos Especiais).


Roujin Z
(Japão, 1991, 80min, DCP)
direção: Hiroyuki Kitakubo
A população do Japão está envelhecendo consideravelmente, e cuidar de pessoas idosas tornou-se oneroso. O governo propõe uma solução: uma cama eletrônica que possa fornecer ao paciente todo o essencial (e o não-essencial) que uma enfermeira de verdade possa vir a oferecer. Haruko é uma das tais enfermeiras e o senhor Takazawa é seu paciente, que foi escolhido como cobaia para a cama eletrônica. Sentindo que seu protegido está sofrendo de falta de amor, ela tenta salvá-lo do que acha ser um martírio para ele.



SERVIÇO


Mostra Verão Otaku – Robô Anime / Mechas
de 24 a 31 de janeiro de 2019


Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Entrada gratuita (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)