O Cinearte Petrobras apresenta a segunda semana da Mostra 50 Anos de 1968, com filmes que de alguma maneira expressam o espírito do movimento que mudou radicalmente o comportamento da sociedade no mundo todo. ‘Hitler no 3º Mundo’, de José Agrippino; ‘Matou a família e foi ao cinema’ e ‘O Anjo Nasceu’, ambos de Julio Bressane, e ‘No Intenso Agora’, de João Moreira Salles são os filmes a serem exibidos de 14 a 17 de junho (quinta-feira a domingo), sempre às 19h, com entrada franca.



PROGRAMAÇÃO


14 de junho, quinta-feira

19h
Hitler no 3º Mundo
Brasil, 1968, 90 min, p&b
Direção José Agrippino de Paula
Elenco: Jô Soares, Carlos Silveira, Eugenio Kusnet, Fernando Benini, Jonas Mello, Ruth Escobar, Túlio de Lemos.
A ascensão de de Hitler, líder nazista, no terceiro mundo. Obra futurista e visionária, as imagens revelam novas informações sobre a humanidade.


15 de junho, sexta-feira

19h
Matou a Família e Foi ao Cinema
Brasil, 1970, 80 min
Direção: Julio Bressane
Elenco: Renata Sorrah, Marcia Rodrigues, Antero de Oliveira.
Um rapaz de classe média baixa carioca mata os pais a navalhadas e vai ao cinema ver "Perdidos de Amor". Márcia, uma jovem rica e insatisfeita, aproveita uma viagem do marido para ir até sua casa de Petrópolis, onde recebe a visita de uma velha amiga, Regina. Intercaladas com as cenas entre elas, que dançam, conversam sobre homens e se acariciam, aparecem pequenas histórias autônomas de assassinatos no interior de famílias pobres. Entre essas crônicas familiares, uma história destoa: a do preso político torturado até a morte.


16 de junho, sábado

19h
O Anjo Nasceu
Brasil, 1969, 82 min, p&b
Direção: Julio Bressane
Elenco: Hugo Carvana, Milton Gonçalves, Norma Bengell.
Santamaria é um assassino impiedoso e cruel, que, junto com Urtiga, seu companheiro de crime, realiza horrendos assassinatos. Um dia, Santamaria vislumbra um anjo que motiva a si e a seu companheiro cometerem muitos crimes para, segundo suas crenças, chegarem mais rápido ao anjo que lhes proverá a salvação. Durante um crime, eles são perseguidos por um policial. Conseguem fugir e se abrigam em uma casa isolada, onde matam o dono e humilham as mulheres antes de matá-las.


17 de junho, domingo

19h
No Intenso Agora
Brasil, 2017, 127 min
Direção: João Moreira Salles
Documentário político que justapõe, através de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como: a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em meio a dominação da União Soviética e a China de 1966 sob o regime de Mao, experienciado pela mãe do diretor na época.



SERVIÇO


Mostra 50 Anos de 1968
14 a 17 de junho de 2018

Cinearte Petrobras | Sala 2 (100 lugares)
Av. Paulista, 2.073 - Conjunto Nacional (estação Consolação do metrô)
Entrada gratuita: retirada de ingressos com uma hora de antecedência de cada sessão