Heist movies é um subgênero famoso dentro do cinema de ação por contar a trajetória de um criminoso. E, inspirado na obra dos Irmãos Safdie, um cinema aeróbico, tenso, de suor e correria, o Centro Cultural São Paulo apresenta a mostra Contra o tempo, com uma seleção de filmes de estrutura comprimida, que usam a alavanca da ampulheta para medir o tempo como elemento de tensão. São filmes de perseguição de carros, assalto a bancos e contrabando, sempre mostrando desde o planejamento até as consequências do crime. No dia 10/2, às 17h15, haverá um debate com o crítico Filipe Furtado, redator da revista Cinética, com entrada franca – os ingressos devem ser retirados na bilheteria, uma hora antes do início do evento.

PROGRAMAÇÃO


dia 1º/2 – quinta
15h30 Sexy Beast
17h30 Caçadores de emoção
20h Bom comportamento

dia 2/2 – sexta
15h30 O plano perfeito
18h Headhunters
20h Logan Lucky – roubo em família

dia 3/2 – sábado
15h Corrida contra o destino
16h45 Viver e morrer em Los Angeles
19h Fogo contra fogo

dia 4/2 – domingo
15h Colateral
17h30 Em ritmo de fuga
19h45 Drive

dia 6/2 – terça
16h Fogo contra fogo
19h10 Caçadores de emoção

dia 7/2 – quarta
17h30 Colateral
20h Logan Lucky – roubo em família

dia 8/2 – quinta
16h Headhunters
18h Corrida contra o destino
20h Sexy Beast

dia 9/2 – sexta
15h30 Drive
17h30 O plano perfeito
20h Em ritmo de fuga

dia 10/2 – sábado
15h Viver e morrer em Los Angeles
17h15 Debate com o crítico Filipe Furtado, redator da revista Cinética
19h30 Bom comportamento

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS


Bom comportamento
(Good Times, EUA, 2017, 95min, DCP)
direção: Ben Safdie e Joshua Safdie – elenco: Robert Pattinson, Ben Safdie, Jennifer Jason Leigh
O plano de Constantine Nikas era assaltar um banco e conseguir uma boa quantia em dinheiro, mas nada sai como o planejado e seu irmão mais novo acaba sendo preso. Decidido a resgatá-lo, Constantine embarca em uma perigosa corrida contra o tempo e acaba se tornando alvo da polícia.

Caçadores de emoção
(Point Break, EUA, 1991, 122min, digital full HD)
direção: Kathryn Bigelow – elenco: Patrick Swayze, Keanu Reeves, Gary Busey
Em uma cidade costeira da Califórnia, uma gangue de ladrões que se autodenomina “Os Ex-Presidentes” comete assaltos usando máscaras de Reagan, Carter, Nixon e Johnson. O FBI acredita que os membros da quadrilha possam ser surfistas e manda para lá um jovem agente disfarçado, que tem como missão se infiltrar entre os esportistas e obter informações. Com o auxílio de outro detetive, ele chega a uma comunidade de surfistas e os dois se infiltram. Lá conhece um homem místico e muito inteligente, que começa a mostrar uma maneira diferente de ver o mundo.

Colateral
(Collateral, EUA, 2004, 120min, digital full HD)
direção: Michael Mann – elenco: Tom Cruise, Jamie Foxx, Jada Pinkett Smith
Max trabalha como motorista de táxi há 12 anos. Em uma noite aparentemente tranquila, um passageiro entra em seu táxi. O cliente é um assassino de aluguel, que está na cidade para completar o plano de um cartel do narcotráfico e está prestes a ser condenado por um júri federal. Obrigado a seguir as ordens do bandido, Max ainda precisa lidar com a possibilidade de ser morto a qualquer momento.

Corrida contra o destino
(Vanishing Point, EUA, 1997, 92min, digital full HD)
direção: Charles Robert Carner – elenco: Viggo Mortensen, Christine Elise, Steve Railsback
Um ex-piloto está levando um carro para Salt Lake City. Ao descobrir que sua mulher, que está grávida, teve problemas, ele acelera de volta para casa e é detido pela patrulha rodoviária. Tratado como se fosse um serial killer e vendo que a situação não se resolverá logo, ele foge dos patrulheiros. Isso provoca uma caçada policial através de vários Estados, fazendo o FBI participar das buscas para capturá-lo.

Drive
(EUA, 2011, 100 min, DCP)
direção: Nicolas Winding Refn – elenco: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston
Um habilidoso motorista, que é dublê em cenas de perseguição em filmes de Hollywood, também usa seu talento no volante para ser piloto de fuga em assaltos. Seu estilo de vida solitário e misterioso começa a mudar no momento em que se apaixona por uma mulher cujo marido está prestes a sair da prisão.

Em ritmo de fuga
(Baby Driver, EUA, 2017, 113 min, DCP)
direção: Edgar Wright – elenco: Ansel Elgort, Lily James, Jamie Foxx
O jovem Baby tem uma mania curiosa: precisa ouvir músicas o tempo todo para silenciar um zumbido que o perturba desde um acidente na infância. Excelente motorista, ele é o piloto de fuga oficial dos assaltos de Doc, mas não vê a hora de deixar o cargo, principalmente depois que se apaixona pela garçonete Debora.

Fogo contra fogo
(Heat, EUA, 1996, 170min, digital full HD)
direção: Michael Mann – elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer
Depois que houve um assalto de títulos ao portador e três policiais foram mortos, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas e de estar passando por problemas pessoais, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando.

Headhunters
(Hodejegerne, Noruega, 2011, 101min, digital full HD)
direção: Morten Tyldum – elenco: Aksel Hennie, Synnøve Macody Lund, Nikolaj Coster-Waldau
Roger, o melhor headhunter da Noruega, financia seu luxuoso estilo de vida roubando obras de arte de seus clientes. Sua esposa lhe apresenta Clas Greve, que parece a vítima perfeita para Roger. Entretanto, as coisas não saem de acordo com o esperado e ele descobre algo que pode fazer seu estilo de vida desabar.

Logan Lucky – roubo em família
(Logan Lucky, EUA, 2017, 118min, DCP)
direção: Steven Soderbergh – elenco: Channing Tatum, Adam Driver, Daniel Craig
Após ser demitido, Jimmy Logan procura seu irmão, Clyde, e propõe que ele lhe ajude em um assalto. Eles elaboram um plano para libertar da prisão um especialista em explosivos que pode ajudá-los no roubo.

O plano perfeito
(Inside Man, EUA, 2006, 130min, digital full HD)
direção: Spike Lee – elenco: Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster
Assaltantes invadem um banco em Nova York e fazem reféns. A polícia chega ao local esperando resolver a situação rapidamente, mas os detetives Frazier e Mitchell se surpreendem com a inteligência e a frieza do chefe dos bandidos. Quando a capacidade de Frazier começa a ser questionada, surge Madeline White, uma jogadora de pôquer que solicita um encontro a sós com o líder da quadrilha.

Sexy Beast
(2000, Reino Unido, 89 min, digital full HD)
direção: Jonathan Glazer – elenco: Ray Winstone, Ben Kingsley, Ian McShane
Gail é um gângster que resolveu se aposentar e partir em férias com sua esposa e alguns amigos para a Espanha. É lá que Gail encontra Don Logan, um homem que insiste que ele participe de um grande assalto em Londres.

Viver e morrer em Los Angeles
(To Live and Die in L.A., EUA, 1985, 116 min, Digital Full HD, )
direção: William Friedkin – elenco: William L. Petersen, Willem Dafoe, John Pankow
Um agente do serviço secreto quer vingança pela morte de seu parceiro. Para encontrar o assassino, um falsificador, ele usa artifícios ilegais. Chantageia uma mulher, não obedece seus superiores e dirige perigosamente. Ele quer vingança, custe o que custar.

SERVIÇO


Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000
tel 3397 4002
Sala Lima Barreto (99 lugares)
R$2,00 - a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia