Composta por 23 filmes, entre longas e curtas, o Festival Férias Brasileiras leva uma retrospectiva do cinema infantil brasileiro aos lares do País, para que crianças e adultos possam ver, rever ou conhecer a cinematografia brasileira dedicada aos pequenos. Grandes sucessos de público e obras mais conceituais, de grande relevância cultural, somam os títulos selecionados pela curadora do evento, Patrícia Durães.

Os títulos serão exibidos gratuitamente, de 25 de fevereiro a 25 de março.

Alguns longas terão datas para visualização, como é o caso de:


O menino maluquinho - O filme - de 25/2 a 11/3

O menino maluquinho 2 - A aventura - de 11 a 25/3

Tainá - uma aventura na Amazônia dias 27 e 28/2 e 6 e 7/3

Tainá 2 - A aventura continua dias 6, 7, 13 e 14/3

Tainá - A origemdias 13, 14, 20 e 21/3

Laços, turma da Mônica - dias 5, 6, 7 e 8/3

Detetives do prédio azul, o filme - dias 25, 26, 27 e 28/2

Detetives do prédio azul 2 - O mistério italiano - dias 1, 2, 3 e 4/3 

 

O objetivo principal do Festival Férias Brasileiras é mostrar para crianças, pais e também educadores, que existe no passado cinematográfico nacional um rico conteúdo de histórias para a infância contadas em filmes, possibilitando o estímulo da imaginação nos jovens espectadores.

O festival também terá encontros online com contadoras de histórias como Stela Barbieri, Andi Rubinstein e Urga Maira Cardoso, que serão apresentados aos sábados (dia 27 de fevereiro e 6, 13 e 20 de março), sempre as 17h, mostrando um repertório de histórias brasileiras para o público vivenciar a forma mais antiga de se contar e ouvir histórias. Através da narrativa oral, as pessoas costumavam se reunir para transmitir, de geração a geração, as histórias, conhecimentos, crenças, costumes e tradições.

Dedicado às crianças, mas também aos pais, professores, educadores e a todos que gostarem de boas histórias e muita diversão, o Festival Férias Brasileiras espera trazer momentos de interação entre as famílias e proporcionar experiências cada vez mais significativas para esse público ainda em formação.

Sobre Patricia Durães

Desenvolve há mais de 30 anos projetos e cursos com cinema e educação para a formação de novas plateias. Diretora do Grupo Espaço de Cinema (Cinemas Itaú, Circuito Cinearte e Cinespaço), e criadora dos Projetos Escola no Cinema e Clube do Professor, Patrícia foi colaboradora das 14 edições do Festival da Juventude da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Assina, com Fernanda Heinz Figueiredo, a criação e a curadoria da ‘Ciranda de Filmes’. Na distribuidora Espaço Filmes, é responsável pelo lançamento de filmes infantis no Brasil, como o sueco “Línea no Jardim de Monet” e os franceses “Kiriku e A Feiticeira” e “Príncipes e Princesas”, de Michel Ocelot. Em 2014, lançou nos cinemas o clássico americano “O Pequeno Fugitivo”, longa de 1953 até então inédito no Brasil.


Filmes: feriasbrasileiras.com/filmes

Narração de histórias: feriasbrasileiras.com/narracao

Programação completa: feriasbrasileiras.com/programacao