Nos primeiros anos em que os filmes de ficção eram de longa-metragem, a Dinamarca foi um dos países mais influentes na Europa. Desde então, e através de seu instituto de cinema, o país seguiu dando forte apoio à produção e com o passar do tempo o país desenvolveu um modelo inovador que tornou sua indústria sustentável em toda a cadeia produtiva.

A partir de 9 de janeiro, o público paulista terá a chance de assistir no CCBB São Paulo a Mostra CineKlap - Dinamarca em Foco, uma seleção de 16 títulos selecionados pela curadora Tatiana Groff a convite do Instituto Cultural da Dinamarca. A mostra faz parte das comemorações de 10 anos de presença do ICD no Brasil e busca ampliar o conhecimento do cinema dinamarquês apresentando diversas gerações de cineastas e temas que vão de questões sociais /políticas da atualidade a filmes de arte, diversidade de gênero, arquitetura e urbanismo.

Além dos filmes, no dia 17 de janeiro, a curadora Tatiana Groff apresenta o painel Dinamarca em Foco, que aborda arte, cultura e urbanismo dentro de uma perspectiva internacionalista de equidade e diversidade no audiovisual dinamarquês.



PROGRAMAÇÃO


09/01 – Quarta-Feira

15h00 Mola Mola
17h00 Design para a Vida
19h15 Campo Minado


10/01 – Quinta-Feira

15h00 Boas Coisas Nos Aguardam
17h00 Olafur Eliasson Espaço é Processo
19h15 O Idealista


11/01 – Sexta-Feira

15h00 A Dinastia Circense
17h00 O Show da Guerra
19h15 O Conquistador


12/01 – Sábado

14h Mini e Mozzies
16h Boas Coisas Nos Aguardam
18h O Idealista


13/01 – Domingo

14h Trans.Gênerx
16h O Conquistador
18h Campo Minado


14/01 – Segunda-Feira

15h00 A Escala Humana
17h00 Afinal das Contas
19h15 AI WEI WEI e o Caso Fake


16/01 – Quarta-Feira

15h00 Um Homem em Derrocada
17h00 O Show da Guerra
19h15 BIG Time


17/01 – Quinta-Feira

15h00 Boas Coisas Nos Aguardam
17h00 A Escala Humana
19h15 Painel: Dinamarca em Foco: Arte, Cultura, Urbanismo, Equidade e Diversidade


18/01 – Sexta-Feira

15h00 Mola Mola
17h00 Trans.Gênerx
19h15 Afinal das Contas


19/01 – Sábado

13h30 Mini e Mozzies
15h15 Olafur Eliasson Espaço é Processo
17h00 BIG Time


20/01 – Domingo

14h Design para a Vida
16h Um Homem em Derrocada
18h O Conquistador


21/01 – Segunda-Feira

15h00 A Dinastia Circense
17h00 AI WEI WEI e o Caso Fake
19h15 O Idealista



SINOPSES


O CONQUISTADOR
Título original Charmøren (Ficção)
País Dinamarca | Ano 2017 | Duração 100 min
Direção Milad Alami | Roteiro Ingeborg Topsøe, Milad Alami
Classificação: 14+
Drama psicológico sobre Esmail, um jovem iraniano que procura desesperadamente uma mulher para se casar e assegurar sua permanência na Dinamarca. Com um prazo apertado antes da iminente deportação, ele se apaixona e tem de lidar com seu passado. Um retrato pungente da questão da diversidade cultural e da emigração na Europa. Longa-metragem de estreia do diretor Milad Alami. Vencedor do prêmio New Voices/New Visions do Festival Internacional de Palm Springs, do prêmio Silver Hugo do Festival Internacional de Cinema de Chicago


AI WEI WEI E A FAKE NEWS
Título original Ai Wei Wei The Fake News (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2013 | Duração 87 min.
Direção Andreas Johnsen
Classificação: Livre
O artista e ativista social chinês de relevância mundial Ai Weiwei, condenado a prisão domiciliar, lida com as restrições impostas pelo seu governo. E a fake news, no caso, possível manobra que a China implica aos seus cidadãos personas non gratas.


DINASTIA CIRCENSE
Título original The Circus Dynasty (documentário)
País Dinamarca | Ano 2014
Direção Anders Riis-Hansen | Roteiro Anders Riis-Hansen
Duração 93 min
Classificação: Livre
Benny Berdino, dono de um dos maiores circos da Europa, tem um sonho. Para garantir que sua dinastia continue, ele espera que seu neto, Patrick, e a premiada artista de circo Merrylu, que é de outra família circense muito reconhecida, se casem um dia. Conta com sua aparência sedutora e habilidades circenses fora do comum, seriam a combinação perfeita. Tudo parece estar indo de acordo com o plano, Patrick e Merrylu se mudaram para sua própria caravana. Mas seu sonho está ameaçado, porque misturar amor e negócios é difícil.


UM HOMEM EM DERROCADA
Título original Mand Falder (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2015
Direção Anne Regitze Wivel | Roteiro Anne Regitze Wivel
Duração 100 min
Classificação: Livre
Após um trágico acidente, o reconhecido artista plástico Per Kirkeby perde a capacidade de ver cores. A perda da visão colorida o impede de trabalhar com arte, deixando – o sem capacidade em desenvolver suas obras, reconhecidamente coloridas. Isso abala completamente o universo de Per Kirkeby. O filme trata de uma profunda melancolia, mesmo assim é de uma beleza surpreendente. A história de um homem lutando para superar seus obstáculos e voltar para a sua vida e mais especialmente, voltar ao seu trabalho.


DESIGN PARA A VIDA
Título original Møbler til tiden (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 58 min.
Direção Casper Høyberg | Roteiro Casper Høyberg
Classificação: Livre
Os móveis de Børge Mogensen não são apenas móveis. É a mobília como uma forma de arte com detalhes refinados e atemporais que proporcionaram à Mogensen um público internacional de dedicados admiradores e colecionadores. A história do homem por trás dos clássicos do design é a história do designer, do artesão e da pessoa privada - e de um país que, nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial, viu uma recuperação econômica sem precedentes refletida em sua cultura e estilo de vida. Os tempos mudam, mas Børge Mogensen permanece como um dos nomes que garantiu a reputação da estética escandinava e continua a inspirar.


O SHOW DA GUERRA
Título original Venner i Krig (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2016 | Duração 102 min
Direção e Roteiro Obaidah Zytoon, Andreas Dalsgaard
Classificação: 12+
Em março de 2011, o apresentador de rádio Obaidah Zytoon e seu círculo de amigos participaram dos protestos de rua contra o presidente Bashar al-Assad, quando a Primavera Árabe chega à Síria. Sabendo que seu país seria mudado para sempre, esse grupo de artistas e ativistas começa a filmar suas vidas e os eventos ao seu redor. Mas, à medida que a resposta violenta do regime leva o país a uma sangrenta guerra civil, suas esperanças de um futuro melhor serão testadas.


CAMPO MINADO
Título original UNDER SANDET (Ficção)
País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 100 min
Direção e Roteiro Martin Zandvliet
Classificação: 12+
Em maio de 1945, dias depois da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, um grupo de prisioneiros alemães é levado à Dinamarca e forçado a desarmar dezenas de milhares de minas terrestres colocadas na costa do país pelas forças alemãs. No comando do grupo está o sargento dinamarquês Carl Leopold Rasmussen, que, como muitos compatriotas, guarda rancor dos alemães após cinco anos de invasão. Ele desconta sua raiva nos prisioneiros até que um trágico acidente o faz mudar seu ponto de vista, mesmo que talvez seja tarde demais.


BOAS COISAS NOS AGUARDAM
Título original SÅ MEGET GODT I VENTE (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2014 | Duração 100 min
Direção e Roteiro Phie Ambo
Classificação: Livre
Niels é um dos últimos fazendeiros idealistas da Dinamarca. Ele é responsável por produtos elogiados pelos consumidores, premiados por um dos melhores restaurantes do mundo - o Noma, em Copenhague - e criados em harmonia com o universo. Mas o modo como Neils trabalha não é muito popular entre as autoridades. Elas estão ameaçando tirar sua licença para criar gado, os prédios estão se deteriorando, e sem nenhum sucessor para assumir seu lugar.


TRANS.GÊNERX
Título original Nobody Passes Perfectly (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2009 | Duração 43 min
Direção e Roteiro Saskisa Bisp
Classificação: 12+
Tomka está bem no meio de um processo de mudança de gênero. Vive um relacionamento amoroso com sua namorada Lotte. Juntas, elas tentam imaginar o que a transição significará para o relacionamento delas. E acontece uma reviravolta, quando conhecem Erik, que já foi uma mulher heterossexual, e que finalmente decidiu viver sua vida como homem.


O IDEALISTA
Título original IDEALISTEN (Ficção)
País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 114 min
Direção Christina Rosendahl Roteiro Christina Rosendahl, Birgitte Staermose, Simon Pasternak, Lars K. Andersen
Classificação: Livre
21 de janeiro de 1968. Um bombardeio americano carregando ogivas nucleares cai em um gelo polar próximo à base aérea dos EUA em Thule, Groenlândia, território controlado pela Dinamarca. Alguns dias depois, governos responsáveis classificam a queda como acidente nuclear, mas afirmam que a situação está sob controle. Centenas de trabalhadores de Thule ajudam na operação de limpeza, e em oito meses não há mais sinal da aeronave que caiu ou de neve contaminada por plutônio. Dezoito anos depois, o jornalista Poul Brink encontra evidências suspeitas relacionadas ao acidente.


BIG TIME
Título original Big Time (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2017 | Duração 90 min
Direção e Roteiro Kaspar Astrup Schröder
Classificação: Livre
De acordo com o The Wall Street Journal, “Bjarke Ingels, conhecido como BIG",rapidamente se tornou uma das maiores estrelas do mundo do design", e seu nome apareceu recentemente entre as 100 pessoas mais influentes no TIME. O filme é uma visão íntima da vida e da mente inovadora de um gênio da arquitetura e o documentário seguiu o arquiteto por seis anos, enquanto se esforça para completar seus maiores projetos, o arranha-céu de Nova York W57 e o World Trade Center 2.


AFINAL DAS CONTAS
Título original Lang Historie Kort (Ficção)
País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 90. min
Direção May el-Toukhy
Roteiro May el-Toukhy, Maren Louise Käehne
Classificação: Livre
O filme conta a história de Ellen e seus amigos, todos com cerca de 40 anos, às voltas com os sabores e dissabores do amor e da redenção romântica. Ao longo de três anos, a vida desse grupo de amigos é contada em oito episódios, cada um uma celebração: Ano-Novo, aniversário, casamento etc. Esses capítulos apresentam pessoas lutando com a ideia de um relacionamento perfeito e reavaliam sua posição sobre o amor verdadeiro. Vencedor do prêmio de melhor roteiro do Bodil Awards e de melhor atriz para Trine Dyrholm no Festival de Berlin e no Robert Festival.


OLAFUR ELIASSON ESPAÇO É PROCESSO
Título original Olafur Eliasson: Space is process (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2009 | Duração 76 min.
Direção e Roteiro Jacob Jørgensen / Henrik Lundøe
Classificação: Livre
O que é que torna um espaço produtivo? O que torna um desafio? Olafur Eliasson: Espaço é processo, retrata um dos maiores e mais influentes artistas do nosso tempo. O filme acompanha o acadêmico que fala em velocidade e o artista tímido de 2004 a 2009, tentando entender as implicações de Olafur e sua missão: criar instalações que mudem o espaço ao nosso redor e, assim, a nossa mentalidade.


A ESCALA HUMANA
Título original The Human Scale (Documentário)
País Dinamarca | Ano 2015 | Duração 86. Min
Direção e Roteiro Andreas Møl Dalsgaard
Classificação: Livre
Jan Gehl, arquiteto e professor dinamarquês, estudou o comportamento humano nas cidades durante 40 anos. Documentou como as cidades modernas repelem a interação humana e ele garante que podemos construir cidades de uma maneira que as necessidades humanas de inclusão e intimidade sejam levadas em conta. A vida nas grandes cidades é atrativa e problemática ao mesmo tempo.


MOLA MOLA
Título original Klumpfisk (Ficção)
País Dinamarca | Ano 2014 | Duração 100 min
Direção e Roteiro Søren Balle
Classificação: Livre
O pescador Kesse passou por um duro divórcio. Conhece Gerd, uma atraente bióloga marinha dos mares dinamarqueses. Os mundos são completamente diferentes. Lidam com as novas políticas de pesca e da recessão financeira global, os pequenos negócios de pesca estão sucumbindo lentamente à pressão de competir com as grandes empresas de pesca. O que resulta?


MINI e MOZZIES
Título original Cykelmyggen og Minibillen (Infantil – Animação)
País Dinamarca | Ano 2014 | Duração 76 min.
Direção e Roteiro Jannik Hastrtup, Flemming Quist Møller
Classificação: 14+
O besouro Mini aparece em um circo de pulgas junto com Egon e Dagmar. Miranda, uma pulga do sexo feminino, intimida MIni e engana ele, atrapalhando-o na dança com Dagmar que acaba caindo e machucando o pé. Envergonhado, Mini foge e encontra um besouro selvagem que lidera uma gangue de ladrões.



SERVIÇO


Mostra CineKlap - Dinamarca em Foco
de 9 a 21 de janeiro de 2019


Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro (próximo ao metrô São Bento e Sé)
Entrada franca mediante retirada de ingressos a partir de uma hora antes da sessão