James Gray pode não ter uma filmografia extensa ou possuir grandes sucessos de bilheteria, mas não há como negar que Gray é um dos poucos diretores que trabalham com o que realmente amam sem se prender às exigências dos estúdios. Em diversas entrevistas o diretor reforça sua autoria nas produções, sempre de baixo e médio orçamentos, algo inusitado na atual Hollywood.

A Mostra Subvertendo o clássico - Os filmes de James Gray traz uma retrospectiva completa com seis longas-metragens que mostram seu olhar único sobre cada obra.



PROGRAMAÇÃO


6/9 | quinta


17h00 Os donos da noite
19h30 Fuga para Odessa


7/9 | sexta


15h Era uma vez em Nova York
17h Caminho sem volta
20h Amantes


8/9 | sábado


15h00 Amantes
17h00 Os donos da noite
19h45 Z - A cidade perdida


9/9 | domingo


15h Caminho sem volta
17h Era uma vez em Nova York
20h Fuga para Odessa



SINOPSES


Amantes
(Two Lovers, 2008, 110 min, DCP)
elenco: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw
Leonard Kraditor já tentou o suicídio diversas vezes desde o fim do noivado há dois anos, devido a uma doença, que ele e sua noiva possuíam, que faria com que seus filhos falecessem antes de completar um ano de vida. Preocupados, seus pais tentam fazer com que ele namore Sandra Cohen (Vinessa Shaw), filha de um casal amigo. Os dois se conhecem e dias depois Leonard conhece Michelle Rausch (Gwyneth Paltrow), sua vizinha, que está refugiada no corredor para evitar o mau humor de seu pai. Leonard lhe oferece estadia em sua casa até que a situação se acalme e logo demonstra interesse por ela. Entretanto, Michelle namora um homem casado. Esta situação faz com que Leonard tenha que se decidir entre a paixão e o risco de viver com Michelle e o carinho e a tranquilidade oferecidos por Sandra.


Caminho sem volta
(The Yards, 2000, 115min, Digital)
elenco: Mark Wahlberg, Joaquin Phoenix, Charlize Theron
Leo Handler (Mark Wahlberg) é um rapaz durão com duas características: uma folha de crimes nas suas costas e a certeza de que pode recomeçar sua vida afastado dos negócios ilegais. Ao deixar a prisão após cumprir pena por um crime que não havia cometido, Leo consegue um emprego na empresa de trem do seu tio (James Caan). Porém, logo ele descobre as conexões da empresa em que trabalha com diversos crimes ocorridos e começa a se envolver em diversos problemas, decorrentes desta descoberta.


Os donos da noite
(We Own the Night, 2007, 114 min, 35mm)
elenco: Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg, Robert Duvall
1988. Bobby Green (Joaquin Phoenix) é o popular gerente da boate El Caribe, cujo dono é um gângster russo situado no Brooklyn. Bobby tem diversos policiais em sua família, entre eles seu irmão Joseph (Mark Wahlberg) e o pai Burt (Robert Duvall), mas tenta esconder esta ligação no trabalho. Com o tráfico de drogas aumentando em Nova York, Bobby tenta manter uma distância saudável do dono da boate em que trabalha, que passa a ser investigado por Joseph.


Era uma vez em Nova York
(The Immigrant, 2013, 110min, DCP)
elenco: Marion Cotillard, Joaquin Phoenix, Jeremy Renner, Angela Sarafyan
Em 1921, as irmãs polonesas Magda (Angela Sarafyan) e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba provocando uma tragédia.


Fuga para Odessa
(Little Odessa, 1994, 98 min, Digital)
elenco: Tim Roth, Edward Furlong, Moira Kelly
Joshua (Tim Roth) é um assassino profissional que volta a Brighton Beach, cidade onde nasceu, para um trabalho. Ele sabe que essa será uma tarefa difícil. Joshua então recebe ordens para executar um joalheiro, e assim coloca sua família e sua namorada em perigo.


Z - A cidade perdida
(The Lost City of Z, 2016, 141 min, DCP)
elenco: Charlie Hunnam, Sienna Miller, Tom Holland
A incrível história real do explorador britânico Percy Fawcett (Charlie Hunnam), que viaja para a Amazônia no século 20 e descobre evidências de uma civilização avançada desconhecida que pode ter habitado a região. Depois de ter sido ridicularizado pelo corpo científico que considera as populações indígenas como “selvagens”, Fawcett está determinado a retornar à sua amada selva e provar seu caso.



SERVIÇO


Mostra Subvertendo o clássico - Os filmes de James Gray
de 6 a 9 de setembro de 2018


Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Sala Lima Barreto (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Ingresso R$2 (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)