A programação da 19ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne uma seleção de curtas e longas metragens lançados entre novembro de 2017 e outubro de 2018. A mostra conta com a curadoria dos produtores audiovisuais Ivan Melo e Leila Bourdoukan.



PROGRAMAÇÃO


Dia 23/12, domingo

14h30 Piripkura
17h00 O Animal Cordial
19h00 Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava + Kris Bronze
21h00 A Luta do Século


Dia 26/12, quarta

14h30 Pela Janela
17h00 A Vida Extraordinária de Tarso de Castro
19h00 Meu Corpo é Político + Afronte
21h00 Tropykaos


Dia 27/12, quinta

14h30 A Moça do Calendário + Reforma
17h00 Construindo Pontes + Mesmo com Tanta Agonia
19h00 Praça Paris
21h00 Como Fotografei os Yanomami


Dia 28/12, sexta

14h30 O Desmonte do Monte
17h00 Ferrugem
19h00 Torquato Neto - Todas as Horas do Fim + Torre
21h00 Híbridos - Os Espíritos do Brasil


Dia 29/12, sábado

14h30 Unicórnio
17h00 Saudade
19h00 O Banquete
21h00 Ex-Pajé


Dia 30/12, domingo

11h00 Sessão Especial Cineclubinho de Curtas Brasil _grátis*
17h00 Tropykaos
19h00 Imagens do Estado Novo - 1937-1945


Dia 2/01, quarta

14h30 Auto de Resistência
17h00 Café com Canela
19h00 Antes do Fim + Guaxuma
21h00 O Processo



SINOPSES


Piripkura
Dir: Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno  Jorge, Brasil, 2018, 82 min
Os únicos sobreviventes do povo indígena Piripkura estão vivendo em uma área protegida no Mato Grosso. Cercados por fazendas, eles vivem com um machado velho e uma pequena tocha acesa pela última vez em 1998. Para que a área continue sob proteção, a cada dois anos uma expedição da FUNAI vai ao local assegurar que os dois ainda estão vivos.


O Animal Cordial
Dir: Gabriela Amaral Almeida, Brasil, 2017, 96 min
São Paulo. Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Tal postura gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão na casa: o solitário Amadeu (Ernani Moraes) e o casal endinheirado Bruno e Verônica.


Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava
Dir: Fernanda Pessoa, Brasil, 2017, 80 min 
Uma releitura histórica sobre o período da ditadura militar no Brasil retratada através de imagens e sons exclusivos das pornochanchadas, o gênero mais visto e produzido no país durante a década de 70. A violência do Estado, a luta armada e modernização brasileira são exemplos de situações históricas que podem ser visualizadas por meio dessas obras cinematográficas.

Kris Bronze
Dir: Larry Machado, GO, 2018, 24 min
No dia 8 de março, Kelly Cristina prepara uma festa apenas para mulheres.


A Luta do Século
Dir: Sérgio Machado, Brasil, 2018, 78 min
Um retrato aprofundado sobre a maior rivalidade do boxe brasileiro e sobre o histórico de lutas (com três vitórias para cada um) que inscreveu o nome dos lutadores Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield na história do esporte no Brasil. É também uma análise minuciosa sobre a luta que os dois boxeadores tiveram que travar contra as dificuldades da vida.


Pela Janela
Dir: Caroline Leone, Brasil, 2018, 87 min
Rosália (Magali Biff) é uma dedicada operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Certo dia acaba demitida e é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), com quem vive. Ele resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires com o objetivo de distraí-la e no país vizinho Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana.


A Vida Extraordinária de Tarso de Castro
Dir: Leo Garcia, Zeca Brito, Brasil, 2017, 90 min
Tarso de Castro foi um dos fundadores do maior jornal independente da história do país: o Pasquim, muito ativo entre os anos 1960 e 1980. Ele enfrentou a pressão da ditadura para criar histórias satíricas e críticas em relação ao governo e à cultura nacional, junto de nomes como Millôr, Ziraldo e Jaguar. O documentário investiga os seus métodos, seus amores e suas polêmicas.


Meu Corpo é Político
Dir: Alice Riff, Brasil, 2017, 71 min
Vivenciado o dia a dia ao lado de diversos ativistas LGBT moradores das periferias de São Paulo, o documentário faz um panorama do contexto social em que os personagens estão inseridos e de que forma sua atuação age nas ruas. Além disso, levanta questões sobre a população trans no Brasil e suas disputas políticas.

Afronte
Dir: Bruno Victor e Marcus Azevedo, DF, 2017, 16 min
Ficção e documentário se cruzam para mostrar o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal. Seu relato se mistura aos depoimentos de outros jovens, cujas histórias revelam diferentes formas de resistência, encontradas em discursos de valorização do negro gay. 


Tropykaos
Dir: Daniel Lisboa, Brasil, 2016, 82 min
Guima é um poeta que está em crise. Em Salvador, ele sofre com as altas temperaturas do verão e acredita ter uma estranha doença: a "ultra violência solar", causada pelo calor. No submundo, bem distante dos cartões postais da cidade, Guima é usuário de crack e vive na marginalidade. Um dia, parte em uma jornada de autoconhecimento em busca de um ar-condicionado.


A Moça do Calendário
Dir: Helena Ignêz, Brasil, 2017, 86 min, 16 anos
Sem emprego fixo, o quarentão Inácio (André Guerreiro Lopes) trabalha como dublê de dançarino à noite e mecânico durante o dia. Quando não está nas pistas ou operando veículos, seus pensamentos galvizam para um relacionamento platônico para a bela garota que estampa o calendário da oficina.

Reforma
Dir: Fábio Leal, PE, 2018, 15 min, 16 anos
Saindo com um rapaz diferente a cada dia, Francisco revela à amiga Flávia que está insatisfeito com seu corpo gordo. Ela o ouve, mas tem dificuldade para entender a dimensão do problema do amigo.


Construindo Pontes
Dir: Heloisa Passos, Brasil, 2017, 72 min
Heloisa Passos, a cineasta, é filha de Álvaro, um engenheiro civil que viveu seu auge na carreira durante a ditatura militar no Brasil. No entanto, o momento que para ele foi uma oportunidade de mostrar seu trabalho, para outros, como para sua própria filha, foi um tempo marcado pelo autoritarismo. Agora, entre memórias do passado e um futuro incerto diante da atual instabilidade política no País, pai e filha procuram outras formas de enxergar o mundo.

Mesmo com Tanta Agonia
Dir: Alice Andrade Drummond, SP, 2018, 20 min, 12 anos
No dia do aniversário de sua filha, Maria vivencia um trágico evento.


Praça Paris
Dir: Lucia Murat, Brasil, 2017, 112 min
Rio de Janeiro. Camila é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória, ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas, é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.


Como Fotografei os Yanomami
Dir: Otavio Cury, Brasil, 2018, 72 min
Este é um retrato aprofundado dos profissionais de saúde que trabalham na região indígena Yanomami. São enfermeiros e técnicos em saúde que dedicam suas vidas a tratar os habitantes dos pequenos abrigos isolados nos confins da floresta, onde esses profissionais de saúde formaram seus polos de atuação.


O Desmonte do Monte
Dir: Sinai Sganzerla, Brasil, 2017, 85 min
A Colina Sagrada, que depois recebeu o nome de Morro do Castelo, foi o local escolhido pelos portugueses para a fundação da cidade do Rio de Janeiro. Sua estrutura representa uma importante referência histórica e arquitetônica do passado da cidade carioca e, segundo uma lenda urbana, as entranhas do morro guardam um tesouro nunca encontrado. Apesar de toda relevância, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas que visavam promover uma especulação imobiliária na região, acabando com um dos maiores pilares da história guanabara.


Ferrugem
Dir: Aly Muritiba, Brasil, 2017, 105 min
Assim como a maioria dos adolescentes, a jovem Tati (Tiffanny Dopke) ama compartilhar sua vida nas redes sociais e registrar todos os momentos. Porém, após perder o inseparável celular, ela se vê vítima da criminosa divulgação de seus registros íntimos no grupo de WhatsApp da turma do colégio, o que gera terríveis consequências.


Torquato Neto - Todas as Horas do Fim
Dir: Eduardo Ades e Marcus Fernando, Brasil, 2018, 88 min
Documentário sobre a trajetória de vida do poeta, cineasta, compositor e jornalista Torquato Neto. O longa-metragem acompanha da infância do artista em Teresina, sua cidade natal, até seu aniversário de 28, quando tirou sua própria vida após deixar colaborações indeléveis em movimentos artísticos como a Tropicália. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato.

Torre
Dir: Nadia Mangolini, SP, 2017, 18 min
Sinopse: Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar relatam suas infâncias durante o regime.


Híbridos - Os Espíritos do Brasil
Dir: Vincent Moon e Priscilla Telmon, Brasil, 2018, 85 min
O documentário faz um estudo experimental e etnográfico sobre os cultos religiosos do Brasil atual. Além disso, é também uma pesquisa sobra as formas de fazer cinema hoje e o desafio de representar o que é, aparentemente, invisível.


Unicórnio
Dir: Eduardo Nunes, Brasil, 2017, 122 min
Quando o pai de Maria (Bárbara Luz) deixa sua casa, a menina e a mãe (Patrícia Pillar) voltam ao cotidiano de cuidar da casa e da plantação enquanto esperam que ele regresse. Porém, quando o destino das duas se cruza com um criador de cabras (Lee Taylor) que vive na região, elas se entregam a seus desejos e o futuro da família pode se tornar trágico.


Saudade
Dir: Paulo Caldas, Brasil, 2018, 77 min
Um olhar íntimo e um retrato aprofundado sobre a saudade sentida pelos brasileiros e pelos indivíduos lusófonos que vivem longe de sua terra natal, habitando comunidades lusófonas em diversos países do mundo. Através de viagens a países que falam a língua portuguesa, os aspectos plásticos e sensoriais da linguagem são traçados.


O Banquete
Dir: Daniela Thomas, Brasil, 2017, 104 min
Fim da década de 80, Brasil. Apesar de ter retornado à democracia, o país ainda vive uma época de extrema instabilidade política e incerteza geral. Em meio a este clima de desconfiança, uma jornalista descobre segredos podres sobre o presidente do país, que ameaçarão ainda mais o frágil equilíbrio da nação.


Ex- Pajé
Dir: Luiz Bolognesi, Brasil, 2018, 81 min
Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.


Sessão Especial Cineclubinho de Curtas Brasil - Curta o Curta!
Uma seleção de curtas-metragens brasileiros que passaram por importantes festivais e mostras em 2018 encantando o público infanto-juvenil.
Adeus Dir.: Marília Feldhues, PE, 2017, 11 minutos
Vida em Plutão Dir.: André Luis Ruff Anschau, RS, 2017, 11 minutos
Fábula de Vó Ita Dir.: Joyce Prado e Tallita Oshiro, SP, 2016, 5 minutos
Uma História das Cores Victor Hugo Fiuza, RJ, 2018, 14 minutos
As Bordadeiras do Jardim Dir.: Julia Vellutini, 2017, SP, 3 minutos
PopCorn – Chefes e Monstros Dir.: Paolo Conti, Camila Kauling, SC, 2018, 11 minutos


Imagens do Estado Novo - 1937 - 1945
Dir: Eduardo Escorel, Brasil, 2018, 227 min
Uma reavaliação da herança deixada do período ditatorial de Getúlio Vargas através de materiais de arquivo, analisando suas fontes de inspiração externas, contradições e formas de funcionamento.


Auto de Resistência
Dir: Natasha Neri e Lula Carvalho, Brasil, 2018, 120 min
Um acompanhamento preciso dos casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como "autos de resistência", isto é, legítima defesa. Durante a tramitação dessas ocorrências na justiça, fica evidente o padrão de imprudência da corporação em relação à elas: investigações esdrúxulas e perícias defeituosas, nas quais 98% dos inquéritos são arquivados.


Café com Canela
Dir: Ary Rosa e Glenda Nicácio, Brasil, 2017, 100 min
Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próprias. Um dia, Violeta (Aline Brunne) bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante pra ela na juventude.


Antes do Fim
Dir: Cristiano Burlan, Brasil, 2017, 86 min
Jean sente-se preso na lógica de longevidade e decide planejar sua morte conscientemente. Para isso, ele convida Helena para um suicídio a dois, e mesmo hesitante, ela o ajuda em seus planos. Juntos eles preparam todos os detalhes para o funeral, mas enquanto seguem em direção à morte se dão conta de que antes do fim ainda há uma vida inteira.

Guaxuma
Dir: Nara Normande, PE, 2018, 14 min, 14 anos
Eu e Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.


O Processo
Dir: Maria Augusta Ramos, Brasil, 2018, 137 min
O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.



SERVIÇO


19ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro
até 2 de janeiro de 2019


CineSesc
Rua Augusta, 2.075 (próximo ao metrô Consolação)
Ingressos R$ 12 (inteira) R$6 (meia) R$3,50 (credencial plena Sesc)
*Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência