Ao longo da história do cinema, o mito do vampiro foi abordado de inúmeras maneiras, compondo um mosaico de países, épocas, gêneros e estilos. Desde criaturas pútridas e fétidas oriundas do folclore e da literatura do século XVIII, até o aristocrático e poderoso Drácula, passando por vampiras lésbicas e jovens contemporâneas, vampiros negros e asiáticos, a representação cinematográfica do vampiro, arraigada no imaginário popular, sobrevive ao longo das décadas, reinventando-se e revigorando o interesse do público. Essa variedade de filmes é apresentada na Mostra Doces Vampiros, em cartaz no CINUSP de 2 de abril a 4 de maio, com obras que buscam atrair não somente o público que já tem interesse pela figura vampiresca, mas também espectadores que queiram conhecer novos e instigantes filmes.


Para aprofundar as questões tratadas, a mostra conta com dois debates: no dia 5 de abrilA representação do vampiro no cinema será debatida com Leandro Cesar Caraça, mestre pela UNICAMP e pesquisador da história do cinema de horror, e no dia 17 de abrilO cinema de horror asiático e a figura do vampiro será debatido com Cláudio Augusto Ferreira, doutorando da ECA-USP e pesquisador de cinema sobrenatural japonês.


Haverá também, na sexta-feira 13, uma sessão especial com noitão. Os sete filmes selecionados, produzidos entre 1958 e 1972, mostram uma mudança na representação do vampiro, que se torna mais sangrento e sexual à medida que os anos avançam. A atuação de Christopher Lee como o conde sanguinário é uma das mais emblemáticas da história do horror.


O CINUSP convida todo o público a se deixar seduzir, assombrar e fascinar pelas múltiplas faces do vampirismo no cinema.



PROGRAMAÇÃO


Acompanhe a programação diária em cinusp.dobralab.com.br



DEBATES


05/04
| AMANTES ETERNOS + DEBATE
A representação do vampiro no cinema será debatida com Leandro Cesar Caraça, mestre em Multimeios pela UNICAMP. Professor e pesquisador, participa de mostras e festivais de cinema como palestrante, jurado e curador. Também é co-produtor do Fora de Sintonia, canal de entrevistas do YouTube.

17/04 | MR. VAMPIRE + DEBATE
O tema do cinema de horror asiático e da figura do vampiro será debatido com Cláudio Augusto Ferreira, doutorando​ ​em História, Teoria e Crítica pela ECA-USP. Seu projeto de história do cinema japonês de cunho sobrenatural observa as relações entre gêneros e entre classes sociais nas narrativas. É​ ​mestre em Letras, Literatura e Cultura Japonesa pela FFLCH-USP​, com graduação em Cinema e Vídeo pela ECA-USP.



NOITÃO


Na sexta-feira 13, o Cinusp realiza sessão especial com noitão. A sequência Drácula da Hammer Films começa como uma adaptação do romance de Bram Stoker, mas assume liberdades em relação à obra original. A atmosfera aristocrática, com figurinos e cenários suntuosos, é uma marca da produtora.

Os sete filmes selecionados para o noitão, produzidos entre 1958 e 1972, mostram uma mudança na representação do vampiro, que se torna mais sangrento e sexual à medida que os anos avançam. A atuação de Christopher Lee como o conde sanguinário é uma das mais emblemáticas da história do horror.

Noitão Hammer:

O vampiro da noite
Reino Unido, 1958, 82’
direção: Terence Fisher
sinopse: Em uma busca por seu amigo desaparecido Jonathan Harker, o caçador de vampiros Dr. Van Helsing é levado ao castelo do conde Drácula. Ao chegar, Van Helsing encontra Harker vivo na cripta de Drácula e descobre que o próximo alvo do conde é a noiva enferma de Harker, Lucy Holmwood. Com a ajuda de seu irmão, Arthur, Van Helsing luta para proteger Lucy e pôr fim ao reinado parasita do terror do conde Drácula.

As noivas do vampiro
Reino Unido, 1960, 85'
direção: Terence Fisher
sinopse: O caçador de vampiros Van Helsing retorna à transilvânia para destruir o belo chupador de sangue Baron Meinster, que tem planos para a bela e jovem professora Marianne.

Drácula, o príncipe das trevas
Reino Unido, 1966, 90'
direção: Terence Fisher
sinopse: Quatro turistas jantam e passam a noite no castelo de Drácula; dois escapam e avisam um monge.

Drácula, o perfil do diabo
Reino Unido, 1968, 92'
direção: Freddie Francis
sinopse: Após gerar pavor na província de caynemberg, drácula foi aparentemente eliminado. Um ano após sua "morte", Ernst Muller, um monsenhor, visita a região e vê que ninguém vai à missa, pois a sombra do castelo cai sobre a igreja e todos sentem a presença do mal, inclusive o padre local. Com isso o monsenhor, acompanhado pelo padre, parte para exorcizar o castelo.

O sangue de Drácula
Reino Unido, 1970, 91’
direção: Peter Sasdy
sinopse: O conde Drácula sabe que se ele não beber uma certa quantidade de sangue virgem seu destino será passar a eternidade dentro de seu caixão. O assistente do conde, Anton, sugere que eles viajem para a Itália, onde a tradição religiosa propicia a existência de noivas virgens. Lá eles encontram uma família em que há quatro jovens irmãs prestes a se casar, mas quando o conde começa a preparar seu ataque, ele também descobre que nem todas as moças são tão puras como se poderia imaginar. Drácula tem pouco tempo para descobrir qual delas é realmente virgem.

O conde drácula
Reino Unido, 1970, 96'
direção: Roy Ward Baker
sinopse: O príncipe das trevas está de volta mais terrível do que nunca e dará início a um ritual sádico e perverso em busca de vingança.

Drácula no mundo da minissaia
Reino Unido, 1972, 96'
direção: Alan Gibso
sinopse: O professor Van Helsing Jr. protege sua neta do conde Drácula, trazido de volta por hippies de Londres.



SERVIÇO


Mostra Doces Vampiros
de 2 de abril a 4 de maio de 2018

CINUSP | Sala Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia - Favo 04 - Cidade Universitária - São Paulo, SP
GRÁTIS