A 42ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema acontece em São Paulo de 18 a 31 de outubro de 2018. Durante duas semanas, serão exibidos mais de 300 títulos de variados países e diversas cinematografias. Os  filmes serão apresentados em mais de 30 locais, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. Confira alguns destaques dessa 42ª Mostra.



 Autora da arte do pôster desta edição, a norte-americana Laurie Anderson também ganha exposição da sua instalação em realidade virtual, Chalkroom, que inaugura anexo do Cinesesc.


 A Favorita, de Yorgos Lanthimos, vencedor do Grande Prêmio Especial do Júri e da Copa Volpi de Melhor Atriz para Olivia Colman no Festival de Veneza, abre o evento no dia 17, em sessão para convidados no Auditório Ibirapuera.


 A 42ª Mostra vai exibir os longas que ganharam os prêmios de melhor filme nos grandes festivais estrangeiros deste ano: o mexicano Roma, de Alfonso Cuáron, que faturou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e encerra a programação no dia 31; o cingapuriano Uma Terra Imaginada, de Siew Hua Yeo, que recebeu o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno; e o romeno Não Me Toque, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.


 O japonês Hirokazu Kore-eda será homenageado com o Prêmio Humanidade. O trabalho mais recente do diretor, Assunto de Família, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, integra a programação.


 Outro Prêmio Humanidade será concedido a Drauzio Varella antes da exibição da cópia restaurada de Pixote - A Lei do Mais Fraco. A projeção do curta Conversa com Ele, de Bárbara Paz, antecede a sessão. Drauzio também participa da mesa Da Vida à Palavra; Da Palavra à Imagem, no II Fórum Mostra.


 Integra a programação o longa vencedor de melhor roteiro no Festival de Cannes, 3 Faces, do cineasta iraniano Jafar Panahi, que receberá o Prêmio Leon Cakoff desta edição.


 A 42ª Mostra homenageia o centenário do líder sul-africano Nelson Mandela com a exibição de quatro títulos, entre eles o inédito O Estado Contra Mandela e os Outros, de Gilles Porte e Nicolas Champeaux, que integrou a seleção do Festival de Cannes.


 A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora, 1929), longa alemão dirigido por Georg Wilhelm Pabst, será projetado na área externa do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer com acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica.


 Além da exibição do inédito A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier, a Mostra revisita a obra do diretor com sessões de outros três longas: Ondas do Destino, Europa e Elemento de um Crime.


 A 42ª Mostra ainda vai apresentar os mais recentes filmes do cineasta israelense Amos Gitai - a ficção Uma Carta para um Amigo em Gaza e o documentário Um Trem em Jerusalém, além do média-metragem A Casa (1980), em sessão especial.


 Nesta edição, o Prêmio Petrobras de Cinema vai apoiar a distribuição de dois longas brasileiros, com R$ 100 mil para o melhor documentário e R$ 200 mil para a melhor ficção, que serão escolhidos pelo público.
 

 A tradicional programação apresentada no Vão Livre do Masp incluirá títulos como As Canções, de Eduardo Coutinho, Ópera do Malandro, de Ruy Guerra, e Invictus, de Clint Eastwood, que será exibido em homenagem ao centenário de Nelson Mandela.


 Os 20 anos de Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro, serão comemorados com a exibição inédita no país da cópia restaurada do filme, com a presença do diretor e elenco principal.


 Também ganham sessão especial a cópia restaurada de O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e o longa O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl, que comemoram 50 anos de lançamento, além de Feliz Ano Velho, que completa 30 anos e tem direção de Roberto Gervitz.


 Entre as cerca de 30 obras latinas, a 42ª Mostra destaca dois títulos de Fernando Solanas, premiado cineasta argentino que estará presente durante o evento: La Hora de Los Hornos e o inédito Viaje A Los Pueblos Fumigados.


 A cópia restaurada da série alemã Oito Horas Não São Um Dia, de Rainer Werner Fassbinder, marca as sessões de obras que retratam o pensamento de Karl Marx (1818-1883), cujo bicentenário é comemorado neste ano pela 42ª Mostra e pelo Instituto Goethe. Também serão exibidos filmes como Trabalhos Ocasionais de uma Escrava, de Alexander Kluge, e Marx Reloaded, de Jason Barker.


 Os 30 anos do lançamento no Brasil do premiado Asas do Desejo, de Wim Wenders, serão comemorados com uma exibição da cópia restaurada do longa.


 A 42ª Mostra terá seleção de filmes no interior de São Paulo através de itinerância promovida pelo SESC. Já em Campinas, o Instituto CPFL vai apresentar 15 títulos entre 20 e 31 de outubro.


 Em parceria com a Spcine e Cinema do Brasil, a 42ª Mostra realiza, pela primeira vez, o Mercado de Ideias Audiovisuais, e, pelo segundo ano consecutivo, dá continuidade ao Fórum Mostra.


 O novo aplicativo da Mostra, além de trazer a programação completa e atualizada com notícias do evento em tempo real, agora também permitirá a compra de credenciais digitais, a reserva de ingressos para os credenciados e a compra de ingressos.