A produção audiovisual sempre esteve vinculada ao momento político do mundo, seja de uma maneira intencional ou não. O fato é que estamos vivendo em um mundo cada vez mais polarizado e pessimista, o que levou diversos diretores a mostrar uma nova perspectiva otimista da vida. A Mostra NICECORE - Uma Perspectiva Positiva em Tempos Negativos seleciona diversos filmes que levantam o astral, seja pela fantasia, seja pela maneira como os personagens se socializam uns com os outros.



PROGRAMAÇÃO


dia 25/9 | terça-feira

18h Deixe a luz do sol entrar
20h Visage, villages


dia 26/9 | quarta-feira

15h00 A forma da água
17h30 Capitão Fantástico
20h00 Lady Bird - A hora de voar


dia 27/9 | quinta-feira

16h Frank
18h O Grande Hotel Budapeste
20h A forma da água


dia 28/9 | sexta-feira

16h Gatos
18h Frank
20h Sentimentos que curam


dia 29/9 | sábado

16h Lady Bird
18h Gatos
20h Paddington 2


dia 30/9 | domingo

15h00 Visage, villages
17h00 Deixe a luz do sol entrar
19h30 Capitão Fantástico




SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Capitão Fantástico
(Captain Fantastic, EUA, 2016, 118min, DCP)
direção: Matt Ross – elenco: Viggo Mortensen, Frank Langella, George MacKay
Ben tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.


Deixe a luz do sol entrar
(Un Beau Soleil Intérieur, 2018, 95min, DCP)
direção: Claire Denis – elenco: Juliette Binoche, Xavier Beauvois, Nicolas Duvauchelle
Artista plástica parisiense, Isabelle é uma mãe divorciada que está à procura do amor de sua vida na romântica capital da França e passa por poucas e boas entre encontros, casos, transas, brigas e desilusões. Amar e ser amada é complexo.


Frank
(EUA, 2014, 91 min, DCP)
direção: Lenny Abrahamson – elenco: Michael Fassbender, Domhnall Gleeson, Maggie Gyllenhaal
John Burroughs sonha em ser tecladista e compositor de uma grande banda. Um dia, um acidente lhe fornece a oportunidade de tocar em um grupo, liderado por Frank. John fica fascinado com este vocalista, ao mesmo tempo generoso e estranho, e marcado por uma peculiaridade: ele nunca retira a sua gigantesca cabeça artificial, nem mesmo para comer, tomar banho ou dormir. Logo, John, Frank e os outros membros do The Soronprfbs se isolam em uma cabana para experimentar novos sons, se conhecer e produzir o melhor álbum musical possível. Mas a interação entre eles nem sempre é muito fácil…


A forma da água
(The Shape of Water, EUA, 2017, 123min, DCP)
direção: Guillermo del Toro – elenco: Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins
Década de 1960. Em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa, zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles e à colega de turno Zelda.


Gatos
(Kedi, 2016, 80 min, DCP, documentário)
direção: Ceyda Torun
Na cidade de Istambul, há mais do que apenas habitantes humanos. Há também os gatos domésticos perdidos da cidade que vivem livres, mas têm relações com os moradores da região. Este filme segue um grupo de gatos com personalidades distintas. No entanto, a realidade da metrópole antiga está mudando e existe cada vez menos lugar para os gatos viverem na cidade turca.


O Grande Hotel Budapeste
(The Grand Budapest Hotel, 2013, 100min, DCP)
direção: Wes Anderson – elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham
No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.


Lady Bird – A hora de voar
(Lady Bird, EUA, 2017, 95min, DCP)
direção: Greta Gerwig – elenco: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts
Christine McPherson está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.


Paddington 2
(Reino Unido, 2017, 103min, DCP)
direção: Paul King – elenco: Ben Whishaw, Hugh Grant, Hugh Bonneville
Após ser adotado pela família Brown, Paddington ganhou muita popularidade na comunidade de Windsor Gardens. No aniversário de 100 anos de sua tia Lucy, esse simpático ursinho sai em busca do presente perfeito e acaba encontrando um livro único na loja de antiguidades do senhor Gruber. Paddington se submete a uma série de trabalhos bizarros para poder comprá-lo, e quando o livro é roubado, ele e sua família farão de tudo para encontrar o ladrão.


Sentimentos que curam
(Infinitely Polar Bear, 2015, 92min, DCP)
direção: Maya Forbes – elenco: Mark Ruffalo, Zoe Saldana, Ashley Aufderheide
Cameron é um pai que sofre de transtorno bipolar e quer reconquistar sua ex-esposa Zoe e filhas. Com dificuldades financeiras, Zoe decide fazer um curso de especialização em Nova York e acaba deixando as filhas sob os cuidados de Cameron. Agora, ele terá o desafio de controlar a doença e ser pai.


Visages, villages
(França, 2018, 94min, DCP)
direção: Agnès Varda
O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de dois talentos mundialmente reconhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, eles viajam por regiões da França bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.




SERVIÇO


Mostra NICECORE - Uma Perspectiva Positiva em Tempos Negativos
de 25 a 30 de setembro de 2018


Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso R$2 (a bilheteria será aberta 1 hora antes da primeira sessão do dia)