O cinema latino-americano vive um grande momento nos festivais e premiações internacionais. Filmes brasileiros e paraguaios saíram premiados do mais recente Festival de Berlim e o chileno Uma mulher fantástica, dirigido por Sebastián Lelio e protagonizado por Daniela Vega, recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no último Oscar.

Entre 16 e 18 de março, a Cinemateca exibe quatro longas-metragens latino-americanos premiados em grandes festivais internacionais nos últimos anos. Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.


De longe te observo
Sinopse: Caracas, Venezuela. Armando costuma caminhar pela cidade buscando se aproximar de rapazes, a quem oferece dinheiro para que o acompanhem até em casa. Um dia, Armando encontra Elder, que lidera uma gangue local. Revoltado e desconfiado por natureza, Elder aceita a proposta, mas, na casa de Armando, o agride e rouba seu dinheiro. Esse é o início de um complexo relacionamento entre os dois, já que Armando volta a procurá-lo e Elder precisa de dinheiro.
Vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza.

Direção: Lorenzo Vigas Ano de Produção: 2015 Cromia: Colorido Duração: 93 Formato de Exibição: DCP Formato Original: Título Original: Desde allá País de Origem: Venezuela e México Elenco: Alfredo Castro e Luis Silva

16.03.2018
sexta-feira | SALA BNDES | 19:00

18.03.2018
domingo | SALA BNDES | 20:00


No
Sinopse: Em 1988, o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão.
Exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes e vencedor do Prêmio CICAE (Confederação Internacional dos Cinemas de Arte).

Direção: Pablo Laraín Ano de Produção: 2012 Cromia: Colorido e P&B Duração: 118 Formato de Exibição: Arquivo digital Formato Original: BetaCam Título Original: No País de Origem: Chile, EUA e França Elenco: Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers, Néstor Cantillana


16.03.2018
sexta-feira | SALA BNDES | 21:00

17.03.2018
sábado | SALA BNDES | 19:00


A vida útil – Um conto de cinema
Sinopse: Jorge tem 45 anos de idade e ainda vive com seus pais. Nos últimos 25 anos de sua vida trabalha no departamento de arquivos da Cinemateca de Montevideo, monta a programação de filmes, dá suporte técnico e ainda comanda um programa de cinema em uma estação de rádio. Jorge, cuja única experiência de trabalho é com filmes, perde o emprego. A partir de então, tenta mudar seu modo de vida e se adaptar ao novo mundo que surge à sua frente. Mas, Jorge percebe que são justamente os filmes que irão ajudá-lo a sobreviver.
Melhor Filme nos Festivais de Havana e de Cartagena das Índias.

Direção: Federico Veiroj Ano de Produção: 2010 Cromia: Preto e Branco Duração: 67' Formato de Exibição: DCP Formato Original: 35mm Título Original: La vida útil País de Origem: Uruguai e Espanha Elenco: Paola Venditto, Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril

17.03.2018
sábado | SALA BNDES | 21:00


As acácias
Sinopse: Rubén é um motorista de caminhão solitário que percorre há anos a estrada entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires. Mas a viagem de hoje será diferente: pois em uma parada perto de Assunção, encontra Jacinta, que começa uma viagem que também a levará a Buenos Aires. Rubén descobre que a pequena Anahí, de oito meses, viajará com eles.
Vencedor do prêmio Camera d’Or para melhor diretor estreante no Festival de Cannes e Melhor roteiro no Festival de Havana.

Direção: Pablo Giorgelli Ano de Produção: 2011 Cromia: Colorido Duração: 82 Formato de Exibição: DCP Formato Original: Título Original: Las acacias País de Origem: Argentina e Espanha Elenco: Germán De Silva, Hebe Duarte, Nayra Calle Mamani


18.03.2018
domingo | SALA BNDES | 18:00





SERVIÇO

Latinos Premiados
de 16 a 18.03.2018

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
tel. 11 3512.6111
Quanto? Grátis (Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.)