O Goethe-Institut, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, apresenta uma retrospectiva da produção cinematográfica dos estúdios DEFA, da Alemanha Oriental. Com uma produção que se inicia em 1946 e que dura até 1990, os estúdios DEFA foram responsáveis pela produção de mais de 800 filmes, incluindo longas-metragens de ficção, documentários, curtas-metragens e animações.

A Mostra Imagens para o futuro: a Alemanha Oriental no cinema tem por objetivo mostrar um recorte essencial que demonstre a variedade da produção dos estúdios, ao mesmo tempo em que investiga os conflitos, frustrações e desejos dentro da história da instituição. A mostra contará ainda com uma masterclass de Evelyn Schmidt, cineasta que teve sua formação dentro dos estúdios da DEFA e cujos filmes ‘A bicicleta’ (1981) e ‘Infidelidade’ (1979) também serão apresentados na retrospectiva. A conversa acontecerá no dia 28/7, às 18h; toda programação tem entrada franca.



PROGRAMAÇÃO


dia 24/7 - terça

Sala Lima Barreto
17h Berlim, esquina Schönhauser
20h Os assassinos estão entre nós


dia 25/7 - quarta

Sala Lima Barreto
17h Adeus inverno
20h Estrelas


dia 26/7 - quinta

Sala Paulo Emilio Salles Gomes
18h A lenda de Paulo e Paula
20h O coelho sou eu


dia 27/7 - sexta

Sala Lima Barreto
17h Infidelidade
20h Nascido em 1945


dia 28/7 - sábado

Sala Lima Barreto
14h Solo sunny
16h A bicicleta
18h Masterclass com a cineasta Evelyn Schmidt


SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Adeus inverno
(Wer fürchtet sich vorm schwarzen Mann, 1988, 116min, Full HD)
direção: Helke Misselwitz
Pouco antes do colapso da RDA, Helke Misselwitz viajou de trem de uma ponta a outra do país para entrevistar mulheres da Alemanha Oriental de diferentes idades e origens. Nesta obra-prima do documentário, as mulheres revelam suas frustrações pessoais e profissionais, esperanças e aspirações – e, ao fazê-lo, pintam o retrato de uma sociedade em transformação.


Os assassinos estão entre nós
(Die Mörder sind unter uns, 1946, 91min, Full HD)
direção: Wolfgang Staudte
Após retornar de um campo de concentração, mulher é obrigada a dividir seu apartamento com um ex-cirurgião alcoólatra. Ambos tentam sobreviver, encarando os traumas de um passado recente, em meio a uma Berlim destruída.


Berlim, esquina Schönhauser
(Berlin – Ecke Schönhauser, 1957, 82min, Full HD)
direção: Gerhard Klein
A história de um grupo de jovens rebeldes que se encontram nas ruas da Berlim Oriental.


A bicicleta
(Das Fahrrad, 1981, 88min, 35mm)
direção: Evelyn Schmidt
Susanne é uma jovem mãe solteira que vive um estilo de vida “livre”. Depois de deixar o emprego, ela se vê em apuros financeiramente e tenta uma pequena fraude de seguro para sobreviver.


O coelho sou eu
(Das Kaninchen bin ich, 1965, 110 min, Full HD)
direção: Kurt Maetzig
Uma jovem de dezenove anos tem um caso com um homem casado sem saber que ele foi o juiz que condenou o seu irmão por subversão.


Estrelas
(Sterne , 1959, 92 min, Full HD)
direção: Konrad Wolf
Um oficial nazista se apaixona por uma judia grega enquanto escolta um grupo de prisioneiros pela Bulgária, para um campo de concentração. Prêmio especial do Júri no Festival de Cannes.


Infidelidade
(Seitensprung, 1979, 89min, 35mm)
direção: Evelyn Schmidt
Edith e Wolfgang vivem uma feliz vida de casados há doze anos, ou é o que acredita Edith. A verdade é que Wolfgang leva uma vida dupla: a vida cotidiana com a esposa e o filho e os domingos com Helene, sua amante, e com Sandra, sua filha de 12 anos. A verdade vem à tona quando Sandra procura ajuda de Wolgang após o acidente fatal de Helene, sua mãe.


A lenda de Paulo e Paula
(Die Legende von Paul und Paula, 1973, 106min, Full HD)
direção: Heiner Carow
Paul é um burocrata que vive com sua linda e infiel esposa e seu filho. Bem instruído e ambicioso, considera sua vida tediosa. Paula trabalha num mercado, é mãe solteira de dois filhos e, pela segurança financeira, considera se casar com um bem-sucedido senhor que nela demonstra interesse. Paul e Paula um dia se conhecem e o amor surge.


Nascido em 1945
(Jahrgang ’45, 1965, 100min, Full HD)
direção: Jurgen Bottcher
Faz pouco tempo que Alfred se casou com Li, mas eles já pensam em se divorciar. Um fã de motocicletas, Alfred tira uns dias para dirigir por Berlim, encontrar amigos e desconhecidos.


Solo sunny
(1980, 104min, Full HD)
direção: Konrad Wolf
Sunny é a cantora de uma banda que tenta se estabelecer na cena musical da Berlim Oriental. Eles tocam regularmente em pequenas cidades, mas Sunny se sente fora de contato com o público e sua vida como um todo. Ela começa um relacionamento com o saxofonista amador e filósofo Ralph, que lhe escreve uma música muito pessoal – mas a obsessão com a morte e o estilo de vida infiel de Ralph não são para ela. Depois de entrar em uma briga com um membro da banda que a assedia e com um show-host, ela é expulsa da banda. Abandonada, ela luta para recuperar o controle sobre sua vida.



SERVIÇO


Mostra Imagens para o futuro: a Alemanha Oriental no cinema
de 24 a 28 de julho de 2018


Centro Cultural São Paulo (CCSP) | Salas Lima Barreto e Paulo Emilio Salles Gomes (99 lugares)
R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso (estação Vergueiro do metrô)
Entrada gratuita (a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia)