A Mostra Acervo em foco, para além da diversidade de títulos apresentados na programação, é uma iniciativa da Cinemateca Brasileira que propõe a reflexão sobre algumas características únicas de suas coleções, formadas por cerca de 240 mil rolos de filmes. A programação marca a ocasião da assinatura do Contrato de Gestão MinC-MEC, através do qual a Cinemateca passa a ser administrada pela Acerp – Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura.

A curadoria estabelece um panorama geral do acervo da Cinemateca, ao reunir 11 títulos que representam diferentes exemplos de processamentos, restaurações ou estágios de conservação.

A partir da exibição de títulos consagrados, filmes-ensaios e cópias raras, pretende-se apresentar a dimensão das dificuldades e condições que a conservação do patrimônio sob a guarda da Cinemateca necessita para sobreviver. Versões restauradas – em seu suporte original e a confecção de cópias digitais –, filmes que não sobreviveram em seu suporte original, cópias depositadas em caráter de depósito legal, obras preservadas por intermédio de políticas de aquisição de acervos, são alguns exemplos de cópias que serão exibidas na mostra.

Dentre os casos citados, serão exibidos em seus suportes originais, em cópias 35mm, os filmes A agonia, de Júlio Bressane, S. Bernardo, de Leon Hirszman, Carnaval Atlântida, de José Carlos Burle, O leão de sete cabeças, de Glauber Rocha, Lilian M: Relatório confidencial, de Carlos Reichenbachm, O amor está no ar, de Amylton de Almeida e Sonho de valsa, de Ana Carolina; em formatos digitais, Limite, de Mário Peixoto, Nitrato, de Alain Fresnot, e Um festejo muito pessoal, de Carlos Adriano; e, em 16mm, Thesouro perdido, de Humberto Mauro.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.


Nitrato
Sinopse: Sobre a situação precária sujeitada à Cinemateca Brasileira, cujo vasto acervo de documentos e filmes, encontra-se ameaçado tanto pela incidência do tempo, quanto pela omissão dos governos municipais e federais ao longo de três décadas. 

Direção: Alain Fresnot Ano de Produção: 1974 Cromia: Preto e Branco Duração: 19 Formato de Exibição: HDCam Formato Original: 35mm Título Original: Nitrato País de Origem: Brasil Elenco: Paulo Emílio Salles Gomes
09.03.2018
sexta-feira | SALA BNDES | 21:00


Festejo muito pessoal
Sinopse: Ensaio poético de found footage (reapropriação de arquivo) baseado no artigo Festejo muito pessoal, de Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977). A montagem de trechos de filmes brasileiros citados no artigo, intercalados entre os anos de 1924 e 1931, e trechos de filmes de Jean Vigo – revelado pelo crítico paulista –, chama atenção para a importância da preservação dos filmes, diante da enormidade de títulos perdidos ao longo da história e não mais passíveis de recuperação.

Direção: Carlos Adriano Ano de Produção: 2016 Cromia: Colorido Duração: 8 Formato de Exibição: DCP Formato Original: Título Original: Festejo muito pessoal País de Origem: Brasil Elenco:
09.03.2018
sexta-feira | SALA BNDES | 21:00


Thesouro perdido
Sinopse: Após a morte do pai, os irmãos Bráulio e Pedro são criados por Hilário – amigo do falecido e pai de Susana. Quando Bráulio atinge a maioridade, Hilário lhe entrega o fragmento de um mapa do tesouro, cobiçado tanto por um bandido quanto por um médico farsante. A dupla mata um idoso, detentor do outro fragmento, e rapta Susana, exigindo a entrega do primeiro pedaço do mapa.

Direção: Humberto Mauro Ano de Produção: 1927 Cromia: Preto e Branco Duração: 89' Formato de Exibição: 16mm Formato Original: 35mm Título Original: Thesouro perdido País de Origem: Brasil Elenco: Bruno Mauro, Máximo Serrano, Lola Lys, Alzir Arruda, Antonio Almeida, Paschoal Ciodaro e Humberto Mauro
11.03.2018
domingo | SALA BNDES | 20:00


Carnaval Atlântida
Sinopse:
Piro e Miro são dois malandros cariocas que apresentam o argumento de uma chanchada carnavalesca ao Dr. Cecílio B. de Milho, produtor da Acrópoles Filmes, que o recusa porque deseja fazer um filme sobre Helena de Tróia; contudo, emprega ambos como faxineiros. Inúmeras confusões impedem o avanço da produção, até que o secretário Augusto, junto a Carmem, Regina, filha de Dr. Cecílio, e Xenofontes; convencem o produtor a realizar uma comédia escrita por um acadêmico especializado na história da Grécia.

Direção: José Carlos Burle Ano de Produção: 1952 Cromia: Preto e Branco Duração: 92 Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: Carnaval Atlântida País de Origem: Brasil Elenco: Oscarito, Grande Otelo, Cyll Farney, Eliana, José Lewgoy, Iracema Vitória, Carlos Alberto e Renato Restier

08.03.2018
quinta-feira | SALA BNDES | 21:00


Limite
Sinopse: Em um pequeno barco a deriva, um homem e duas mulheres contam histórias de uma vida marcada por desventuras, tristezas, angústias e monotonia. As imagens e as histórias ensaiam uma fuga metafórica, que justifica o conformismo dos personagens diante da degradação humana.

Direção: Mário Peixoto Ano de Produção: 1931 Cromia: Preto e Branco Duração: 120 Formato de Exibição: DCP Formato Original: 35mm Título Original: Limite País de Origem: Brasil Elenco: Carmen Santos, Olga Breno, Taciana Rei, Brutus Pedreira, Raul Schnoor, Edgar Brazil e Mário Peixoto

03.03.2018
sábado | SALA BNDES | 19:00


A agonia
Sinopse:
Cabelo cortado rente, um ramo de alecrim por trás da orelha, camisa amarela de cetim brilhante. Ele está ao volante de seu carro quando passa por uma mulher que caminha pela beira da estrada. Lábios fortemente tingidos, vestido estampado e sapatos vermelhos a compactuar com a cor do batom. Ele dá-lhe uma carona. Se encaram em silêncio por alguns instantes. Apresentam-se um ao outro, e nasce dali um diálogo tão absurdo quanto o acaso que os aproximou.

Direção: Julio Bressane Ano de Produção: 1978 Cromia: Colorido Duração: 90 Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: A agonia País de Origem: Brasil Elenco: Joel Barcellos, Maria Gladys, Grande Otelo, Wilson Grey, Sandra Pera, Kléber Santos, Renato Laclete e Ivan Cardoso

03.03.2018
sábado | SALA BNDES | 21:00


Lilian M: Relatório confidencial
Sinopse: Maria abandona o marido e os filhos para fugir com um caixeiro-viajante. Após um trágico acidente de carro, segue sozinha até chegar em São Paulo. Arranja um emprego na casa do industrial Braga, até que se tornam amantes.Maria é rebatizada, se torna Lilian. Em sua jornada da miséria ao luxo, envolve-se com alguns tipos humanos: o filho autodestrutivo de Braga, um industrial alemão que financia a repressão, um grileiro de terras, um detetive e, por fim, uma cafetina.

Direção: Carlos Reichenbach Ano de Produção: 1975 Cromia: Colorido Duração: 90 Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: Lilian M: Relatório confidencial País de Origem: Brasil Elenco: Célia Olga Benvenutti, Benjamin Cattan, Sérgio Hingst, Maracy Mello, Walter Marins e Jairo Ferreira

04.03.2018
domingo | SALA BNDES | 18:00
08.03.2018
quinta-feira | SALA BNDES | 19:00


S. Bernardo
Sinopse: Paulo Honório, que perambula pelo sertão a negociar, arranca a fazenda São Bernardo das mãos de seu proprietário e futuro empregado, Luís Padilha. Nessa trajetória, aprende a encaixar – como coisas –, os homens, cada um em seu lugar. Porém, ao se casar com Madalena, de quem deseja a posse total, tudo se estilhaça. Sua dificuldade em racionalizar o amor colocará em cheque sua visão de mundo.

Direção: Leon Hirszman Ano de Produção: 1972 Cromia: Colorido Duração: 114 Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: S. Bernardo País de Origem: Brasil Elenco: Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Nildo Parente, Vanda Lacerda, Mário Lago, Josef Guerreiro e Jofre Soares

04.03.2018
domingo | SALA BNDES | 20:00

09.03.2018
sexta-feira | SALA BNDES | 19:00


O amor está no ar
Sinopse:
Melodrama sobre uma radialista que apresenta um programa romântico numa rádio popular e se apaixona por um rapaz bem mais jovem e semi-analfabeto. Aos poucos, os preconceitos sociais vão estremecer a relação do casal. Primeiro longa-metragem produzido no Espírito Santo.

Direção: Amylton de Almeida Ano de Produção: 1997 Cromia: Colorido Duração: 80 Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: O amor está no ar País de Origem: Brasil Elenco: Eliane Giardini, Marcos Palmeira, Paulo Betti e Jacyra Silva

10.03.2018
sábado | SALA BNDES | 19:00


Sonho de valsa
Sinopse: Teresa é uma mulher de 30 anos de idade que busca sua própria identidade, através das imagens que faz dos homens. Mas, caminhando entre eles, Teresa se sente cada vez mais abandonada. Em uma mistura de realidade, delírio e desejo, uma mulher busca por amor.

Direção: Ana Carolina Ano de Produção: 1987 Cromia: Colorido Duração: 96 Formato de Exibição: 35mm Formato Original: 35mm Título Original: Sonho de valsa País de Origem: Brasil Elenco: Arduíno Colassanti, Xuxa Lopes, Ney Matogrosso, Daniel Dantas

10.03.2018
sábado | SALA BNDES | 21:00


O leão de sete cabeças
Sinopse:
O guerrilheiro latino-americano Pablo e o líder negro Zumbi se unem para libertar o continente africano do jugo dos colonizadores. Durante a luta, enfrentam um mercenário alemão que, auxiliado por um agente norte-americano e seu assessor português, governa em nome de uma misteriosa mulher de nome Marlene. Enquanto isso, a epopeia dos dois heróis é prenunciada por um onipresente pregador messiânico que anuncia a chegada da besta capaz de derrotar os santos, e a vinda dos insurgentes como emissários da justiça divina.

Direção: Glauber Rocha
Ano de Produção: 1970
Cromia: Colorido
Duração: 95
Formato de Exibição: 35mm
Formato Original: 35mm
Título Original: O leão de sete cabeças
País de Origem: França e Itália
Elenco: Rada Rassimov, Jean-Pierre Léaud, Giulio Brogi, Hugo Carvana, Gabriele Tinti e René Koldhoffer

11.03.2018
domingo | SALA BNDES | 18:00



SERVIÇO

Mostra Acervo em foco
até 11.03.2018

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
tel. 11 3512.6111
Quanto? Grátis (Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.)