Aqui Começa o FIM - Festival Internacional de Mulheres no Cinema. Alinhado com agendas públicas nacionais e internacionais de equidade de gênero no cinema, o Festival traz em sua primeira edição mostras competitivas nacional e internacional de longas-metragens exclusivamente dirigidos por mulheres, mostras especiais e ações de formação e debate que fortalecem o protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras.

A sigla FIM não surge por acaso. O Festival quer o fim da sub-representatividade feminina no cinema, estimulando o começo de um novo ciclo com maior espaço para as mulheres de todas as etnias e de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

As sessões do FIM acontecem no Cinesesc e Espaço Itaú de Cinema Augusta. Confira a seguir a programação de cinema do festival.



PROGRAMAÇÃO


quarta, 4 de Julho

CineSesc
20:30 QUE LÍNGUA VOCÊ FALA? _abertura (grátis)*


quinta, 5 de Julho

CineSesc
15:00 UM CASAMENTO
17:00 MEU CORPO, MINHA VIDA
19:00 DESARQUIVANDO ALICE GONZAGA
21:00 JOVEM MULHER

Espaço Itaú Augusta
16:00 ESPLENDOR
18:00 MATARAM NOSSOS FILHOS
20:00 XICA DA SILVA


sexta, 6 de Julho

CineSesc
17:00 MEU CORPO É POLÍTICO
19:00 O CHALÉ É UMA ILHA BATIDA DE VENTO E CHUVA
21:00 DIÁRIO DA MINHA CABEÇA
23:00 AMOR MALDITO

Espaço Itaú Augusta
18:00 DESARQUIVANDO ALICE GONZAGA
20:00 ERA O HOTEL CAMBRIDGE
22:00 MEU CORPO, MINHA VIDA


sábado, 7 de Julho

CineSesc
14:00 EXILADOS DO VULCÃO
17:00 LAMPIÃO DA ESQUINA
19:00 SLAM: VOZ DE LEVANTE
21:30 VERGEL

Espaço Itaú Augusta
14:00 JOVEM MULHER
16:00 COLO
18:30 O CHALÉ É UMA ILHA BATIDA DE VENTO E CHUVA
20:30 PASTOR CLÁUDIO
22:00 CHEGA DE FIU FIU


domingo, 8 de Julho

CineSesc
14:00 PRAÇA PARIS
17:00 A MOÇA DO CALENDÁRIO
19:00 O DESMONTE DO MONTE
21:00 COLO

Espaço Itaú Augusta
14:00 DIÁRIO DA MINHA CABEÇA
16:00 VERGEL
18:00 COMO É CRUEL VIVER ASSIM
20:00 ENTÃO MORRI
22:00 SLAM: VOZ DE LEVANTE


segunda, 9 de Julho

CineSesc
15:00 MATARAM NOSSOS FILHOS
17:00 ERA O HOTEL CAMBRIDGE
19:00 BARONESA
21:00 ESPLENDOR

Espaço Itaú Augusta
16:00 TESOROS
18:00 O DESMONTE DO MONTE
20:00 LAMPIÃO DA ESQUINA
22:00 PRAÇA PARIS


terça, 10 de Julho

CineSesc
17:00 ENTÃO MORRI
19:00 COMO É CRUEL VIVER ASSIM
21:30 TESOROS

Espaço Itaú Augusta
16:00 AMOR MALDITO
18:00 BARONESA
20:00 A MOÇA DO CALENDÁRIO
22:00 MEU CORPO É POLÍTICO


quarta, 11 de Julho

CineSesc
15:00 PASTOR CLÁUDIO
17:00 CHEGA DE FIU FIU
20:30 PARAÍSO PERDIDO _encerramento (grátis)*

Espaço Itaú Augusta
18:00 EXILADOS DO VULCÃO
20:30 UM CASAMENTO



SINOPSES


Um Casamento
"Um Casamento" é um documentário de longa-metragem sobre um matrimônio que aconteceu na década de 50, em Salvador, Bahia. A narrativa se constrói através do confronto de memórias: a memória subjetiva,composta pelas lembranças da personagem central - a noiva - e pelas lembranças da diretora - filha da noiva - contra a memória concreta representada pelos filmes de arquivo, fotografias, documentos e pela casa da família. A narrativa incorpora como linguagem os efeitos do tempo sobre estes objetos e na própria memória das personagens. Todas as idades.

Meu Corpo Minha Vida
Documentário de longa-metragem sobre o aborto no Brasil, um assunto controvertido e explosivo. Nos últimos anos, manifestantes têm ido às ruas, protestando contra as leis que criminalizam o aborto e chamando para a necessidade da abertura de um diálogo. Forças contra o aborto têm insistido na impossibilidade de abrir essa discussão. A favor ou não, um milhão de brasileiras abortam todo ano, a grande maioria em condições deshumanas. Muitas sofrem sequelas ou morrem nas clínicas clandestinas, nas mãos de falsos médicos. O filme personaliza essa história através do caso terrível de Jandyra Magdalena dos Santos, e que nos conduzirá dentro desse labirinto de conflitos. A partir de 14 anos.

Desarquivando Alice Gonzaga
"Desarquivando Alice Gonzaga" revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, primeiro estúdio de cinema no Brasil. Junto com Alice, o precioso arquivo da Cinédia é revelado e conheceremos as histórias de Gonzaga e suas apostas cinematográficas. Aos 82 anos, Alice mantém vivo o legado de seu pai. Ela tem muita história para contar, pois o cinema faz parte de sua vida desde que nasceu. Todas as idades.

Jovem Mulher
Sem dinheiro, dona apenas de um gato e com todas as portas batendo na sua cara, Paula retorna à Paris após uma longa ausência. Repentinamente abandonada pelo namorado, sua odisseia durante o dia e a noite está apenas começando: uma jornada para redescobrir a integridade de sua alma e sua independência. Ela só tem certeza de uma coisa: está determinada a recomeçar novamente e o fará com estilo e carisma. A atriz LaetitiaDosch nos traz uma imprevisível, impetuosa e de coração aberto, Paula, uma mulher fascinante em uma cidade fascinante. A partir de 14 anos.

Meu Corpo É Político
Meu corpo é político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem em periferias de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas. A partir de 12 anos.

O Chalé é uma Ilha
Dalcídio Jurandir nasceu em 1909 e faleceu em 1979. Escreveu 11 livros, dez deles passados no Marajó. Neles, conta a saga de Alfredo, da infância em Cachoeira do Arari aos percalços da vida adulta em Belém, culminando no retorno ao arquipélago. Em 1939, aos 30 anos, recém-saído da prisão por protestar contra a ditadura Varguista, Dalcídio aceita um trabalho que ninguém desejava: percorrer a maior ilha flúvio-marítima do mundo, inspecionando escolas públicas. Nessa viagem, escreve cartas para sua mulher, Guiomarina e para seu filho com nove meses de idade, Alfredo. Em 2017, a cineasta Letícia Simões viaja ao Marajó em busca dos personagens de Dalcídio. Todas as idades.

Diário da Minha Cabeça
Poucos minutos antes de atirar em seus pais a sangue-frio, Benjamin Feller (Kacey Mottet Klein), um rapaz de 18 anos, aparentemente calmo, envia pelo correio um diário em que confessa e explica o duplo assassinato para Esther Fontanel (Fanny Ardant), sua professora de literatura. A associação dessa mulher ao ato de Benjamin acontece alguns meses após ela incentivar os alunos a escrever um diário. Esther se encontra interrogada pela lei, mas logo ela confrontada por suas próprias dúvidas. E se o gosto dela por uma literatura assombrada pelos tormentos da alma humana a deixasse cega diante da angústia de seu pupilo e do que estava escondido por trás da prosa febril que ele a fez ler antes do crime? A partir de 16 anos.

Amor Maldito
Primeiro longa brasileiro dirigido por uma mulher negra, Amor maldito narra a história trágica de amor entre duas mulheres, Fernanda, uma executiva, e Sueli, uma ex-miss, filha de uma família evangélica e opressora, que comete suicídio. Tornada réu pela morte da ex-companheira, Fernanda é julgada por uma corte preconceituosa e cruel. A partir de 16 anos.

Exilados do Vulcão
Ela conseguiu salvar do incêndio uma pilha de fotografias e um diário com frases escritas à mão. Estas palavras e rostos são os únicos rastros deixados pelo homem que ela um dia conheceu e amou. Cruzando montanhas e estradas, ela tenta refazer os passos dele. Os lugares que ela visita carregam pessoas, gestos, lembranças e histórias que, pouco a pouco, se tornam parte de sua vida. A partir de 14 anos.

Lampião da Esquina
Brasil, 1978. Inspirados no jornal norte-americano "Gay Sunshine",  jornalistas e escritores do Rio e de São Paulo criam o jornal "Lampião", que em plena ditadura militar, retratava o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, inclusive a sexualidade. A publicação abriu caminhos para a imprensa da época, abordando temas polêmicos naqueles dias, como racismo, aborto, drogas, ecologia e prostituição. A partir de 16 anos.

SLAM: Voz de Levante
Slam: Voz de Levante vai para Chicago, NY, Paris e São Paulo e encontra a  mesma cena com diferentes faces: os poetryslams, batalhas poéticas performáticas, se firmam como encontros que instigam a criatividade e o convívio entre diferentes e surgem diante da onda política conservadora mundial como ágoras do livre pensamento e expressão. No Brasil, a poeta Luz Ribeiro vence o campeonato nacional e vai pra Copa do Mundo de PoetrySlam, em Paris, representando a nova vertente negra e feminista que tem se firmado pela virulência de seu verbo politizado. Todas as idades.

Vergel
Um luto repentino leva uma mulher à beira da loucura. Trâmites funerários, calor e uma vizinha que vem regar as plantas, se juntam em um périplo emocional no qual é impossível distinguir o real do irreal. A partir de 16 anos.

Praça Paris
Glória é uma carioca que tenta seguir com sua vida, apesar dos traumas que passou por conta de um pai abusivo e do irmão traficante. Já Camila é uma jovem psicanalista portuguesa que chega ao Brasil com a intenção de pesquisar a violência em um centro terapêutico para uma comunidade carente. Medo, traumas, e obsessão se mesclam em um jogo de prazer e culpa, loucura e sanidade, construção e desconstrução - do Rio de Janeiro urbano, que permeia Camila e Gloria, e, sobretudo, de suas próprias vidas. O relacionamento entre essas duas mulheres completamente diferentes é o foco de Praça Paris. A partir de 14 anos.

A Moça do Calendário
O filme A Moça do Calendário conta a história de Inácio, quarenta anos, casado, sem emprego fixo. Ex-gari Inácio trabalha como dublê de dançarino e mecânico da oficina Barato da Pesada, onde sonha com a Moça do Calendário. No filme o real e o sonho se entrelaçam. A partir de 14 anos.

O Desmonte do Monte
O Desmonte do Monte aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de "higienizar" a cidade do Rio de Janeiro. A partir de 10 anos.

Colo
Em Portugal, a rotina diária de pai, mãe e filha é absorvida pelos efeitos da crise econômica. A mãe se desdobra em dois empregos para pagar as contas, pois seu marido está desempregado. A filha adolescente guarda seus próprios segredos e tenta manter sua rotina diária apesar da falta de dinheiro. Para escapar dessa realidade comum, eles se tornam, lentamente, estranhos uns aos outros, enquanto a tensão se transforma em silêncio e culpa. A partir de 14 anos.

Mataram Nossos Filhos
O Brasil é o país que mais mata no mundo, a maioria jovens, que perdem precocemente a chance de viver seus sonhos e desejos. MATARAM NOSSOS FILHOS constrói uma narrativa poética acerca da jornada das Mães de Maio, grupo liderado por Débora Silva, que forja para si um novo lugar a partir da tragédia da perda de seus filhos. Eles não vão voltar, mas o que está ao alcance dessas mães é a batalha pela memória e pela justiça, transformando dia a dia o luto em luta, o sofrimento em esperança, a dor em reação. A partir de 12 anos.

Era o Hotel Cambridge
O filme narra a trajetória de refugiados recém chegados ao Brasil que. juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo. A partir de 12 anos.

Baronesa
Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva. A partir de 16 anos.

Esplendor
Misako é uma escritora apaixonada de versões cinematográficas para deficientes visuais. Em uma exibição, ela conhece Masaya, um fotógrafo mais velho que está perdendo lentamente sua visão. Misako logo descobre as fotografias de Masaya, que estranhamente trará de volta o seu passado. Juntos, eles aprenderão a ver o mundo radiante que era invisível para seus olhos. A partir de 12 anos.

Pastor Claudio
Conversa entre o Bispo evangélico Cláudio Guerra, ex-chefe da polícia civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos psicólogo militante dos direitos humanos. A partir de 10 anos.

Então Morri
A vida de uma mulher, do nascimento até a morte.  O personagem foi vivido por diferentes pessoas, de diferentes idades, em diferentes regiões do Brasil, a partir de registros da vida, dos acontecimentos que são comuns a todos os humanos. O mistério do nascimento, as celebrações de nossa cultura, o crescimento e degeneração do corpo, a morte e as questões que envolvem herança de conhecimento. A partir de 14 anos.

Como É Cruel Viver Assim
Solitários, frustrados e incapazes de realizar qualquer coisa que dê sentido às suas vidas, Vladimir, Clivia, Regina e Primo armam um plano absurdo: seqüestrar um milionário. Mas não têm nenhuma experiência com crimes nem noção do que essa operação pode  envolver. Enquanto tomam as providências práticas, revelam-se seus medos e ambições. A partir de 12 anos.

Tesoros
Jacinta nos conta uma história que começa quando os irmãos Dylan de 6 anos, Andrea de 11, e Lucas de 2 anos e meio, chegam à Barra de Potosí, uma comunidade de pescadores na costa de Guerrero, México. Formam um grupo com as crianças locais, convencidos de que juntos, e armados com um tablet, algumas pistas e um mapa, podem encontrar um tesouro escondido na região pelo pirata Francis Drake, quatrocentos anos atrás. Todas as idades.

Chega de FiuFiu
As cidades foram feitas para as mulheres? O filme Chega de FiuFiu narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. A partir de 14 anos. 

Que Língua Você Fala?
O filme apresenta diversos depoimentos que abordam o enfrentamento e a adaptação a uma nova língua e cultura. Adultos e crianças que migraram e imigraram são entrevistados assim como terapeutas e professores que trabalham para facilitar o processo de adaptação. As entrevistas foram realizadas no Brasil, Índia e Inglaterra e apontam diferentes aspectos da adaptação em termos de léxico, gramática, sotaque, bem como problemas conceituais. A maioria dos entrevistados migrou de áreas rurais para zonas urbanas. O filme revela que os problemas enfrentados pelos imigrantes em diferentes países são semelhantes aos problemas enfrentados pelos brasileiros que migram em seu próprio país. Todas as idades.

Paraíso Perdido
Incapaz de superar a perda da mulher amada, o viúvo José (Erasmo Carlos), patriarca de uma excêntrica família de cantores, abandona a carreira acadêmica e abre a boate Paraíso Perdido. Ali, ao som de clássicos da música popular romântica, ele faz de tudo para garantir a felicidade de seu clã. Unidos por um amor incondicional, José, seus filhos Angelo (Julio Andrade) e Eva (Hermila Guedes), seu filho adotivo Teylor (Seu Jorge) e os netos Celeste (Julia Konrad) e Imã (Jaloo) encontram força para lidar com seus traumas e superar suas perdas. Mas a vida de todos sofre uma reviravolta quando José contrata como segurança de Imã o misterioso Odair (Lee Taylor), um policial que cuida da mãe surda, uma ex-cantora (Malu Galli). A partir de 14 anos.



SERVIÇO


FIM - Festival Internacional de Mulheres no Cinema
de 4 a 11 de julho de 2018


CineSesc
Rua Augusta, 2.075 (próximo ao metrô Consolação)
Ingressos a partir de R$5 (credencial plena Sesc) até R$20 (inteira)
Grátis* - distribuição de ingressos 1h30 antes para credencial plena do Sesc e 1h antes para demais públicos.

Espaço Itaú Augusta
Rua Augusta, 1.475 (próximo ao metrô Consolação)
Ingressos valor normal do dia



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